A Regra dos 21 dias, também conhecida como "Técnica dos 21 dias", é uma crença de que leva aproximadamente 21 dias para criar ou quebrar um hábito.
A ideia por trás dessa regra é que, ao realizar uma determinada ação de forma consistente por esse período de tempo, ela se tornará automática e incorporada à rotina.
Quantas vezes você já tentou fazer dieta, praticar exercícios físicos ou até mesmo dedicar um tempo do dia para leitura e não conseguiu? Com certeza, se você já passou por isso, você precisa conhecer a técnica de construção de hábitos em 21 dias.
Essa metodologia surgiu de acordo com estudos do cirurgião plástico americano Maxwell Maltz. Na década de 60, o médico notou que seus pacientes levavam em média um período de 21 dias para começar a notar os efeitos das cirurgias.
No entanto, o campo de avaliação se estendeu para outras circunstâncias e áreas da vida. Com isso, foi possível notar os benefícios para instituir novos hábitos e até mesmo eliminar hábitos nesse período. Afinal, 21 dias é o tempo que o cérebro precisa para absorver e entender mudanças como hábitos.
Quer conhecer mais sobre a construção de hábitos em 21 dias? Confira:
Por definição, hábito é um conjunto de comportamentos rotineiros. Ou seja, ações que uma pessoa executa de maneira regular.
Por exemplo, escovar os dentes ao acordar e trancar a porta ao sair de casa.
No entanto, esse é um critério muito particular e cada indivíduo desenvolve de maneira específica quais serão essas atividades do seu dia a dia, sendo elas boas ou ruins.
Porém, vale ressaltar que nem sempre isso acontece de maneira consciente. Por isso, muitas pessoas compartilham da vontade de mudar os seus hábitos.
Diante dessa situação, alguns estudos foram criados. Um dos principais se chama técnica dos 21 dias.
Descubra abaixo como essa metodologia funciona e também o que você precisa fazer para aplicá-la no seu dia a dia.
Como você já pôde entender, 21 dias é o tempo em que especialistas começaram a notar melhorias e implementações de novas rotinas em diversos contextos. Apesar do cirurgião Maxwell Maltz ter sido pioneiro no assunto, ele não foi o único a constatar evidências disso.
Após o período de 21 dias, o cérebro começa a interpretar as mudanças como algo corriqueiro e incorporado à rotina. Não sendo mais tão difícil de executar como nos primeiros momentos.
Sendo assim, a teoria dos 21 dias se embasa em desenvolver de maneira consciente algo durante esse período para que o hábito seja instituído e o comportamento passe a ser parte da rotina.
Por isso, você pode se desafiar em várias situações de acordo com o seu objetivo, por exemplo:
Se você quer alcançar a alta performance, manter um elevado nível de qualidade de vida e até mesmo melhorar a saúde, é hora de colocar a técnica dos 21 dias em prática.
Para ter mais assertividade nesse processo, algumas dicas são essenciais. Como por exemplo:
Independente do hábito que você queira colocar na sua rotina, essas dicas podem fazer toda a diferença para manter a resiliência do uso da técnica dos 21 dias.
Os hábitos fazem parte do dia a dia de todas as pessoas. Independente se eles são bons ou ruins. Por isso,é muito importante que sejam criadas rotinas que potencializam a qualidade de vida, melhoram a saúde mental e ajudam no alcance de objetivos.
Pensando nisso, como abordado no livro "O Poder do Hábito", é fundamental que aquilo que você executa "ligado no piloto automático" seja pensado e alterado caso seja necessário.
Temos como exemplo o mau da desorganização. Uma pessoa sempre ao chegar em casa deixa casacos e sapatos jogados pela sala. Para facilitar essa mudança, ela pode colocar um cabide e uma sapateira na entrada em casa. Dessa forma, facilita a limpeza e o ambiente organizado.
Por isso, criar hábitos bons é importantíssimo. Afinal, eles podem contribuir em detalhes como o exemplo, e até mesmo em saúde, bem-estar, qualidade de vida e alcance de sonhos.
Por falar nas metas e objetivos pessoais, entenda quais são os hábitos de pessoas bem sucedidas para que você comece a desenvolvê-los com a técnica dos 21 dias.
Como você já sabe, os hábitos de cada pessoa são diferentes e únicos. No entanto, alguns deles as pessoas bem sucedidas compartilham e as ajudam a alcançar o sucesso em suas vidas profissionais e pessoais.
Para que você também potencialize a realização dos seus sonhos, é hora de descobrir quais hábitos você pode começar a desenvolver hoje mesmo com a técnica dos 21 dias.
Nada mais comum que pessoas que desistem facilmente de algo. Afinal, em qualquer desafio ou barreira já encontram desculpas para não continuar.
Por isso, a persistência é um dos hábitos de pessoas bem sucedidas. Elas normalmente não mudam seus planos e objetivos e para alcançá-los encontra diferentes maneiras de solucionar problemas, sem desistir do que querem.
A positividade e a gratidão também são hábitos das pessoas bem sucedidas. Mesmo sem a intenção é comum que elas enxerguem as situações pelo seus lados bons, mesmo que elas tenham sido desafiadoras e até mesmo falhas.
Nesses momentos, as pessoas de sucesso encontram formas de evoluir e se desenvolver.
O sucesso também está ligado a qualidade de vida e a saúde mental. Por isso, sempre nos hábitos de pessoas bem sucedidas é possível encontrar hobbies e atividades que lhes trazem prazer.
Esses momentos normalmente não são deixados de lado, sendo muitas vezes considerado um refúgio.
A saúde física também é um ponto em comum das pessoas bem sucedidas. Afinal, estar em condições de entregar-se a algo é fundamental para alcançar objetivos e metas.
Nesse sentido, os exercícios físicos se tornam um dos pilares da vida. Pode ser esportes, práticas de yoga ou até mesmo musculação.
Como você já pôde perceber, as pessoas bem sucedidas compartilham hábitos que englobam diferentes aspectos da vida. Mas para que o equilíbrio seja alcançado, é necessário que elas canalizem a energia do seu dia a dia para aquilo que podem controlar.
Por exemplo, não é possível escolher se o dia tem chuva ou sol. Ao invés de ficarem irritadas com o sapato molhado ou com o calor, criam formas de não molhar os pés, como o uso de botas, e se refrescarem, como uma água gelada.
Nesse sentido, o hábito está sempre na busca pela solução e no que o próprio indivíduo pode fazer para melhorar uma situação desagradável.
Otimize sua gestão financeira com o Kit de Planilhas da Voitto! Tenha em suas mãos ferramentas poderosas para controlar suas finanças de forma eficiente e estratégica.
Com o Kit de Planilhas de Gestão Financeira, você terá acesso a modelos prontos e personalizáveis para o planejamento financeiro, controle de despesas, análise de fluxo de caixa e muito mais.
Não deixe suas finanças ao acaso. Organize-se, tome decisões inteligentes e impulsione o sucesso financeiro do seu negócio ou vida pessoal! Clique no banner abaixo e faça o download gratuitamente!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!