Ter um negócio lucrativo leva tempo e não é tão simples de ser conquistado, como se pensa atualmente. Mesmo na era da tecnologia, o dia a dia de uma empresa requer algumas ações específicas de melhoria de suas formas de trabalho.
Sendo assim, melhorar processos é uma vantagem competitiva, a qual pode colocar você e o seu empreendimento à frente do seu mercado e como consequência, fazer com que se obtenha uma maior lucratividade.
Portanto, neste artigo, eu irei discorrer justamente a respeito dessa relação entre a melhoria de processos e a lucratividade.
Mas para facilitar a sua leitura, eu separei ele em alguns tópicos, como você verá a seguir:
A melhoria de processos pode ser definida como um conjunto de ações que visam impactar algum indicador de desempenho de uma organização para melhor.
Ou seja, transformar ou aperfeiçoar os processos, de tal maneira que o seu desempenho traga bons retornos financeiros e torna uma empresa melhor.
Esse conjunto de ações, longe de ser uma tarefa simples, exige o uso de ferramentas, métodos, recursos, plano de ação e tempo para ser implantado.
Porém, quando bem feito, os resultados são cada vez melhores.
Agora que já te mostrei o que é melhoria de processos, quero te ajudar a entender o impacto que ela causa na lucratividade.
A lucratividade de um negócio acontece quando o faturamento supera os custos fixos e variáveis de uma empresa.
Logo, o senso comum nos dirá que se houve lucro, é porque os processos foram eficazes.
Contudo, nem todo lucro é satisfatório ou nem todo lucro valida se um processo é realmente eficaz, na realidade.
Pois sempre há problemas a se resolver em produtos e serviços, de forma a maximizar ou aumentar a lucratividade.
Taiichi Ohno, considerado o criador do Sistema Toyota de Produção, de onde nasceu o Lean Manufacturing, disse certa vez: "não ter problemas é o maior problema de todos."
Sendo assim, ignorar a melhoria de processos pode ser um erro fatal, pois ela está diretamente ligada a geração de valor para o cliente.
Pois é essa melhoria contínua (Kaizen), que faz com que a empresa se torne sustentável financeiramente no longo prazo.
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Posso dizer, sem medo de errar, que a melhoria de processos tem duas formas de impacto:
Por exemplo, a empresa decidiu reduzir o consumo de matéria prima de determinado produto em 20%, no período de um ano. E com a melhoria, eles conseguiram fazer isso.
Por exemplo, como a empresa conseguiu reduzir em 20% o consumo da matéria prima, ela também reduziu o número de pessoas, alguns custos logísticos e o tamanho do estoque.
Veja que se um indicador melhora, outros tendem a melhorar como consequência.
Existem diversas formas de fazer isso, porém neste artigo, eu irei abordar algumas, que acredito serem importantes atualmente:
Irei explicar cada um deles separadamente, para que você possa ser capaz de aplicar o que mais se encaixa com a realidade do seu negócio.
Toda empresa possui uma cultura, que é o conjunto de todas as características que definem sua identidade, como missão, visão, valores, filosofia, etc.
Investir em transformação de cultura talvez seja o passo mais importante, para a implantação de melhoria de processos, já que ele precisa vir do staff estratégico (a liderança).
Pois, empresas que possuem uma cultura mal formada, que não se transforma, que não se atualiza e que não se adapta às mudanças, tendem a ter sua produtividade afetada de forma negativa.
Muitos empresários subestimam o poder que as ferramentas tecnológicas podem exercer sobre os seus processos de negócios.
E ainda por cima, permanecem fechados em sua mentalidade quanto ao uso dessas ferramentas, preferindo trabalhos manuais, demorados e custosos.
Existem diversas tendências de inovação em nossos dias, como: Low Code BPM, RPA Robotic Process Automation, Realidade Aumentada e a tão polêmica Inteligência Artificial.
Contudo, ainda existem outros sistemas que são pouco aproveitados no cenário brasileiro, o que atrasa a oferta de produtos e serviços de alto valor agregado.
Desses sistemas podemos citar alguns que já são utilizados em larga escala por corporações de sucesso, como: Sistemas MRP e o Asana.
Fazer o uso de tais ferramentas acelera processos, aumenta a produtividade, reduz custos operacionais e potencializa a lucratividade.
O diagnóstico técnico e minucioso em produtos e serviços é um fator fundamental para a melhoria de processos, pois é através dele que pode ser feito o mapeamento dos pontos de falha e dos chamados “gargalos” de produção.
Os tais “gargalos” se tornam “uma pedra no sapato” do empreendedor, pois muitas vezes não são nítidos nos processos e necessitam ser analisados detalhadamente.
Para isso, é necessário que a empresa e o time dominem ferramentas da qualidade, métodos de gestão, instrumentos de medição e análise crítica.
Sendo também necessário a formação de habilidades de resolução de problemas nas pessoas envolvidas e um ambiente aberto para inovação.
Sakichi Toyoda, fundador da Toyota Motor Company, foi um dos pioneiros da automatização de processos, trazendo para o mercado o seu conceito de autonomação em máquinas e processos.
O conceito vem da palavra Jidoka e significa basicamente máquina com inteligência humana, a qual é capaz de parar quando um defeito for detectado no produto ou serviço.
A baixa lucratividade tem relação profunda com a falta dessa autonomação, pelo fato de que defeitos não identificados se acumulam com tempo.
Até que chegue um momento em que se torna inviável para o negócio o seu mapeamento e sua eliminação, o que afeta diretamente o consumidor.
Nesse sentido, a automação de processos quando implantada, faz com que a empresa possua o diferencial de produzir sempre o mesmo padrão de qualidade, para todos os clientes.
Assim, passam a não existir mais disparidades que fazem com que alguns clientes sejam bem atendidos e outros não, resultando na fidelização e conquista de mercado.
Neste artigo, você pode entender o conceito de melhoria de processos, sua relação com a lucratividade e como ela pode ser feita no seu negócio.
Portanto, agora que você já tem este conhecimento, é o momento de começar a aplicar e se tornar mais competitivo no mercado.
Pois, melhorar processos precisa ser uma atitude constante.
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Técnico em Mecatrônica e estudante de Engenharia de Produção, com mais de 10 anos de experiência nas áreas Industrial, Metalúrgica e de Engenharia, atuando no desenvolvimento de produtos, projeto 3D, desenho técnico, melhoria de processos industriais e gestão da qualidade.
Já desenvolveu melhorias para a indústria, as quais tiveram como resultado a redução de custos e o aumento de lucratividade, na faixa dos milhões de reais por ano.
Atualmente presta serviços de projeto e consultoria, para diversas áreas.
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