A prevenção de acidentes é um tema que levanta muita discussão ao redor de todo o mundo, e aqui em nosso país não é diferente. O Brasil ocupa a 4° posição no ranking mundial de acidentes de trabalho. Em números, isso representa 1 acidente a cada 48 segundos de trabalho em todo país.
Sabemos que os acidentes sempre acontecem quando menos esperamos, porém, existem maneiras de evitá-los! A preocupação com a segurança comportamental dentro de uma empresa é uma das maneiras!
Quer saber como? Ao longo deste artigo você irá aprender:
A segurança comportamental é uma área de estudo da psicologia comportamental. Ela tem como principal objetivo a segurança dos colaboradores no ambiente de trabalho, utilizando técnicas de segurança e gestão. É uma ferramenta elaborada para que os membros de uma empresa possam gerenciar seu próprio desempenho.
Para que esse gerenciamento de desempenho seja possível, eles devem trabalhar fortemente com os indicadores que determinam quais os comportamentos podem oferecer riscos.
Uma vez tendo levantado esses dados, a empresa pode adotar estratégias de prevenção de acidentes, impedindo comportamentos que possam acarretar em riscos aos funcionários. Aumentando assim, sua eficiência e o desempenho individual dos membros, que terão mais suporte para executar suas tarefas sabendo que estarão protegidos.
Em outras palavras, esses comportamentos são aqueles que deixam o colaborador vulnerável à doenças e acidentes. A Segurança Comportamental atua propondo técnicas e planejamentos para a redução destas exposições.
A implementação de um sistema cooperativo de segurança é muito benéfico dentro de uma empresa. Basicamente, a segurança comportamental tem como principal objetivo o gerenciamento de desempenho que grupos de trabalho exercem sobre eles mesmos, ou seja, os próprios colaboradores assumem uma postura colaborativa quando o assunto é a proteção e prevenção de acidentes.
Entre os principais objetivos estão:
É de extrema importância para qualquer empresa saber como o consumidor enxerga a sua marca e quanto ele gosta do seu produto, já que uma boa visão por parte dos clientes é um dos fatores que determina o sucesso de uma organização.
Além disso, esse conhecimento permite que reclamações sejam atendidas de maneira mais fácil. Por isso, criamos para você a Planilha de Pesquisa de Satisfação, onde você poderá contabilizar e acompanhar a satisfação e a percepção dos consumidores sobre a sua marca.
Não perca tempo e faça o download desse material agora mesmo clicando no botão abaixo!
Prevenir riscos de acidentes é um tema abordado em todo mundo, desde a revolução industrial, com o surgimento da automatização das grandes fábricas, e novas metodologias de trabalho. Mas surgiu também a preocupação com os acidentes dentro das linhas de produção.
Muito mais do que a mera preocupação com a integridade física do colaborador, a segurança está ligada diretamente a eficiência daquele local de trabalho, pois acidentes geram paralisações da produção que, por sua vez, resulta em gargalos de produção, uma situação que não é nem um pouco vantajosa para a empresa.
Existem diversas maneiras de prevenir acidentes, muitas delas são reguladas pela constituição como direitos e deveres dos trabalhadores.
Abaixo, trouxemos uma lista com algumas dicas de como se prevenir de riscos em seu ambiente de trabalho.
O uso dos equipamentos de proteção individual (EPI) é importante não só para a proteção do trabalhador durante a prestação do serviço, mas também para possíveis riscos a longo prazo. Por exemplo, o protetor auricular protege o trabalhador de ter no futuro a perda parcial ou total da audição. O escudo ou a máscara para soldador protege o trabalhador de inalar a solda, o que pode ocasionar em asma, câncer de pulmão, infertilidade, infarto e vários outros riscos
O primeiro passo para se prevenir os riscos de acidentes é utilizar de maneira correta os equipamentos de proteção. Manter-se sempre de equipamentos básicos de segurança é um dos princípios básicos no combate e prevenção de acidentes.
Manter as áreas de circulação livres para passagem é nossa segunda dica. Evite aglomerações em ambientes onde haja grande fluxo de circulação de pessoas e materiais, pois, se ocorrer algum acidente, as saídas de emergência e os equipamentos de combate a incêndios devem ser de fácil acesso a todos. E o ambiente precisa estar livre para evacuações de emergência.
Não execute atividades fora da sua rotina habitual. Geralmente, antes que você exerça qualquer atividade no ambiente de trabalho, a empresa irá te disponibilizar um treinamento prévio e os equipamentos de segurança necessários para o cumprimento daquela tarefa. Independente da sua confiança e capacidade, evite realizar tarefas em que você não tenha sido devidamente instruído.
Tarefas novas, das quais você não tenha recebido um treinamento podem se tornar um fator perigoso dentro da sua rotina de trabalho, não só para você, mas para outros a sua volta. A inexperiência naquela nova função pode resultar em pequenos ou até mesmo grandes acidentes indesejáveis
Oriente os novos colaboradores quanto aos riscos físicos, químicos, biológicos, insalubres e etc. Nossa quarta dica é o cooperativismo: sua segurança é tão importante quanto a do seu colega de trabalho, zelar pelo próximo também é zelar por você. Passe adiante sua experiência sobre os processos da empresa, assim, você evitará que novos funcionários cometam erros e se machuquem. Ao fazer isso, você demonstra empatia pelo próximo e ainda o incentiva a ser um funcionário mais eficiente.
Por último, mas não menos importante, mantenha sempre a organização!
Um ambiente de trabalho bem organizado impulsiona sua equipe a sempre trabalhar para entregar o melhor, pois a organização acaba contribuindo para que o colaborador se distraia menos durante sua jornada de trabalho.
A organização não contribui apenas para elevar o rendimento da sua equipe, mas contribui também para a atenção, evitando assim acidentes e descuidos por parte dos membros.
“O seguro morreu de velho”, para quem não conhece essa famosa expressão entre as décadas de 50 e 60, ela quer dizer que com sabedoria, toma-se precauções para evitar o desagradável!
Não estamos falando apenas de situações desagradáveis ou pequenos riscos, há casos em que a falta de cuidado em relação à segurança leva até mesmo à morte do funcionário.
Acidentes são os principais motivos para afastamento de funcionários, essa situação implica negativamente em qualquer empresa, desde sua produção até o rendimento dos demais colaboradores que permaneceram trabalhando para "suprir" a demanda do colega afastado.
A prevenção é sempre a melhor solução, preparar-se para as adversidades faz parte da estratégia e do dever de um bom gestor.
Com o kit de Gestão de Qualidade, você receberá 3 ferramentas que vão te auxiliar com planejamento e melhoria contínua da sua empresa.
As planilhas são: Controle de Documentos, FMEA (Análise dos modos de Falha e Seus Efeitos), MASP (Método de Análise e Solução de Problemas).
E aí? Bora baixar essa planilha recheada de conteúdos ricos!
Engenheiro Mecânico formado pela UTFPR - Campus Cornélio Procópio, atuando como especialista em SEO. Professor voluntário no projeto de extensão "Olhinhos Brilhantes", lecionando ciências para crianças de 1º a 4º série. Voluntário no projeto de extensão voltado para eficiência energética "Ecodelta" focado na construção de um veículo funcional para a competição Shell Eco-Marathon. Atuou como Assessor de Marketing & Vendas e Gerente de Vendas na empresa Jr. SmartMec Jr. Formação Black Belt Lean Six Sigma e certificação em SCRUM pela SCRUM FOUNDATION PROFESSIONAL CERTIFICATE órgão emissor CertiProf. Pretende impactar a comunidade global desenvolvendo pessoas e projetos como forma crescimento pessoal.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!