1. Narcos
2. How To Get Away With Murder
3. La Casa de Papel
4. The Crown
5. House of Cards
6. Scandal
7. Billions
8. Vikings
9. Away
Gostou da nossa seleção?

Assista as nossas 9 indicações de séries para líderes na Netflix e aqueça seu espírito de liderança!

Nós sabemos que você ama assistir uma boa série. Então que tal aprender a liderar fazendo algo que você gosta? Veja nossas 9 indicações de séries para líderes na Netflix!

Walmor Machado
Por: Walmor Machado
Assista as nossas 9 indicações de séries para líderes na Netflix e aqueça seu espírito de liderança!

Se você abriu esse artigo sobre séries para líderes na Netflix, provavelmente, você quer se tornar um grande líder - ou já o é. Para te ajudar nessa jornada, separamos 9 séries para te inspirar com boas lições e ideias de liderança, e garantimos que, possivelmente, a última você ainda não assistiu. Então segue a leitura até o final!

Mas, antes, você sabia que um bom líder é construído a partir de várias experiências e aprendizados como também está em constante transformação. Estas características são desenvolvidas durante a vida de cada pessoa e demandam preparo e disposição.

Capacidade de inspirar, ser autêntico e corajoso, escutar aos demais, acreditar em si mesmo são algumas das características que constituem bons líderes.

Conhecemos várias pessoas que estão em posição de liderança, mas será que elas possuem características em comum?

Dois grandes estudiosos do tema, Barry Posner e James Kouzes, após muitas pesquisas e análises de líderes altamente eficazes, perceberam a existência de algumas práticas em comum para o sucesso desses gestores.

A conclusão da pesquisa foi que liderança não é um “estado” e, sim, uma “ação”. No estudo de líderes eficazes observou-se uma grande semelhança entre determinadas ações e foi feito um levantamento de “práticas exemplares de liderança”.

Ser líder está diretamente relacionado ao que se faz e não ao que se é, portanto, as práticas de liderança não são propriedades exclusivas de algumas pessoas.

Neste sentido, assistir a bons exemplos de liderança, pode ser inspirador. Então preparamos uma lista com boas recomendações de séries da Netflix falando das características marcantes dos protagonistas que vão ajudar no seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Sabemos também que aprender e se capacitar vão fazer com que você promova características que fará total diferença na sua carreira e na sua vida. Para isso preparamos um ebook com as 5 práticas exemplares de liderança que pode ser acessado clicando no botão abaixo!

Ebook 5 práticas exemplares de Liderança


Está curioso para saber quais são as indicações das séries? Então vamos lá!

1. Narcos

Narcos


A série é baseada em fatos reais da vida de Pablo Escobar (Wagner Moura), um dos maiores narcotraficantes do mundo. O que será que ele pode te ensinar sobre liderança?

Pablo é um visionário. Logo no início da série ele é apresentado ao produto e tem um insight de como poderia montar seu modelo de negócio.

Conforme a demanda cresceu, ele modificou e aumentou a produção de forma exponencial, deixando mais próxima dos distribuidores e usando diversas rotas de narcotráfico. Assim manteve sua posição de líder frente ao cartel.

E o principal fator de soberania de Pablo foram suas alianças. A partir dessa união, conseguiu dar origem ao Cartel de Medellín melhorando muito o faturamento para todos. Por isso, estude seus concorrentes, o mercadoe seus possíveis aliados.

2. How To Get Away With Murder

How to get away with murder


Nesta série o espectador conhece a advogada e professora Annalise Keating (Viola Davis), que é excelente como líder. A protagonista apesar da rigidez consegue extrair o máximo de sua equipe e ainda nos ensina mais lições.

O mais importante de Annalise Keating é o seu planejamento. Um líder planeja tudo nos mínimos detalhes, eles sabem delegar funções. Grande parte do seu sucesso só é alcançado porque a advogada traça estratégias e trabalha o melhor caminho para atingi-las.

Com um bom plano é mais fácil distribuir tarefas para a equipe além de envolvê-los acerca dos objetivos. Deste modo, todos sabem exatamente o que fazer para cumprir as metas.

Outro grande ensinamento desta série é sobre aprender com nossos erros. Grandes líderes em todo mundo falharam em alguns momentos e, mesmo assim, não deixaram de ser reconhecidos pelo seu trabalho.

Seus erros não a fizeram uma profissional pior, pelo contrário. Fizeram parte da sua carreira e ensinaram a não repeti-los. E essa dica vale para você também. Quando não der certo tire proveito e se torne uma pessoa melhor.

3. La Casa de Papel

La casa de papel


Antecipação, trabalho em equipe e planejamento são as palavras chave desta série. Extremamente minucioso, o “Professor” (Álvaro Morte), planejou durante anos, todos os detalhes de um grande golpe à Casa da Moeda da Espanha.

O “Professor” montou um grupo multidisciplinar com oito integrantes, com experiências, motivaçõese perfis distintos. Ele pôde extrair o melhor de cada um, pois sabia exatamente onde queria chegar. A partir disso, definiu seus papéis com clareza em prol do objetivo final: impressão de 2,4 bilhões de euros.

O diferencial que ele trouxe consigo, foi “inspirar uma visão compartilhada. Todos ali sabiam que ele estava lutando pelo coletivo e não somente pelo seus planos.

Um líder sabe que podem acontecer muitas situações não previstas. Conflitos internos, divergências de opinião, são comuns em grupos de trabalho. Saber lidar com essas circunstâncias e se adaptar são fundamentais para se obter resultados melhores.

Temos um PocketBook incrível do livro Aprenda Liderança com La Casa de Papel - Angela Miguel, não deixe de conferir.

4. The Crown

The Crown


Rainha da Inglaterra desde 1962, Elizabeth II assumiu um cargo de liderança com apenas 25 anos de idade e teve que lidar com muitas situações desde então.

Conflitos internacionais, recessões e crises políticas são alguns exemplos, mas mesmo assim, se manteve firme no trono. Então, com certeza, essa história pode oferecer lições valiosas sobre liderança.

Quando iniciou seu reinado, certamente, teve que lidar com muitas situações que não estava preparada. Pressões, responsabilidades e inseguranças. Mas, apesar disso, soube se adaptar durante todos estes anos e está no poder até hoje.

É impossível saber o que acontecerá nas nossas carreiras a longo prazo e a Rainha nos ensina a sempre estar prontos para as mudanças. Por isso, deixa mais uma lição.

Treine seus sucessores. Um líder deve ser capaz de capacitar e preparar outra pessoa. Passar conhecimento é reforçá-lo e você terá a garantia de que, pelo menos, abordou todos os pontos relevantes. Hoje em dia até os bisnetos da Rainha são treinados para assumir o trono algum dia.

5. House of Cards

House of cards


Uma das mais aclamadas séries da plataforma de streaming. Frank Underwood (Kevin Spacey) é um congressista com táticas de poder, que poderíamos dizer, que são obscuras. Mesmo assim, podemos aprender sobre liderança com ele.

A primeira coisa que ele deixa claro são as diferenças entre dinheiro e poder. Segundo Frank “dinheiro é a mansão no bairro errado, que começa a desmoronar após dez anos. Poder é o velho edifício de pedra, que se mantém de pé por séculos. Não respeito quem não sabe distinguir os dois”.

A série aborda esse assunto profundamente, inclusive os contrasta em diversos momento. Ser líder é ter poder mesmo sem ter dinheiro.

Se você deseja construir uma carreirasólida e se desenvolver profissionalmente, aprenda a diferenciar dinheiro e poder dentro do seu nicho e siga o caminho mais sólido.

6. Scandal

Scandal


Essa série conta a história de Olivia Pope (Kerry Washington), advogada e ex-funcionária da Casa Branca.

Olívia cria uma empresa focada em gerenciar crises, denominada por Olivia Pope & Associates, onde é líder de uma equipe apelidada por ela como, “Gladiadores de Terno”.

Através dessa empresa, Olívia juntamente com os seus associados tem o objetivo de proteger a imagem pública de grandes políticos americanos e garantir que seus segredos nunca venham à tona.

Com episódios de tirar o fôlego, Scandal é um sucesso de Shonda Rimes onde a protagonista se torna uma gestora de conflitos de sucesso.

7. Billions

Billions


Nosso personagem é Bobby Axelrod (Damian Lewis), um gestor de um bilionário fundo de investimentos. Já pegou que aqui vão lições de gestão e liderança, né?

Apesar de trabalhar com mercado de capitais de alto risco, várias dicas que ele mesmo dá durante a série pode ser usada no cotidiano.

Uma decisão errada implica muitos riscos e uma certa em outros tipos de riscos. Bobby demonstra sua capacidade de assumir riscos de forma exemplar. Não coloca culpa nos outros quando algo sai errado.

Essa característica de liderança de Bobby está em “desafiar o processo”. Isto significa que ele toma a responsabilidade para si, mesmo que o risco seja alto. Ele não tem medo de fracassar e caso isso ocorra significa que encontrou um ponto de melhoria.

Para finalizar a última dica seguiremos o exemplo de “deixar os outros agirem”. Um líder procura se cercar de excelentes pessoas com conhecimento de outras áreas e autonomia de trabalho para só então usar seu conhecimento para complementar a tomada de decisões.

8. Vikings


Mesmo se tratando de uma sociedade medieval nórdica, Vikings nos traz lições de criatividade e uma visão “fora da caixa” ao vemos o protagonista, Ragnar Lothbrok, insistindo numa rota de navegação amplamente criticada pelos companheiros.

Com o perfil de um líder que se arrisca com e pela sua equipe, Ragnar obtém sucesso na navegação e nos prova que, mesmo na rotina, é possível usar a criatividade para obter resultados extraordinários!

9. Away

A trama de Away se desenrola numa viagem espacial a Marte, com uma tripulação de astronautas de diversos países, como Rússia, Índia, China e EUA. Comandada pela americana Emma Green, a missão proporciona diversos conflitos em equipe, dilemas familiares e problemas técnicos durante o trajeto que terá duração de 3 anos.

Desmotivada, a líder Emma se vê pressionada por liderar uma missão pioneira em viagens espaciais e que tem os olhos do mundo cravados em cada ação. Mesmo com isso, Green nos trás grandes lições de liderança e inspiração! 

Gostou da nossa seleção?

Apesar dos diferentes estilos de liderança e de líderes apresentados, todos eles são efetivos em seus projetos profissionais.

Você também pode ser reconhecido por sua liderança frente aos diversos desafios. Isso mostra que não há um modelo único ou ideal de liderança.

Quer saber como você pode transformar a sua maneira de lidar com pessoas, se tornando um líder de alta performance?
Tem uma coisa que eu posso te afirmar: os principais líderes que você já teve tem algumas características similares. Para você entender quais são elas e como desenvolvê-las, o eBook Guia prático para ser um líder de alta performance será seu aliado.

Conheça nesse material as principais qualidades de um líder e 5 práticas exemplares de liderança. E aprenda de vez que a liderança não é um "traço" e, sim, uma "ação". Aproveite essa oportunidade, clique e baixe agora!

Guia prático para ser um líder de alta performance

E aí, qual modelo de liderança se parece com o seriado da sua vida real?

Não se esqueça de nos contar o que você achou e tirar todas as suas dúvidas conosco nos comentários. Seu feedback é muito importante para nós.

Walmor Machado

Walmor Machado

Grad. em Ciências Exatas pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Foi bolsista de Robótica e Educação Matemática no Colégio de Aplicação João XXIII. Diretor de Gestão da Qualidade no Ramo Estudantil IEEE UFJF. Possui certificação de Especialista em Growth, Black Belt em Lean Six Sigma, Scrum Master pela Voitto e Product Management pela PM3. Especialista em SEO, ex-coordenador do blog da Voitto, gosto de quebrar paradigmas e desafiar limites usando a tecnologia e a comunicação.

teste lider e chefe

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Teste] Líder E Chefe

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.