Você provavelmente já ouviu falar de simulação ou até mesmo já usou algum simulador mesmo que para se divertir, não é mesmo? Pois saiba que no ramo administrativo também existe a simulação, e ela é conhecida por simulação empresarial.
A simulação empresarial, também conhecida como simulação gerencial, ou ainda jogos empresariais.
Mas de onde vem toda essa história de simulações empresariais? Nesse artigo, vamos entender mais sobre simulação empresarial, qual a importância da sua utilização e alguns tipos de simulações.
Mas para que fiquem mais claros os conceitos, separamos aqui alguns tópicos para que entenda melhor esse assunto. São eles:
Vamos começar?
O objetivo da simulação empresarial ou jogos empresariais, é aprimorar conhecimentos de gestão por meio da simulação, trazendo para quem joga, um ambiente prático de testes de conhecimentos e competências, incitando o pensamento crítico e o trabalho em equipe.
A simulação empresarial é utilizada em empresas e também como forma de apoio ao ensino da administração de empresas em cursos de graduação e pós-graduação, por ajudar no processo de aprendizagem por meio de uma simulação empresarial aplicada ao ensino.
Apesar de parecer um conceito moderno no meio gerencial, é uma antiga ferramenta, com surgimento datado por volta de 3000 a.C, na China, com o nome de jogos de empresas. Mas foi somente em 1956 que surgiu o primeiro jogo de gestão mundialmente conhecido, o Top Management Decision Simulation.
A simulação empresarial serve para criar estratégias para solução de situações específicas, de forma segura, por meio de testes. Portanto, essas simulações são indispensáveis para quem precisa avaliar as consequências de mudanças e aplicá-las em uma empresa.
Em uma empresa, todas as modificações e iniciativas a serem implementadas trazem consequências para o negócio de maneira direta ou indireta, sendo elas positivas ou não.
Portanto, tomar decisões que estejam alinhadas com cada um dos fatores sem um planejamento prévio e testes é muito arriscado e pode custar caro para empresa. Mas como assim?
Por exemplo, na implementação de metodologias de melhoria. É preciso haver um pleno entendimento das modificações que elas podem causar na empresa para decidir quais métodos implementar e quais descartar.
Dessa maneira, a simulação empresarial ajuda a tirar conclusões sobre metodologias que ainda não foram implementadas, conhecendo melhor os impactos que essas mudanças podem gerar, evitando imprevisibilidade nos resultados.
Esses resultados são avaliados pela equipe no final da simulação e, então, a partir deles, são tomadas decisões antes da modificação ser realizada, evitando consequências inesperadas como gastos excessivos, erros ou retrabalhos.
Também um dos grandes pontos da simulação empresarial é a experimentação de diferentes cenários. Por isso temos uma dica bônus para você!
Você gostaria de acelerar o crescimento do seu negócio? Se você é um empresário, ou mesmo pensa em ser um, e deseja levar a sua ideia a um grande número de pessoas, é hora de aplicar o Growth Hacking na sua organização! Pensando em te capacitar nesse assunto, desenvolvemos o curso Fundamentos do Growth Hacking.
Com esse curso, você irá aumentar sua base de clientes, desenvolver uma taxa de crescimento exponencial e ampliar suas receitas praticando a cultura da constante experimentação. Você aprenderá sobre Product/Market Fit, índices CAC e LTV e muito mais!
Ficou interessado? Cliquena imagem abaixo, insira o cupom BLOG100 e tenha acesso GRATUITO ao curso Fundamentos do Growth Hacking.
Simulações empresariais são baseadas em modelos de operação que se aproximam ao máximo do ambiente que se deseja analisar. Dessa forma, é preciso uma descrição detalhada para que seja possível representar, de maneira confiável, esse modelo.
Essa descrição pode ser transformada em instruções e cálculos que são executados por um computador, por meio de algoritmos usando inteligência artificial, buscando determinar o desempenho do sistema ao longo do tempo.
A validação dos resultados das simulações depende do grau de conformidade entre a realidade e o modelo proposto. Logo, a tomada de decisões vai depender desse nível de concordância e também do grau de confiabilidade dos dados usados na descrição do modelo.
As simulações empresariais permitem uma melhor contextualização sobre a forma como as mudanças refletirão em toda a organização, pois ajuda a ver, como um todo, seus processos, projetos, falhas e resultados.
Portanto, elas auxiliam os gestores a tomarem as melhores decisões possíveis acerca de um projeto ou processo a ser implementado, analisando alguns pontos-chaves, sempre visando um impacto positivo na organização.
Os gestores aplicam as simulações empresariais nos pontos-chaves para execução de um projeto novo ou em processos de melhoria, como por exemplo:
A simulação permite que o gestor tenha uma capacidade de visão facilitada do crescimento esperado. Assim, caso alguma inconformidade seja identificada na avaliação de risco, é possível sua correção, evitando custo extra associado, impactando menos no financeiro da empresa.
As simulações empresariais também têm grande importância na área acadêmica, sendo usadas para complementar o ensino e tornar mais dinâmico os cursos de administração.
Um dos principais benefícios do uso de ferramentas de simulação é proporcionar um clima cada vez mais motivador e facilitador na consolidação do processo de ensino em disciplinas, como a de gestão de pessoas, contabilidade gerencial e recursos humanos.
As teorias e os métodos junto a essas ferramentas, estabelecem uma maior interatividade na resolução de problemas, o que permite uma melhor fixação de conteúdos por parte aluno e faz com que ele desenvolva melhor sua capacidade gerencial.
A utilização de softwares de simulação empresarial permite ao gestor entender os processos da organização de maneira muito clara e possibilita verificar, por meio de gráficos, o avanço do mesmo.
Os softwares permitem alteração de quaisquer fatores relevantes ao negócio. Ao rodar a simulação, é possível verificar quase que instantaneamente o impacto que essas alterações provocam.
Existem diversas opções de softwares comerciais, softwares esses que utilizam o mais avançado recurso de algoritmos da indústria 4.0: a inteligência artificial.
Esses algoritmos conseguem, a partir de uma base de dadosde entrada, buscar de maneira acelerada uma aproximação ótima por meio das decisões tomadas segundo o reconhecimento de padrões.
O uso de softwares simuladores é de extrema importância na aplicação de métodos ágeis e de tomadas de decisão, para garantir as melhores soluções possíveis.
As simulações podem ser realizadas de diversas maneiras. Podem acontecer por meio de avaliações escritas, dinâmicas em grupo, por meio de softwares de computadores como já dito anteriormente ou até mesmo aplicativos para celular como o Niduu, no qual realiza treinamento de colaboradores por meio de gamificação.
A seguir, mostraremos alguns tipos de simulação que podem ser realizados por meio das maneiras que foram citadas acima:
Após aprender sobre Simulação Empresarial, chegou o momento de colocar seu conhecimento em prática!
Para isso a Voitto disponibiliza para você o Kit de planilhas Gestão Estratégica!
Confira clicando no banner abaixo:
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!