O que é o Serviço de Informação em Saúde (SIS)?
Qual o objetivo do Sistema de Informação em Saúde?
Qual a importância do SIS?
Quais são os principais Serviços de Informação em Saúde?
Benefício do Serviço de Informação em Saúde
Vale a pena contratar um Serviço de Informação em Saúde?
Esteja por dentro das melhores tecnologias!

Sistema de Informação em Saúde (SIS): entenda seu avanço em conjunto à coleta de dados!

Entenda como o Sistema de Informação em Saúde facilita a tomada de decisão médica para problemas emergentes, gerando mais agilidade e conforto aos pacientes.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Sistema de Informação em Saúde (SIS): entenda seu avanço em conjunto à coleta de dados!

O Sistema de Informação em Saúde (SIS) surge para gerar resultado através da coleta de dados dos aparelhos utilizados na medicina, obtendo dados relevantes de situações e pacientes com o propósito de garantir práticas médicas ainda mais ágeis e assertivas.

Tudo isso graças à adoção de dados, de informações e dos conhecimentos em clínicas, consultórios e hospitais. Por isso, esse sistema é visto como um trabalho coletivo, onde as informações de diversos locais servem de base para resultados prováveis, ajudando assim outras instituições e pacientes.

No entanto, essa nova forma de garantir a segurança de mais pacientes pode gerar dúvidas em gestores médicos, que ainda não sabem como esses dados impactam no dia a dia dos agentes de saúde. Afinal, isso está sendo inserido gradualmente conforme o avanço tecnológico.

Por isso, preparamos este artigo com as principais informações a respeito do sistema de informação em saúde, na forma dos seguintes tópicos:

  • O que é Sistema de Informação em Saúde (SIS)?
  • Qual o objetivo do Sistema de Informação em Saúde?
  • Qual é a importância do SIS?
  • Quais são os principais Sistemas de Informação em Saúde;
  • Benefícios do Sistema de Informação em Saúde;
  • Vale a pena contratar um Serviço de Informação em Saúde?

O que é o Serviço de Informação em Saúde (SIS)?

O Sistema de Informação em Saúde (SIS) é uma estrutura que trabalha a partir da coleta de dados para que possam ser transformados em informações de extremo ao tomar uma decisão.

Inclusive, o sistema de informação de saúde também faz parte de um dos avanços da medicina, permitindo que médicos recebam informações em tempo real, se for necessário, como é o caso do marcapassos inteligentes e dos CGM (Continuous Glucose Monitor).

Uma vez que os sistemas de informação e as práticas médicas passem a interagir mais e mais com o passar dos dias, o SIS e as outras formas de informatização podem se tornar determinantes para minimizar problemas de saúde, antes mesmo que eles apresentem sintomas iniciais.

Como você pode perceber, esses sistemas são uma grande ajuda na gestão médica. Além disso, existem outros conhecimentos essenciais que é preciso dominar para se destacar nesse mercado.

Qual o objetivo do Sistema de Informação em Saúde?

Todo o intuito desse sistema é facilitar a tomada de decisão dos médicos e também melhorar a experiência dos pacientes, que terão mais visibilidade e respaldo das decisões tomadas pelos cuidadores no hospital.

Qual a importância do SIS?

O sistema de informação em saúde garante informações que podem fazer toda a diferença no momento de tomada de decisões e, por isso, é tão importante.

No entanto, precisamos lembrar que um gestor à frente de uma clínica ou consultório médico, costuma ter bastante responsabilidade em relação à saúde da população.

E, caso seja possível adotar um mecanismo para reduzir este fardo, a implementação deste método é mais do que recomendada.

Considerando a boa realização de uma administração hospitalar, é possível antecipar problemas e possibilitar soluções ainda mais ágeis em relação aos pacientes e sua própria clínica com o uso desse sistema.

Quais são os principais Serviços de Informação em Saúde?

Por conta do Sistema Único de Saúde (SUS), o Ministério da Saúde contém diversos sistemas de informação em saúde, considerado exemplar para muitos países.

Inclusive, em um artigo na revista impressa Ciência & Saúde, a autora defende que as políticas do SUS são exemplares para a União Europeia.

Além disso, vale mencionar que, em seus mandatos, o ex-presidente americano Barack Obama considerou um sistema único de saúde para os estadunidenses, se guiando pelo modelo brasileiro e por meio dos sistemas de informação em saúde.

Entre os principais sistemas de informação em saúde a serem seguidos estavam:

  • Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM): apresenta dados quantitativos em relação aos casos de óbitos nos sistemas de saúde;
  • Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc): coleta dados que auxiliam no controle da natalidade e mortalidade;
  • Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN): um dos mais importantes sistemas de informação em saúde e responsável por metrificar pioras em relação a graves práticas médicas;
  • Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH-SUS): apresenta dados em relação número de atendimentos e leitos da rede SUS;
  • Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS (SIA-SUS): compila dados sobre os ambulatórios da rede SUS.

Os dados compilados pelos sistemas são enviados para uma lista nacional e acrescentado com outras informações de registro civil.

A partir disso, o próprio Governo assegura essas informações e usa somente em instrumentos padronizados e aprovados pela Constituição.

Benefício do Serviço de Informação em Saúde

É importante destacar que os benefícios que o SIS proporciona a todos os envolvidos, vai muito além de uma gestão estratégica.

Eles envolvem todas as pessoas dessa pirâmide, sejam eles pacientes, gestores ou até mesmo agentes de saúde.

Sendo assim, separamos 3 benefícios do SIS, para você entender no que a metrificação de dados de saúde resulta:

1. Controla e identifica problemas

A transformação de dados em informações proporciona um maior controle por parte de gestores de saúde e facilita na hora de identificar problemas em relação à distribuição de medicamentos ou à forma de atendimento.

Por exemplo, caso exista um gargalo logístico no recebimento de medicações, um gestor pode mudar seu fornecedor, garantindo que não faltem remédios e que a chegada nunca fique atrasada por muito tempo.

2. Acompanha metas e progresso

Outro importante benefício é a extrema facilidade para acompanhar as metas e o progresso da sua clínica ou consultório médico.

Isso acontece por conta da mensuração quase instantânea dos dados e sua apresentação visual, garantindo um entendimento pleno em pouco tempo.

A partir desse acompanhamento, o gestor pode fazer intervenções sempre que achar necessário e isso garante uma fluidez nos procedimentos por muito mais tempo.

3. Estimula a equidade e a qualidade dos serviços

Este, inclusive, é considerado um dos benefícios mais importantes do sistema de informação em saúde. Afinal, é o estímulo da equidade e da procura por melhoria nos serviços que fazem com que esse processo seja contínuo.

Uma vez que o gestor tem informações que mostram uma dificuldade para acessar práticas médicas por parte de um paciente, ele pode promover ações que garantam um acesso facilitado.

Além disso, o gestor também pode manter uma procura constante pela melhoria na qualidade dos atendimentos prestados, uma vez que ele sabe o quê deve aprimorar.

Vale a pena contratar um Serviço de Informação em Saúde?

Caso o usuário deseje que seus processos de tomadas de decisões sejam mais assertivos, é válido considerar a adesão deste sistema, afinal o conglomerado de informações concretas é ideal para gerenciar crises.

A cada membro adicionado é importante participar do banco de dados do próprio sistema, assim a rede interna fica cada vez mais completa para você e os outros participantes.

Esteja por dentro das melhores tecnologias!

Sabemos que deve ter sido muita informação, mas esse sistema é um dentro das milhares inovações da área. E se você trabalha na medicina, tem que ficar a par das novidades e ainda entender como gerir seu dia a dia profissional!

Por isso, pensando na necessidade dos alunos, a Voitto disponibiliza uma mentoria sobre como estruturar um Sistema de Gestão!

Saiba como estabelecer políticas e objetivos a fim de conquistar suas metas e atingir todos seus objetivos! Fortaleça o seu alcance de maneira eficiente e eficaz, inicie agora mesmo!
Aprenda com esse Ciclo de Mentoria: Estruturação de um Sistema de Gestão, a elevar os seus negócios a outro patamar e não ficar de fora dos melhores insights de Thiago Coutinho e os melhores convidados!
Aproveite essa oportunidade, acesse o material gratuitamente clicando no botão abaixo!

Consultoria #4: Estruturação de um Sistema de Gestão

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e baixe agora nosso ebook!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Gestão Para Medicos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.