O que é a Loft?
Como a Loft se tornou uma startup unicórnio tão rápido?
5 dicas para se tornar uma startup de sucesso
Você também quer ser um empreendedor de sucesso?

Loft vira unicórnio brasileiro em menor tempo e recebe investimento de U$ 425 milhões

Conheça a trajetória da Loft, saiba como ela se destacou entre as startups brasileiras e aprenda 5 práticas de sucesso com seu exemplo.

Carolina Crissafe
Por: Carolina Crissafe
Loft vira unicórnio brasileiro em menor tempo e recebe investimento  de U$ 425 milhões

Ser uma empresa de sucesso demanda muito esforço e, geralmente, leva muito tempo, não é mesmo?

Bom, a parte do esforço realmente é inquestionável, mas a Loft provou que para alcançar o sucesso não é necessário tanto tempo assim. A startup foi a mais rápida a se tornar um unicórnio brasileiro, alcançando esse título em apenas 16 meses!

Além disso, a Loft recebeu no último mês o maior aporte da história entre as startups brasileiras. O valor do investimento foi de U$ 425 milhões, equivalente a mais de 2 bilhões de reais.

Se você ficou curioso para saber como a Loft conseguiu esses resultados extraordinários em tão pouco tempo, continue lendo esse artigo para descobrir:

  • O que é a Loft?
  • Como a Loft se tornou uma startup unicórnio tão rápido?
  • 5 dicas para aprender com a Loft;

O que é a Loft?

A Loft é uma startup brasileira atuante no mercado imobiliário e que, por meio da transformação digital, facilita os processos de compra e venda de imóveis.

A plataforma digital foi fundada em agosto de 2018 pelos empreendedores Mate Pencz, Florian Hagenbuch e João Vianna. Atualmente, os locais de atuação da empresa abrangem as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

Inicialmente, a Loft atuava somente fazendo a compra, reforma e, posteriormente, a venda do imóvel. Mas hoje em dia, a empresa tem o seu marketplace onde vendedores anunciam seus imóveis e o cliente adquire, com o serviço de reforma como optativo.

A empresa afirmou que:

“Para a Loft, a tecnologia é essencial: aqui, utilizamos inteligência de mercado, ciência de dados e algoritmos para determinar como podemos entregar a melhor experiência possível no processo de compra e venda de imóveis. Sempre buscando a garantia de um processo simples e eficiente para clientes nas duas pontas.”


Ou seja, por meio da tecnologia, a plataforma da Loft consegue facilitar o processo de compra e venda de imóveis que, na maioria das vezes, é muito lento, moroso e burocrático.

Mas como foi que a Loft conseguiu se tornar um dos unicórnios brasileiros em tão pouco tempo? Tem algum segredo aí? Vamos descobrir!

Como a Loft se tornou uma startup unicórnio tão rápido?

Dois fatores colaboraram muito para a Loft se tornar uma startup unicórnio em tempo recorde, sendo eles: a inovação e a prova da rentabilidade e escalabilidade do negócio. Vamos entender melhor.

Inovação

Um dos principais motivos para a Loft ter conseguido se tornar uma startup unicórnio em apenas 1 ano e 4 meses é a inovação.

Se você já vivenciou alguma situação em que teve que procurar alguma casa ou apartamento para se mudar, sabe como esse processo é cansativo. Muitas vezes, você precisa visitar diversas imobiliárias para achar uma solução que te atenda.

Com base nisso, a Loft implementou um modelo de compra e venda de apartamentos que fosse muito mais integrado, por meio de uma plataforma online. Nela, é possível fazer visitas remotas em 360° para conhecer as opções de imóveis.

Investir em uma ideia nova fez com que a Loft conseguisse chamar a atenção dos consumidores, com uma solução atrativa e simplificada para eles e, consequentemente, despertou a atenção dos investidores.

Mas não basta só chamar a atenção dos investidores. Também é preciso mostrar a possibilidade de lucro e crescimento da sua empresa, e a Loft certamente fez isso!

Provar a rentabilidade e a escalabilidade do negócio

Dois aspectos são muito importantes na hora de conquistar o tão sonhado aporte e conseguir se tornar uma das startups unicórnios: a rentabilidade e a escalabilidade da organização.

A rentabilidade indica o quão lucrativo aquela ideia de negócio pode ser, sendo indicada como uma porcentagem do valor do investimento. Já a escalabilidade manifesta a possibilidade de crescimento que uma empresa possui.

Em uma entrevista ao InfoMoney, Florian, um dos fundadores da Loft, disse que:

“O valuation no mercado de venture capital é sempre reflexo de duas coisas: a primeira é o que foi entregue até o momento da captação e a segunda são as projeções para o futuro. No primeiro ponto, a gente entregou rápido porque essa atividade de comprar, reformar e vender imóvel é muito rentável. Muita gente já faz isso. No segundo ponto, as perspectivas para o futuro dos serviços adjacentes que queremos oferecer neste mercado é muito grande.”


Somando a inovação à prova de que a empresa era rentável e escalável, a Loft conseguiu investimentos suficientes para crescer e conquistar ainda mais clientes, chegando a valer mais de U$ 1 bilhão e alcançar o título de unicórnio.

A seguir, preparamos 5 dicas para você aprender com a Loft, aplicar na sua empresa e se destacar ainda mais no mercado. Confira!

5 dicas para se tornar uma startup de sucesso

Para que a Loft conseguisse se tornar esse sucesso, 5 aspectos foram essenciais nesse processo. Então separamos aqui essas dicas que você pode aprender com a Loft para desenvolver ainda mais a sua empresa.

1 - Foco em resolver a dor do cliente

A primeira dica é ter o foco em resolver a dor do seu cliente. Inclusive, esse foi um dos principais motivos para a criação da Loft. Ainda em sua entrevista ao InfoMoney, Florian disse que:

“A ideia da Loft veio de alguns fatores. Primeiro, eu tinha comprado um apartamento em 2016, e eu fui descobrir 2 ou 3 anos depois que o apartamento tinha 30 m² a menos do que constava na matrícula, e eu nem percebi isso quando eu comprei.”


A partir dessa experiência pessoal, ele sentiu na pele a dor do cliente causada por essa deficiência do mercado imobiliário e determinou-se a resolvê-la. Uma ferramenta que auxilia na definição da dor do cliente é o mapa de empatia.

2 - Transformação digital

Por meio da transformação digital, a Loft consegue agilizar muito os processos de compra e venda.

Em sua base de dados, a empresa possui a maioria dos imóveis da sua região de atuação catalogados. Desta forma, é possível saber como foram realizadas as últimas transações em determinada região de acordo com o padrão de cada imóvel.

Isso tornou o processo de precificação muito mais otimizado e, consequentemente, resultou na melhoria do processo de compra e venda.

3 - Investimento no time de colaboradores 

Quando a Loft foi fundada, possuía poucos funcionários em seu time. Hoje, após quase 3 anos de atuação, o número de colaboradores já passa de 1000.

A empresa acredita que o crescimento e a qualificação do colaborador também significam o crescimento da organização e, por isso, incentiva o desenvolvimento dos mesmos.

4 - Ampliação dos serviços oferecidos

A Loft pretende ampliar seu portfólio de atuação para outras capitais brasileiras e não se prendeu somente aos serviços de compra e venda de imóveis.

A empresa investiu em serviços para os compradores, como reforma e crédito imobiliário; serviços para os vendedores, como liquidez adiantada; e para os corretores de imóveis, com a criação de serviços financeiros.

5 - Network

A última dica a se aprender com a Loft, mas não menos importante, é o network. Por meio dessa rede de contatos, é possível conhecer muitas outras empresas, investidores e possíveis clientes.

Certamente esse foi um ponto chave para que a empresa conseguisse alcançar a atenção de tantos investidores e receber o maior aporte entre as startups brasileiras.

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Carolina Crissafe

Carolina Crissafe

Grad. em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atuou como Gerente de Projetos e Conselheira Fiscal na empresa júnior Edifica Consultoria. Trabalhou como estagiária no Laboratório de Mecânica das Rochas da UFV. Foi bolsista de Iniciação Científica do CNPq na área de Mecânica das Rochas. Atuou como monitora da disciplina de "Fundamentos das estruturas" e atua como monitora da disciplina de “Teoria das estruturas I" da UFV. Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

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