O que é a Transformação Digital?
Qual o impacto da Transformação Digital nas Empresas?
Como é aplicada a Transformação Digital nas Empresas?
Como as crises provocam uma Transformação Digital nas Empresas?
A importância da Transformação Digital nas Empresas imediata
5 dicas para realizar uma Transformação Digital no seu negócio
Prepare-se para a era digital!

Aprenda o que é e como realizar uma Transformação Digital em sua Empresa!

Veja como a Transformação Digital nas Empresas é essencial em momentos de crise e conheça dicas de como fazer o seu negócio passar por esse processo.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Aprenda o que é e como realizar uma Transformação Digital em sua Empresa!

A Transformação Digital nas Empresas refere-se ao processo de adoção e integração de tecnologias digitais em todos os aspectos do negócio, visando melhorar a eficiência operacional, impulsionar a inovação, aprimorar a experiência do cliente e promover a competitividade no mercado atual.

Em tempos de crise, a transformação digital nas empresas se torna necessária. Pois, em momentos difíceis, quem não se prepara e investe em novas tecnologias na rotina do seu negócio, tem sérias chances de se ver fora do mercado.

Pensando nisso, trouxemos algumas informações importantes sobre o processo de transformação digital nas empresas e como isso impacta positivamente o seu negócio.

Dessa forma você vai entender melhor sobre esse assunto e vai conseguir promover uma transformação no seu empreendimento.

Neste artigo você vai ver:

  • O que é a Transformação Digital?
  • Qual o impacto da Transformação Digital nas Empresas?
  • Como é aplicada a Transformação Digital nas Empresas?
  • Como as crises provocam uma Transformação Digital nas Empresas?
  • Importância da Transformação Digital nas Empresas imediata;
  • 5 dicas para realizar uma Transformação Digital no seu negócio;
  • Qual é o melhor modelo de negócio para o seu produto?

O que é a Transformação Digital?

A transformação digital é em seu conceito mais básico, a utilização de tecnologiaspara melhorar todas as operações de uma empresa, gerando um melhor aproveitamento do tempo e garantindo resultados com maior eficiência e produtividade.

No entanto, este conceito pode ir além, ao implementar ferramentas tecnológicas de forma estratégica para desempenhar funções importantes dentro de uma organização, tornando-se essencial na rotina de um negócio.

Portanto, ao promover uma transformação digital, empresas podem sofrer uma mudança mais radical na estrutura, otimizando processos, eliminando funções laborais desnecessárias e alocando colaboradores em tarefas realmente importantes.

Qual o impacto da Transformação Digital nas Empresas?

A transformação digital tem um impacto significativo nas empresas, abrangendo todas as áreas e aspectos do negócio. Ela está mudando a forma como as empresas operam, interagem com os clientes, tomam decisões e se mantêm competitivas.

Um dos principais impactos da transformação digital é a melhoria da eficiência operacional. As empresas podem automatizar processos, adotar sistemas e tecnologias digitais para agilizar tarefas e reduzir custos. Isso resulta em uma maior produtividade e eficiência em toda a organização.

Além disso, a transformação digital impulsiona a inovação e a competitividade. As empresas podem desenvolver novos produtos e serviços, criar modelos de negócio disruptivos e aproveitar oportunidades em novos mercados.

A capacidade de se adaptar rapidamente às mudanças do mercado e às demandas dos clientes é essencial para se manter competitivo no cenário atual.

Como é aplicada a Transformação Digital nas Empresas?

A transformação digital nas empresas não se trata apenas de criar um perfil empresarial nas redes sociais, ter um site ou se comunicar com os clientes via WhatsApp.

Apesar de serem formas de melhorar a comunicação e os serviços, só essas mudanças não são suficientes para considerar uma transformação digital.

A ideia é que as ferramentas tecnológicas desempenhem um papel essencial na gestão e nos processos, não somente a serviço do marketing e atendimento, mas também em meio a processos internos e até mesmo na tomada de decisões importantes com base na análise de dados da empresa.

Com isso, as empresas devem cada vez mais estruturar seus modelos de negócio de modo a se encaixar nesta grande transformação digital, pois além de aumentar sua vantagem competitiva, ainda garantem sobrevivência em meio a crises globais que podem aparecer pelo caminho.

Como as crises provocam uma Transformação Digital nas Empresas?

Em tempos de crise, os negócios devem se adaptar à nova forma de consumir das pessoas. Pois, o rearranjo dos produtos e serviços pode tornar obsoleta as formas de consumo de alguns deles e enaltecer a necessidade de outros.

Partindo desse princípio, podemos notar que a transformação digital nas empresas é essencial para a economia de recursos, dado que existem novas tecnologias capazes de:

Podemos utilizar o exemplo da pandemia de Covid-19. Diversas empresas tiveram suas operações paralisadas e perderam muito com isso, enquanto outras tiveram a opção de continuar suas atividades, mesmo que de forma reduzida, em home office.

Nesse cenário, quem não tem soluções tecnológicas para todas as operações, fica dependente da resolução dos problemas causados pela pandemia.

Além disso, acompanhar os avanços tecnológicos e utilizar ferramentas como o Big Data, pode tornar uma empresa mais eficiente.

Ter conhecimento amplo das informações da empresa com o auxílio de softwares é uma forma de melhorar a forma de trabalho e acompanhar a mudança veloz dos comportamentos de consumo, que são resultados de uma transformação digital nas empresas.

A importância da Transformação Digital nas Empresas imediata

Utilizar recursos e ferramentas tecnológicas para melhorar, ou até mudar a forma como uma empresa opera, é cada vez mais necessário.

A transformação digital nas empresas não é mais vista como um luxo, mas sim uma inovação que é parte fundamental para os negócios que querem continuar existindo.

Empresas que já entenderam o papel das tecnologias em seus processos já possuem esta vantagem competitiva. Mas, infelizmente, ainda há aquelas que não se despertaram para as novas formas de consumo do século XXI.

Para ter uma ideia do impacto de uma transformação digital nas empresas, podemos analisar alguns exemplos de hábitos de consumo:

  • Filmes: em tempos de Netflix, Youtube Filmes e diversas plataformas de streaming, não existe locadora física que ofereça um serviço que possa competir, o que fez com o que a Blockbuster perdesse espaço nesse cenário;
  • Músicas: CDs já quase não são utilizados fisicamente e foram substituídos também por plataformas de streaming como Spotify e Deezer;
  • Transporte urbano: a Uber e a 99 já são referência nesse cenário, o que diminuiu o serviço convencional de táxi e pode até competir com o transporte coletivo;
  • Transporte interurbano: caronas são compartilhada sem aplicativos como o Blablacar e existe a possibilidade dos fretamentos coletivos com a Buser;
  • Hotéis: aplicativos ajudam o usuário a encontrar as ofertas mais baratas em hotéis ou as pessoas podem optar por ficar em casas compartilhadas com a ajuda no Airbnb.

O que essas empresas têm em comum? Elas entenderam a necessidade do mercado e como uma transformação digital era essencial nesse momento.

Mas, por onde começar? Abaixo vamos deixar 5 dicas para você começar a realizar uma transformação digital no seu negócio e não perder espaço no mercado.

5 dicas para realizar uma Transformação Digital no seu negócio

Nessas dicas, forneceremos algumas iniciativas para começar a sua revolução digital dentro da empresa.

O começo pode ser mais tranquilo se você souber analisar como otimizar os processos e melhorar o trabalho em meio a uma transformação digital.

1. Repense o seu modelo de negócio e suas operações

O primeiro passo para começar uma transformação digital nas empresas passa por uma análise do modelo de operações.

Você vai precisar repensar o modelo de negócio. Para isso, tente responder às seguintes perguntas:

  1. Será que não podem ser feitos ajustes para otimizar os lucros, oferecer novos serviços ou alcançar um público maior?
  2. Falando em operações e eficiência, o que é possível tornar remoto?
  3. As plataformas de atendimento estão adequadas ao estilo de consumo?
  4. Sua empresa utiliza os canais de venda adequados?
  5. Em que o seu produto pode ser melhor?
  6. Seus clientes estão satisfeitos com a rapidez e eficiência do seu atendimento?

Você poderá fazer pesquisas de satisfação para buscar melhorias em operações de atendimento.

Estude também os casos de sucesso no seu ramo. É lá que você vai encontrar respostas para melhorar o desempenho do seu negócio e fazer uma transformação digital adequada para o seu segmento.

Aproveite os estudos para também encontrar possíveis falhas e desenvolver soluções que podem se tornar o seu diferencial.

2. Digitalize processos

A digitalização é um avanço tecnológico que proporciona otimização de processos, aumento da produtividade com o melhor aproveitamento do tempo e facilita a organização. Por isso, ela ocupa um papel importante na transformação digital nas empresas.

Você pode utilizar as ferramentas de cloud computing para armazenamento de arquivos, softwares de workplace para concentrar o seu time em um só lugar e ter tudo disponível em um computador.

Ter sistemas online que permitem o acesso de colaboradores pode facilitar muito o trabalho e permitir que os mesmos operem de lugares diferentes, seja na rua, em casa ou em uma viagem de negócios.

Além disso, a digitalização também ajuda a mostrar o seu serviço para o cliente, por meio da presença digital em sites, redes sociais e anúncios.

Se o seu negócio for no ramo de alimentos e restaurantes, por exemplo, considere estar presente nos aplicativos de delivery, forneça cardápio online e tenha a sua disposição entregadores com preço baixo para fazer o serviço.

3. Utilize ferramentas de Business Intelligence

Utilize o Business Intelligence a seu favor, saiba por meio da análise dos seus dados quais são seus melhores resultados e veja também as melhores soluções para tomar decisões importantes.

Alinhar o Big Data ao Business Intelligence é uma forma de mensurar e analisar as informações da sua empresa, saber mais sobre o desempenho e promover novas soluções.

Recomendamos que você conheça como o Power BI pode ser uma ferramenta importante no processo de transformação digital nas empresas.

Assim como ele, busque por softwares que utilizam inteligência artificial para te ajudar a entender melhor o funcionamento do seu negócio.

Quando você passa a ter uma melhor perspectiva dos dados da sua empresa, é possível saber quais as melhores decisões a serem tomadas. Somente por meio de um bom software é possível analisar tantos dados e não deixar passar informações importantes.

E falando em Power BI…

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4. Qualifique seus colaboradores

Não adianta você querer fazer uma transformação digital no seu negócio se seus colaboradores não estão preparados para tal.

Por isso, ofereça oportunidades para eles se qualificarem, aprenderem a operar novos softwares e se adaptarem às novas operações da empresa.

Você pode também incentivar que eles busquem conhecimento além do manuseio de novas tecnologias, afinal de contas, no futuro só se salvam as funções que as máquinas não podem desempenhar.

Importante ressaltar também que a transformação digital pode tornar algumas funções obsoletas. Por isso, incentive o desenvolvimento de soft skills, como criatividade, relacionamentos e tudo que a tecnologia não pode substituir.

Quanto mais seus colaboradores estiverem aptos a pensar, desenvolver soluções e tomar decisões, mais o seu negócio cresce sem que você precise estar presente o tempo todo, liberando seu tempo para novas atividades na empresa.

Eles serão os responsáveis por melhorar a experiência do usuário, buscar formas de aprimorar o Customer Success e tornar o seu negócio relevante neste novo mercado digital.

5. Ajude seus clientes a passarem por esta transformação

Muitas pessoas ainda não estão acostumadas com os processos tecnológicos e as transformações digitais da empresa. Esta é uma das razões pelas quais ainda existem tantos negócios essencialmente físicos e que não ganham novos clientes.

Você vai precisar procurar maneiras de fazer o seu cliente se adaptar a esta nova realidade. Para isso, sua empresa vai precisar de:

  • Plataformas de fácil acesso;
  • Boa gestão de atendimento ao cliente;
  • Suporte de pós venda;
  • Suporte de relacionamento com o cliente.

Tudo isso é necessário para que sua empresa entregue um serviço 5 estrelas em um momento de crise em que as pessoas buscam soluções inovadoras.

Com essas dicas simples você já consegue estruturar uma transformação digital em sua empresa.

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

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