TED são eventos organizados por pessoas que buscam novas ideias. Assim como o slogan da palestra diz: “Ideias que merecem ser disseminadas”. Esse artigo faz parte de uma série em que vamos apresentar as palestras mais vistas no mundo todo.
A resenha atual será sobre a palestra do Bill Gates chamada de “A próxima epidemia? Não estamos preparados.” que aconteceu em 2014.
Quer saber mais sobre as questões apontadas por Gates? Acompanhe abaixo os tópicos a serem abordados:
Antes de tudo, é importante conhecermos mais sobre o apresentador do TED. Então, venha comigo saber quem é Bill Gates.
Bill Gates é um empresário conhecido por ser o cofundador da Microsoft e da Fundação Bill & Melinda Gates. Devido a isso, Gates se encontra na lista das pessoas mais ricas do mundo e grande parte de sua fortuna é proveniente da Microsoft.
Além disso, o bilionário possui uma atuação muito presente no ramo filantrópico, construindo obras destinada à caridade juntamente com sua fundação.
O ramo dessa organização possui como principal objetivo impulsionar as pesquisar sobre AIDS e demais doenças.
Por esse motivo, Bill Gates apresentou o TED “A próxima epidemia? Não estamos preparados.”. Entenda mais, no tópico abaixo, sobre quais foram os assuntos abordados por ele na palestra.
Assim como o nome do TED já diz, Gates aborda o assunto: epidemia. Na palestra ele ressalta a sua visão sobre como os desastres são vistos desde de quando ele era criança, nos anos 50, até os dias atuais.
Dessa maneira, o seu ponto de vista se torna muito interessante, pois quando se fala de catástrofes, logo se pensa em guerras, em armas e coisas mais. Contudo, o speaker direciona os fatos para outro lado, as catástrofes devido a um vírus.
Utilizando do exemplo o Ebola, o apresentador conta como realizou análises dos casos em relação à postura de diversos setores, mediante a um vírus desconhecido e as ações durante o momento.
Acompanhe o próximo tópico para entender os pontos principais abordados pelo empresário.
Com uma breve introdução iremos apresentar alguns pontos interessantes apresentados por Bill Gates no TED. Acompanhe os tópicos abaixo:
O primeiro ponto abordado por Gates foi exatamente o quanto os países se preocupam com a preparação e investimentos para casos de guerras nucleares.
Isso porque, muitos pensam que essa é a única maneira de matar mais de 10 milhões de pessoas no mundo.
Visto que, os países criam apenas estratégias e fazem investimentos direcionados a combater ataques civis e não há ataques por micro-organismos. Para Gates, uma próxima pandemia ou epidemia poderia causar maiores danos.
Sendo assim, outro ponto levantado por Gates é o quanto o mundo está preparado para a próxima epidemia, isso porque o apresentador traz análises do surto de Ebola e como foram que os pais reagiram a essa situação.
O speaker contou que acompanhou toda a situação e realizou um estudo sobre as metodologias para a erradicação do vírus.
Além disso, algo mencionado pelo apresentador foi a exigência feita aos profissionais da saúde e da ciência em encontrar soluções de algo desconhecido.
De forma cômica, Bill Gates trouxe à tona como as produções de Hollywood se preparam para filmes que abordam esses temas.
Ele afirmou que essas produções possuem equipes de epidemiologistas para resolverem o caso da obra.
Na perspectiva de Gates, para a próxima epidemia é possível que os afetados não tenham tanta sorte em relação ao passado. Sendo que, diante da evolução, o próximo “ataque” seja mais fatal, ou seja, maiores números de casos.
Além disso, o apresentador ressalta que a próxima epidemia pode ser natural, mas também um bioterrorismo.
Gates propõe que estejamos mais preparados e criemos um sistema para que o resultado seja possível.
Além disso, o speaker aponta o quanto a utilização das tecnologias são essenciais e facilitam o compartilhamento das informações, a exemplo dos mapas de satélites para ver onde as pessoas vão.
E aí? O que achou desses pontos citado por Bill Gates? Interessante, não é! Para as próximas décadas o speaker traz o seguinte insight:
As falas de Gates trazem bastantes insights e muitas revelações para o momento atual que é o combate ao Coronavírus. Assista o TED completo no vídeo abaixo:
“Não é preciso entrar em pânico, porque o tempo não está ao nosso lado. Na verdade, se há algo de positivo na epidemia de Ebola, é que ela pode servir de sinal, de aviso, para que nos preparemos. Se começarmos agora, talvez fiquemos preparados para a próxima epidemia.”
As falas de Gates trazem bastantes insights e muitas revelações para o momento atual que é o combate ao Coronavírus. Assista o TED completo no vídeo abaixo:
Grad. em Engenharia Civil pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) no Campus Piumhi. Possui experiência como Projetista na área da construção civil. Participou como Cofundadora e Diretora de Gestão de Pessoas na empresa júnior Igêtis Jr. e atua como voluntária da Associação Atlêtica Imortais do IFMG - Campus Piumhi como Secretária. Possui certificação em Formação Yellow Belt em Lean Seis Sigma, Fundamentos de Growth Hacking, Agile Scrum Foundation EXIN, Produção de Conteúdo Web, Marketing de Conteúdo e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!