A Teoria dos Jogos é um campo da matemática que tem como objetivo estudar e analisar a tomada de decisões em situações de conflito ou cooperação. Foi desenvolvida em 1713 e aprimorada por diversos matemáticos.
Ao contrário de outras teorias econômicas que assumem que os indivíduos tomam decisões de forma independente, a Teoria dos Jogos reconhece a interdependência das escolhas e as consequências resultantes.
A Teoria dos Jogos tem aplicações práticas em diversos campos, desde negociações empresariais e tomada de decisões financeiras, até competições esportivas e estratégias militares. Ao entender os princípios dessa teoria é possível identificar oportunidades de colaboração e antecipar os possíveis resultados de diferentes estratégias.
Você já obteve vantagem em alguma situação da vida sobre outra pessoa? E da forma contrária, alguma pessoa já obteve vantagem sobre você? Quer entender o porquê disso acontecer? Então continue a leitura e acompanhe os tópicos que separamos para auxiliar o seu entendimento:
Vamos à leitura?
A Teoria dos Jogos é um campo de estudo da matemática aplicada que busca estudar as tomadas de decisõesem diversas situações que os indivíduos podem ter em busca de melhorar seus resultados.
Existe uma relação de interdependência entre os indivíduos (também chamados de “jogadores”) que acaba gerando uma concorrência entre eles.
A ação de cada jogador impactará no resultado dos outros indivíduos que estão no jogo.
A Teoria dos Jogos se originou a partir de estudos da área da economia, ciências políticas e matemática, onde os jogadores precisavam fazer as melhores escolhas em situações estratégicas.
Para ilustrar melhor sobre a Teoria dos Jogos, vamos conhecer a sua história e criação no próximo tópico.
O primeiro relato relacionado a Teoria dos Jogos ocorreu em 1713 onde, em uma carta, James Waldegrave propôs uma solução de estratégia mista de minmax para o jogo Le Her.
Em 1838, o matemático Antoine Augustin Cournot fez uma publicação onde estabelecia os princípios teóricos da Teoria dos Jogos e apresentava uma solução para o tema.
Por volta de 1928, John von Neumann, matemático francês considerado o inventor da Teoria dos Jogos publicou uma série de trabalhos a respeito da teoria.
Com sua genialidade, ele pode apresentar a teoria dos conjuntos e seus cálculos. Seu trabalho foi importante para o desenvolvimento dos computadores, da bomba atômica e do hidrogênio.
Mas foi só em 1944 que Neumann consolidou a Teoria dos Jogos, lançando o livro “The Theory of Games and Economic Behavior”. Um livro completo sobre o assunto, contendo métodos para encontrar ótimas soluções para os jogos.
E a partir de 1950, John Forbes Nash criou o conceito de estratégia ótima em jogos com muitos jogadores, até então, nenhuma solução ótima ainda tinha sido definida, isso ficou conhecido como equilíbrio de Nash, algo que foi extremamente importante para a teoria.
Imagine um cenário onde duas pessoas são acusadas de cometer um crime, essas pessoas são capturadas e presas em celas individuais para serem interrogadas.
Basicamente, existem duas ações que cada prisioneiro poderá realizar: negar o crime ou delatar a outra pessoa.
Imagine que você é um desses prisioneiros. Se você delatar seu comparsa, você ficará livre caso ele não te delate, e ele ficará 10 anos na prisão. No entanto, se ele fizer o mesmo com você, vocês ficarão 5 meses na prisão.
Neste caso, se os dois resolveram não confessar o crime, cada um ficará apenas 6 meses na prisão.
O esquema do Dilema do Prisioneiro está representado abaixo.
E aí, o que você faz?
Para a Teoria dos Jogos, a decisão a ser tomada e resolver o problema é simples e pouco analítica! Você deverá delatar seu comparsa. Matematicamente, este é o melhor cenário possível.
Em outras palavras, não há razões para você e seu comparsa serem “legais” um com o outro. Vocês estão separados e não há como combinar os dois ficarem quietos. Portanto nesse cenário, independente do seu modelo mental, você ser o X9 da história é a melhor coisa a se fazer!
A aplicação da Teoria dos Jogos pode ser feita em uma infinidade de situações do cotidiano onde exista competição!
Em um cenário de guerra, competição com preço de concorrentes, vendas de carro, esportes, leilão, resolução de conflitos, seleção de safras para a agricultura, mercado financeiro, etc.
Analise o cenário, tenha em mente as diversas situações que podem estar presentes nele e tome sua decisão!
A Teoria dos Jogos pode ser muito bem aplicada no mundo dos investimentos, isso porque com ela é possível analisar os diversos cenários que é possível encontrar no mundo de investimentos, considerando as diversas variáveis que podem alterar o processo.
Ao realizar uma análise para um investimento, é levado em conta fatores que influenciam na rentabilidade do ativo. E através da Teoria dos Jogos é possível elaborar um cenário com uma estratégia dominante, e tomar a decisão.
Aqui vão algumas dicas de como aumentar seu retorno utilizando a Teoria dos Jogos:
É muito importante que você tenha definido quais são as suas metas em relação ao seu dinheiro. Deseja retirar esse dinheiro a curto prazo ou deseja retirar esse dinheiro a longo prazo?
Com isso você saberá qual tipo de investimento é mais adequado.
Você está disposto a tomar mais ou menos riscos? Vá com calma, caso seja um investidor iniciante, comece por formas de investimento mais simples, para mais tarde ir conhecendo mais o mercado e adicionando mais formas.
Talvez essa seja a principal dica, pois é com o estudo que você vai conhecer os diversos produtos que o mercado tem a oferecer, bem como seus riscos e oportunidades.
E não deixe de acompanhar o mercado. Tenha um tempo dedicado a acompanhar as notícias e avaliar seus ganhos e perdas. E, caso seja necessário, adaptar seus investimentos em sua carteira.
É possível conseguir algumas vantagens aplicando o conceito da Teoria dos Jogos em seus investimentos, sendo elas:
Se você pretende investir ou já está inserido nesse ramo, saiba que é imprescindível manter um controle e acompanhar os investimentos.
Para facilitar a sua rotina, liberamos a planilha de Controle de Ações de forma gratuita, que conta com uma estrutura de registro de ações de giro diário e operação comum e um gráfico automático.
Clique no botão abaixo e faça o download!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!