Se tem uma coisa que sempre ouvimos falar é que “vender é uma arte”, mas com a experiência dos anos e a concorrência, em diversas áreas do mercado, começamos a perceber que vender é muito mais do que isso.
Vender requer habilidade sim, mas também é necessário muito estudo, treinamento e prática na área em que se está atuando.
Conhecer os tipos de clientes e ter um processo de vendas é algo indispensável para todas as empresas e suas equipes comerciais.
Saber a abordagem correta para cada um dos tipos de clientes é fundamental para melhor atendê-los e isso ajuda no processo da decisão de compra.
Mas é preciso ir além e formar uma relação contínua que deve ser construída a cada atendimento baseado nos seus desejos e necessidades.
Antes de iniciarmos a lista com os 8 tipos de clientes mais comuns e como lidar com eles, uma dica incrível?
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Pronto para saber quais são os tipos de clientes, e aprender como lidar com cada tipo? Então vamos lá.
Para começar nossa lista “devo comprar a camisa preta ou azul?” Esse é um dos tipos de clientes mais comuns. A principal característica do cliente indeciso é a insegurança ao fechar uma compra. Ele sempre questiona várias vezes se o produto é o que precisa, se pode confiar na loja, se é o momento de fechar o negócio e quais produtos seriam o melhor para ele.
Dessa forma, coloca várias objeções antes de comprar!
A melhor forma de lidar com esse perfil é tentar encaminhar para um processo de decisão. Para isso, você pode, por exemplo, mostrar as vantagens de adquirir o produto. Portanto, a chave é passar confiança de que ele fará uma boa compra.
Considerando todos os tipos de clientes, este talvez seja o que está mais próximo da venda. O cliente decidido já sabe o que irá comprar, pois geralmente já pesquisou as informações do produto e dos concorrentes anteriormente. “Sim, vou querer levar dois!” Portanto, ele vai até a sua loja para fechar o negócio.
Neste caso é importante tomar cuidado e não dar um passo em falso que faça com que ele desista da compra ou vá à concorrência. Então, a melhor forma de lidar com esse perfil é ser objetivo na explicação sobre o produto, não seja ansioso para fechar o negócio e deixe que ele decida a hora de bater o martelo.
Você deve observar que em alguns casos o cliente decidido pode se tornar o cliente apressado. Como já tem certeza do que precisa, ele vai querer agilizar os processos. Quando conseguir identificar que ele tem pressa, dê mais atenção e tente executar um fechamento da venda mais rápido.
“Aqui vocês vendem sorvete com catupiry?” Os clientes confusos não conseguem se expressar de maneira objetiva, não demonstram segurança nas informações e se confundem ao explicar sua dúvida ou problema.
A melhor forma de atendê-los é ter bastante paciência, solicitar que o cliente repita o que disse e ir ordenando os fatos. Faça perguntas simples para tentar entender o que ele procura.
Para não gerar mais desorientação você deve limitar o número de opções baseado no que captar sobre a necessidade. Além disso, é importante transmitir segurança e confiabilidade durante todo atendimento.
“Conheço tudo sobre esse produto!” As principais características do cliente crítico é que ele não aceita outras opiniões e está sempre querendo demonstrar que sabe mais do que o vendedor.
Dentre os tipos de clientes, este pode ser um dos mais difíceis de lidar. Por isso ser bem humorado, ter calma e tolerância são fundamentais no atendimento.
Normalmente costumam reclamar de tudo de forma fundamentada e também sem nenhum motivo específico. Por isso, forneça toda a atenção que o cliente precisar, mas sempre evite entrar em discussão.
Lembre-se que ele acredita ter sempre a razão.
Procure trazer soluções para os problemas levantados por ele e tente fazer com que as decisões de compra, ao final da negociação, tenham vindo todas dele.
“Era para entregar na sexta, mas pode ser quarta?”. Uma das principais características do cliente ansioso é a sua dificuldade de aguardar o cumprimento dos prazos, mesmo que isso tenha sido acordado na compra. Ele tem pressa e deseja sempre que as entregas sejam feitas de maneira imediata.
A melhor forma de lidar com esse perfil é ser sempre solícito, mas tomando cuidado para não ceder a todos os seus desejos. Portanto, relembre as condições de prazos acordadas e caso seja solicitado para buscar adiantar o processo de entrega.
O cliente grosseiro provavelmente teve alguma experiência ruim com a empresa e se sente prejudicado. De maneira geral, ele tem alguma justificativa para agir dessa forma e tem como prová-la. “Sei bem como vocês trabalham!”.
Lembra que eu falei que o cliente crítico era um dos tipos de clientes mais difíceis de lidar? Pois é, ele compete com isso!
A melhor forma de lidar com esse perfil é buscar entender o motivo pelo qual está sendo grosseiro e, a partir disso, buscar formas de solucionar o seu problema.
Um bom jeito de resolver, é agir de modo sucinto, com cordialidade, não deixando que a tensão seja o foco da situação.
“À vista, tem desconto?” O cliente “pechincha” ou cliente negociador é aquele que toma suas decisões baseado no menor preço, dessa forma, não é fiel a marca e troca de fornecedor quando encontra um preço mais barato. Eles procuram por preço baixo e boas opções de pagamento.
Esses clientes precisam de uma validação de que estão obtendo, de alguma forma, uma vantagem extra nas compras. Portanto, esteja aberto para a negociação, mas não ceda fácil.
Uma boa forma de lidar com esse perfil é não colocar a qualidade de um produto em risco para cobrar um preço muito baixo. Ao mesmo tempo, é importante mostrar o valor agregado do produto e oferecer produtos em promoção.
Um dos tipos de clientes mais clássicos. O cliente informal é aquele que chega logo se colocando à vontade, tratando o atendente com intimidade. “Como vai a família?”.
Para lidar com clientes desse tipo é importante que você não participe da liberdade oferecida por ele. Trate-o normalmente, com muita simpatia e adote o comportamento de direcionar a conversa para que ela não desvirtue e caia no lado pessoal.
Se ele só desejar obter informações, responda detalhadamente às perguntas, mas evite se prolongar.
Após conhecer os tipos de clientes mais comuns e algumas maneiras de como lidar, você pode trabalhar ainda mais seu atendimento. Da mesma forma que existem pessoas com diferentes perfis e problemas, existem também soluções variadas. Tudo isso em busca de melhorar a experiência do cliente com foco na fidelização.
Fidelizar é ter certeza que você será a primeira opção quando ele precisar do produto ou serviço. Além disso, quem mantém um cliente na empresa tem um custo bem menor do que converter um novo.
Grad. em Ciências Exatas pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Foi bolsista de Robótica e Educação Matemática no Colégio de Aplicação João XXIII. Diretor de Gestão da Qualidade no Ramo Estudantil IEEE UFJF. Possui certificação de Especialista em Growth, Black Belt em Lean Six Sigma, Scrum Master pela Voitto e Product Management pela PM3. Especialista em SEO, ex-coordenador do blog da Voitto, gosto de quebrar paradigmas e desafiar limites usando a tecnologia e a comunicação.
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