Quais são os Tipos de Manutenção?
O que é a Manutenção Corretiva?
O que é a Manutenção Preventiva?
O que é a Manutenção Preditiva?
O que é a Manutenção Proativa?
O que é a Manutenção Detectiva?
Como aplicar a manutenção na minha empresa?
Conheça mais sobre a Manutenção Produtiva Total (TPM)!

Tipos de Manutenção: você sabe quais são elas e quando devem ser empregadas?

Conheça mais sobre os Tipos de Manutenção, sendo elas corretiva, preditiva, preventiva, proativa e detectiva, e veja qual é a mais indicada para cada situação.

Letícia Bicalho
Por: Letícia Bicalho
Tipos de Manutenção: você sabe quais são elas e quando devem ser empregadas?

A manutenção é de extrema importância para indústrias grandes ou pequenas, pois deve-se fazer a conservação de seus maquinários para garantir que o produto saia com a qualidade desejada e também para que a empresa não tenha a produtividade afetada.

Por isso, não faça da manutenção sua inimiga, mas sim sua principal aliada para evitar desperdícios, com máquinas consumindo mais produtos por falta de calibração, prejuízos, com quebras inesperadas e perda de produção, e paradas desnecessárias.

Neste artigo, você entenderá mais sobre os diferentes tipos de manutenção para conseguir avaliar qual é a melhor para o seu negócio! O artigo será dividido nos tópicos a seguir:

  • Quais são os Tipos de Manutenção?
  • O que é a Manutenção Corretiva?
  • O que é a Manutenção Preventiva?
  • O que é a Manutenção Preditiva?
  • O que é a Manutenção Proativa?
  • O que é a Manutenção Detectiva?
  • Como aplicar a manutenção na minha empresa?

Quais são os Tipos de Manutenção?

Os tipos de manutenção variam de acordo com dois quesitos. O primeiro deles é a programação da manutenção e o segundo é o comportamento que será tomado em relação à falha, ou seja, quando um bem não pode mais realizar a função requerida a ele.

Sendo assim, a manutenção possui duas classificações: a programação e o objetivo.

Programação

A programação é dividida em manutenções que são programadas e as não programadas.

Portanto, existem tipos de manutenção que seguem uma programação periódica ou aperiódica, que depende do objetivo e outras manutenções que não seguem nenhum tipo de programação.

Objetivo

O objetivo está relacionado com a decisão que será tomada frente a uma falha. Por exemplo: a manutenção corretiva que permite que a falha aconteça para tomar uma atitude ou a manutenção preventiva que não deixa falhas surgirem.

O objetivo é dividido em manutenção corretiva, preventiva, preditiva, proativa e detectiva, que serão explicadas de maneira mais específica abaixo.

O que é a Manutenção Corretiva?

A manutenção corretiva ocorre quando um equipamento apresenta alguma falha ou pane, ou seja, ela acontece quando o equipamento não realiza mais as funções requeridas de maneira satisfatória. Esse é o tipo de manutenção mais conhecido e utilizado.

Porém, não é indicado utilizar a manutenção corretiva para equipamentos que possuem funções essenciais dentro da fabricação de um produto, pois ela geralmente demora mais tempo para ocorrer, fazendo com que toda a produção fique parada por tempo indeterminado.

Além de ser mais cara, por conta das peças que devem ser respostas, gera prejuízo pela produção estar parada.

A manutenção corretiva é utilizada em máquinas que não possuem importância primária na fabricação, pois  a quebra delas não irá afetar diretamente a qualidade e a produção do produto.

O que é a Manutenção Preventiva?

A manutenção preventiva é realizada em intervalos de tempo predeterminados ou de acordo com critérios já prescritos para diminuir a possibilidade de falha, degradação do equipamento e evitar quebras.

As ações dessa manutenção podem ser baseadas nas informações que o fabricante passa sobre a máquina ou em um calendário estabelecido pelos engenheiros e técnicos de manutenção.

Vale ressaltar que essa manutenção não possui controle prévio do estado do bem.

Ela é indicada para maquinários novos, que estão nos mesmos padrões de quando o fabricante fez as informações de consulta para garantir o bom funcionamento da máquina, ou para maquinários que não é possível acompanhar de perto.

O que é a Manutenção Preditiva?

A manutenção preditiva, também conhecida como manutenção condicional, avalia a condição em que o maquinário está e também leva em consideração previsões estimadas da deterioração da máquina.

Ela é indicada para maquinários novos e já usados, pois realiza a avaliação da máquina de maneira contínua, mas averigua previsões feitas pelo fabricant, tornando-se uma boa opção de manutenção de maneira geral.

Qual é a diferença entre a Manutenção Preventiva e a Preditiva?

A principal diferença entre a manutenção preventiva e a preditiva é a avaliação de parâmetros de estado do bem. A manutenção preditiva considera a avaliação do maquinário, já a preventiva apenas segue o cronograma imposto.

O que é a Manutenção Proativa?

A manutenção proativa age de maneira diferente das outras, seu objetivo principal é aumentar o tempo de vida útil da máquina, logo ela não age no conserto dos problemas, mas sim na causa que os geram.

Portanto, a manutenção proativa vai atrás do porquê as falhas estão ocorrendo e trabalha nessa causa raiz. Uma ferramenta muito utilizada nesse tipo de manutenção são os 5 porquês.

Na prática, a manutenção proativa pode ser muito mais econômica para a empresa do que os outros tipos de manutenção.

Um exemplo disso é a empresa japonesa Kawasaki Steel que, após implementar a manutenção proativa, conseguiu resultados extremamente significativos, chegando em até 97% de redução dos casos de falhas hidráulicas.

O que é a Manutenção Detectiva?

A manutenção detectiva ocorre por meio de aparelhos como o ultrassom, para detectar falhas ocultas que não são perceptíveis ao operador e ao pessoal da manutenção.

Vale ressaltar que este tipo de manutenção permite a detecção e a correção de falhas enquanto mantémo sistema em operação. Porém, geralmente é feita por empresas terceirizadas.

A aplicação da manutenção detectiva depende do tipo de máquinas e aparelhos da empresa.

Como aplicar a manutenção na minha empresa?

Para que a aplicação de qualquer tipo de manutenção na sua empresa ocorra de maneira eficaz, primeiramente é preciso que os operadores colaborem, pois são eles que detêm o conhecimento sobre as máquinas e convivem diariamente com elas.

Outro fator que não pode faltar é a gestão da manutenção e aplicação de ferramentas que o ajudam em todo processo. A mais conhecida no mercado é a Manutenção Produtiva Total (TPM).

Por fim, separamos algumas dicas de como realizar manutenções com sucesso, confira:

  1. Avalie as necessidades: comece avaliando as necessidades específicas da sua empresa em relação à manutenção, considerando os tipos de equipamentos, máquinas ou instalações que você possui;
  2. Estabeleça um plano de manutenção: inclua as atividades a serem realizadas, a frequência com que devem ocorrer e os recursos necessários;
  3. Escolha os responsáveis: atribua responsabilidades claras para a equipe de manutenção e certifique-se de que eles tenham as habilidades e conhecimentos necessários;
  4. Priorize a segurança: tenha certeza de que a sua equipe está ciente das medidas de segurança, possua EPI’s e que todos os procedimentos sejam seguidos corretamente;
  5. Faça registros: mantenha registros detalhados de todas as atividades de manutenção realizadas, incluindo datas, descrições do trabalho realizado, peças substituídas, custos envolvidos, entre outros.

Conheça mais sobre a Manutenção Produtiva Total (TPM)!

A Manutenção Produtiva Total é uma abordagem Lean que visa eliminar desperdícios, reduzir custos e otimizar a eficiência operacional.

Por isso, se você deseja conhecer mais sobre essa metodologia, elaboramos um guia com os principais pilares do mundo da TPM!

Faça agora o download gratuito do e-bookManutenção Produtiva Total (TPM): entenda os 8 pilares da metodologia”! e comece a transformar os resultados da sua empresa!

Letícia Bicalho

Letícia Bicalho

Graduanda em Secretariado Executivo Trilíngue - Português, Francês e Inglês pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Possui experiência e certificação em Copywriting, SEO, Revisão de Textos e Marketing de Conteúdo. Atuou como Gerente de Assessoramento Linguístico e Diretora de Projetos na SEC Jr. Consultoria e Assessora de Eventos no ContaMina UFV - Liderança Feminina. Atualmente é estagiária do Grupo Voitto, onde faz parte do time de Artigos & SEO.

Gestão da Qualidade

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit] Gestão Da Qualidade

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.