O que é o TOEFL?
Como o TOEFL funciona?
Qual a relevância do TOEFL?
3 dicas de como se preparar para o TOEFL!
Desenvolva seu inglês para processos seletivos!

Descubra tudo o que você precisa saber sobre o TOEFL

Um dos testes mais valorizados ao redor do mundo, o TOEFL comprova a proficiência na língua inglesa e é utilizado por muitas universidades e empresas.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Descubra tudo o que você precisa saber sobre o TOEFL

Diversas pessoas ao preencher currículos para candidaturas em empresas e universidades colocam a fluência na língua inglesa. No entanto, muitos processos seletivos passaram a exigir o TOEFL para essa comprovação. 

A grande adesão desse teste está no fato de que ele é muito completo. A nota final conta com a avaliação de quesitos como a compreensão auditiva, habilidades de escrita e interpretação, além de fluência e dicção.

Além disso, você pode fazer a prova em diversos locais do país. A aplicação do exame pode ser online ou presencial. Quer saber mais sobre o teste TOEFL e quais as situações em que ele pode ser um diferencial na sua vida? Confira a seguir!

  • O que é o TOEFL?
  • Como o TOEFL funciona?
  • Qual a relevância do TOEFL?
  • Dicas de como se preparar para o TOEFL!
  • Desenvolva seu inglês para processos seletivos!

Mas antes de irmos para essas informações, que tal dar uma olhada em um dos nossos cursos gratuitos que combina perfeitamente com você?

Você se sente despreparado para participar de processos seletivos? Para se destacar dos concorrentes, você precisa ser estratégico e dar o melhor de si!

Com o curso Como ter sucesso em um Processo Seletivo, você aprenderá a reconhecer seus pontos fortes e se a vaga que está tentando é compatível com o seu perfil. Além disso, você também aprenderá a elaborar um currículo atraente, dentre outras habilidades para desenvolver uma autoconfiança diante do entrevistador e aumentar suas chances de ser contratado.

Esperamos você para estudar com a Voitto e, em seguida, publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo para obter mais informações e obter um desconto de 50% no curso.

Como ter sucesso em um processo seletivo? Saiba já!

O que é o TOEFL?

O TOEFL é um exame de proficiência na língua inglesa muito utilizado em processo seletivo de emprego, intercâmbio, bolsas de estudo e até mesmo para cursar graduação e pós graduação no Brasil e no exterior.

Esse modelo se tornou muito popular pois pode ser realizado de forma presencial ou remota. Além disso, a sua avaliação conta com um teste condizente com o dia a dia de uma pessoa que precisará se comunicar em inglês, com questões voltadas para:

No entanto, o teste possui duas modalidades diferentes entre si. TOEFL ITP é aplicado pessoalmente e em papel. Possui menos visibilidade em processos seletivos no exterior, mas ainda é utilizado por muitas universidades que oferecem programas de intercâmbio, por exemplo.

Já o TOEFL IBT é aceito pela maioria dos países e processos seletivos. Essa prova pode ser feita de maneira online em centros de aplicação ou em casa.

Quer entender melhor como funciona cada uma das modalidades? Confira a seguir!

Como o TOEFL funciona?

Como você já sabe, o TOEFL é um teste muito completo. Por isso, ele possui sessões de listening, reading, speaking e writing, ou seja, que trabalham audição, leitura, fala e escrita.

Mas para que você se aprofunde e se sinta mais preparado, separamos mais detalhes sobre cada uma das habilidades avaliadas neste exame de proficiência da língua inglesa.

Listening - Audição

Essa sessão tem como objetivo avaliar a compreensão oral do candidato. Isso é feito através de 4 a 6 áudios, com cerca de 11 questões cada, para o TOEFL IBT.

Nesse modelo, os pontos dados a essa etapa podem ser de 0 a 30 e sua duração é de 60 a 90 minutos.

Para o teste ITP a habilidade é avaliada através de 50 questões com tempo de aproximadamente 35 minutos para resposta.

Reading - Leitura

A parte do exame TOEFL voltada para leitura busca analisar a capacidade de compreensão da língua inglesa.

Para o TOEFL IBT, há sempre entre 10 e 14 questões por passagem, baseadas em até 4 trechos de livros ou materiais acadêmicos. Com duração de duração de 60 a 80 minutos. Essa sessão também é pontuada de 0 a 30.

Já para o modelo ITP são apenas 55 minutos e 50 questões a serem respondidas.

Writing - Escrita

Assim como as outras, a parte de escrita possui uma distribuição de pontos entre 0 e 30. No entanto, ela é dividida em duas partes para o TOEFL IBT:

  • Redação com base em histórias próprias (20 minutos);
  • Resposta a uma pergunta após ler um texto de apoio (30 minutos).

Para o TOEFL ITP a duração é de 25 minutos e são 40 questões a serem respondidas.

Speaking - Fala

Essa é a sessão do teste TOEFL com menos tarefas e é exclusiva para o modelo IBT. São apenas de 4 a 6 perguntas, sendo uma ou duas delas pessoal e as outras sobre trechos de áudio e textos de apoio.

O speaking é uma das etapas mais curtas do teste, com duração de 50 minutos. A pontuação também é entre 0 e 30.

Dessa forma o TOEFL IBT possui 120 questões, enquanto o ITP possui 144 questões com pontuações máximas de 120 e 677, respectivamente.

Para a aprovação, cada processo seletivo define a sua nota mínima. No entanto, os níveis são padronizados. Para o IBT, por exemplo, são como a seguir:

  • A2: 42-71 pontos;
  • Intermediário Superior: 72-94 pontos;
  • Avançado: 95-120 pontos.

Qual a relevância do TOEFL?

Hoje em dia, para qualquer empresa o inglês é um dos requisitos básicos. Por isso, se preparar para entrevistase testes do idioma é essencial.

No entanto, muitas pessoas se candidatam a esses processos seletivos e colocam um nível de domínio da língua inglesa que não condiz com a realidade. Sendo assim, muitos recrutadores criam uma expectativa no candidato que não é realidade.

Dessa maneira, o teste TOEFL é utilizado para previamente analisar os candidatos. Ajudando as empresas a fazer melhores filtros de quais irão seguir para as fases de testes da língua para vagas que essa skill é essencial.

Mas não é apenas na carreira profissional que o exame é importante. Para quem busca fazer intercâmbiose pós-graduações, esse também é um mecanismo muito utilizado para avaliar os potenciais estudantes.

Sendo assim, independente do ramo de atuação que você decida seguir, o teste TOEFL pode ser decisivo para alcançar os seus objetivos. Para te ajudar nesse processo, separamos algumas dicas de como se preparar para o exame. Veja a seguir!

3 dicas de como se preparar para o TOEFL! 

Se preparar para um teste sempre exige tempo e dedicação. Para o TOEFL não é diferente! Afinal, ele avalia diversos quesitos e não há espaço para ter um desempenho ruim em nenhum deles.

Por isso, confira algumas dicas para se preparar desde já!

1. Faça uma boa gestão de tempo

Assim como ENEM, o TOEFL também exige que os candidatos tenham uma boa gestão do seu tempo. Por isso, ao fazer simulados sempre busque cronometrar o tempo de resposta.

Para isso, existem diversos aplicativos de gestão do tempo, além de simulados que já consideram a duração das provas oficiais para treinar os candidatos. Um dos grandes diferenciais está na capacidade de responder todas as questões. Afinal, não há penalidade com as incorretas.

2. Aprimore os quatro quesitos de avaliação

Muitas pessoas se consideram com um nível avançado de inglês, mas acabam não tendo um resultado muito bom no TOEFL. Isso acontece pois ele avalia igualmente o desempenho do candidato em quatro níveis diferentes.

Por isso, não deixe de treinar e aprimorar as habilidades que você considera mais fracas no seu desempenho. Práticas que podem te ajudar:

  • Listening: assistir séries em inglês sem legendas, além de ouvir músicas no idioma;
  • Reading: ler notícias de jornais em inglês, para aprimorar interpretação e vocabulário;
  • Speaking: conversar com amigos e familiares em inglês sobre situações do dia a dia, inclusive sobre reportagens lidas;
  • Writing: escrever diários contando sobre situações de rotina em inglês. 

3. Faça grupos de estudos 

Outra excelente prática para quem está se preparando para o TOEFL é a criação de grupos de estudos. Com eles, fica mais fácil treinar as quatro habilidades. 

Para isso, entenda se é necessário um professor para conduzir o aprendizado. No entanto, em alguns casos de alunos mais avançados, os próprios candidatos conseguem dar suporte uns aos outros.

Agora, que tal uma super última dica final? Se o seu desejo em tirar uma boa nota no TOEFL é para ter sucesso em algum processo de seleção, temos algo que também vai te ajudar a alcançar esse objetivo!

Desenvolva seu inglês para processos seletivos!

Em um mundo globalizado, o inglês se torna obrigatório para se manter competitivo. Por isso, processos seletivos exigem o inglês como pré-requisito. Mas você está preparado para uma vaga assim? Como você se sente quando a entrevista é em inglês?

Com o curso Inglês para Processos Seletivos você entenderá como se dá uma entrevista em inglês e, assim, identificar qual informação que o recrutador deseja. Você aprenderá a pronunciar corretamente e a elaborar respostas simples e completas sobre estudos e informações pessoais e profissionais.

Eai, está Interessado em aprender o inglês necessário para processos seletivos, convencer o entrevistador de que o seu perfil é adequado para a vaga e conquistar a vaga dos seus sonhos?

Use o cupom BLOG100 na nossa plataforma e comece a se qualificar gratuitamente! Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixa e saiba mais a respeito!

Aprenda o Inglês necessário para os processos seletivos! Clique e se inscreva já!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Como ter sucesso em um Processo Seletivo? Saiba já!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Pago] Como Ter Sucesso Em Um Processo Seletivo

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.