Níveis de certificação Lean Seis Sigma: recapitulando...
1. Consultant - Digital Manufacturing - McKinsey & Company
2. Analista de Qualidade - Jabil
3.  Jr. Product Development Cooling Engineer - Whirlpool Corporation
Viu como há diversas oportunidades para um Black Belt?

Vagas de emprego Master Black Belt, saiba o que mercado espera de você!

Confira a lista atualizada com 9 vagas de emprego abertas para profissionais Lean Seis Sigma e destaque-se como Master Black Belt!

Júlia Vieira
Por: Júlia Vieira
Vagas de emprego Master Black Belt, saiba o que mercado espera de você!

Estamos vivendo um contexto conhecido como a era da informação. Mercados abertos, negócios sem fronteiras, competitividade a todo vapor!

Por isso, não basta apenas ter uma graduação, falar outra língua ou ter participado de atividades extracurriculares. Você precisa ter algo que o faça destacar em meio a dezenas, centenas ou, até mesmo, milhares de pessoas!

Nessa árdua busca, que poucos têm vez, você deve mostrar que é o candidato que tem os melhores meios para a empresa! Afinal, no fim do dia, o que importa são os números!

Mas como fazer isso?

A certificação Master Black Belt em Lean Seis Sigma é um diferencial que garante exatamente essa capacidade! Esse profissional tem a habilidade de liderar complexos projetos de melhoria Seis Sigma e possui avançados conhecimentos em ferramentas estatísticas.

Sendo assim, o Master Black Belt consegue reduzir a variabilidade de processos, aumentar a eficiência da organização e reduzir custos.

Então, que empresa não iria querer um especialista em uma das mais famosas metodologias gerenciais e que possui como intuito principal a geração de lucros?

Pois bem, esse é um profissional para se manter! Neste artigo, vou te mostrar como esse título pode abrir portas no mercado, através de 3 vagas de emprego abertas em que a certificação é exigida ou serve como diferencial.

Níveis de certificação Lean Seis Sigma: recapitulando...

  • White Belt: é a mais básica certificação em Lean Seis Sigma e garante o conhecimento inicial acerca da metodologia à nível operacional.
  • Yellow Belt: são os profissionais de nível tático que podem desenvolver pequenos projetos de melhoria em sua área de atuação, desde que sejam de baixa complexidade.
  • Green Belt: é voltada para profissionais que dedicam parte de seu tempo a atividades de melhoria contínua e execução de projetos Seis Sigma. Ocupam posições de destaque, sendo capazes de liderar projetos de melhoria por meio de análises estatísticas
  • Black Belt: são capazes de resolver problemas corporativos de alta complexidade com a utilização das mais avançadas análises estatísticas (software Minitab) em busca de competitividade estratégica. Respondem direta ou indiretamente ao Master Black Belt.
  • Master Black Belt: é o mais alto nível de certificação. O Master Black Belt é capacitado para direcionar as estratégias junto ao programa Seis Sigma em uma organização e dar suporte aos Green Belts e Black Belts que nela atuam, sendo peça chave na implementação da metodologia de maneira sustentável.

Tenha em mente que, mesmo em vagas onde apenas o conhecimento em um dos níveis da metodologia é exigido, o profissional Black Belt, assim como o Master Black Belt, sai na frente dos demais candidatos, já que são os mais capacitados para desenvolver projetos de Lean Seis Sigma.


Quando já se é Black Belt em Lean Seis Sigma, ou está prestes a se tornar um, muitas vezes nos perdemos com tanta informação e ferramentas disponíveis. Assim, desenvolver um projeto pode ser tornar uma tarefa mais árdua do que deveria ser.

Pensando na necessidade de desenvolver na sua empresa um projeto em Lean Seis Sigma com o maior nível de eficiência e exatidão possível nós da Voitto desenvolvemos em um só Kit as Ferramentas Essenciais para um Black Belt!

Estas ferramentas te auxiliarão a definir, mensurar, analisar e propor soluções aos problemas que interferem no desempenho dos processos organizacionais de uma empresa!

Para desenvolver projetos de melhoria com maior retorno e aumentar seu nível de empregabilidade no mercado, esta é com certeza uma excelente opção! Não fique de fora, clique logo abaixo e faça o download!

Kit de Ferramentas essenciais para um Black Belt

1. Consultant - Digital Manufacturing - McKinsey & Company

Descrição da empresa:

McKinsey & Company é uma empresa global de consultoria de gestão.

Atuam como os consultores de confiança das principais empresas, governos e instituições do mundo, além de trabalharem com organizações líderes nos setores privado, público e social. A McKinsey & Company tem profundo conhecimento funcional e setorial, bem como ampla abrangência geográfica. Tem paixão por enfrentar desafios imensos que são importantes para os clientes e, muitas vezes, para o mundo.

Constroem suas capacidades e habilidades de liderança em todos os níveis e todas as oportunidades. E fazem isso para ajudar a construir suporte interno, resolver problemas reais e chegar a recomendações práticas.

Descrição da vaga:

Ajudar os clientes a pensar em como adaptar suas operações em resposta ao crescimento contínuo de tecnologias de manufatura avançadas, incluindo a manufatura digital.

Desenvolver soluções sob medida, aproveitando seu profundo conhecimento e experiência na aplicação de tecnologia de manufatura avançada, incluindo digital e big data, para melhorar as operações de ponta a ponta, desde o desenvolvimento do produto até a fabricação e serviço.

Além disso, trabalhará para configurar as organizações para que possam obter melhorias rápidas na experiência do cliente, inovação, receita e custos e ajudará os líderes a traduzir sua visão digital em um conjunto priorizado de oportunidades ricas em valor e ajudará a determinar como as organizações podem ser preparadas para o sucesso em um mundo digital.

Qualificações:

  • Bacharelado de preferência em engenharia ou negócios; preferencial de mestrado ou outro grau avançado;
  • Mais de 8 anos de experiência profissional de trabalho;
  • Forte conhecimento de operações enxutas (por exemplo, Kaizen, ferramentas Six Sigma) e, potencialmente, um Master Black Belt ou certificação equivalente;
  • Experiência na aplicação de tecnologia da indústria 4.0, incluindo digital e big data (por exemplo, Smart Factory, IoT, automação / robótica em instalações de produção de classe mundial);
  • Proficiência em uma ou mais das seguintes análises preditivas (manutenção, produção, condições ambientais), otimização, ferramentas de planejamento e software, simulações e automação;
  • Excelentes habilidades analíticas e conceituais;
  • Histórico comprovado de liderança em um ambiente de trabalho;
  • Capacidade de trabalhar de forma colaborativa em um ambiente de equipe e em todos os níveis de uma organização;
  • Habilidades para comunicar idéias complexas de forma eficaz, tanto verbalmente quanto por escrito, em Inglês; fluência em espanhol é uma vantagem;
  • Conforto com viagens extensas (até 80% do tempo).

Localização:  

São Paulo - São Paulo, Brasil.

Média Salarial:

De acordo com o Glassdoor, a média salarial de um Consultant, na McKinsey & Company, é de R$ 31.389,00/mês.

Nível de certificação Lean Seis Sigma: 

Master Black Belt ou certificação equivalente.

2. Analista de Qualidade - Jabil

Descrição da empresa:

Com mais de 260.000 funcionários diversificados, talentosos e dedicados em 100 locais em 30 países, a visão da Jabil é ser o provedor de soluções de manufatura mais tecnologicamente avançadas e confiáveis.

Combinam amplitude e profundidade incomparáveis ​​de experiência no mercado final, capacidades técnicas e de design, know-how de fabricação, percepções da cadeia de suprimentos e especialização em gerenciamento de produto global para permitir o sucesso das marcas líderes mundiais.

São movidos por um propósito comum de causar um impacto positivo uns para os outros, nas comunidades e no meio ambiente.

Descrição da vaga:

O profissional terá de atuar como elo entre o Departamento de Qualidade e outros departamentos e fábricas da Jabil em questões que envolvem análise estatística, além de estabelecer o cronograma e garantir que estudos regulares de capacidade sejam realizados em equipamentos críticos.

Deve apoiar atividades Lean por meio de design e análise de experimentos e por meio da validação de dados de projetos de melhoria de processo, melhorar o suporte técnico do Departamento de Qualidade na utilização de ferramentas estatísticas, apoiar e direcionar o foco em ações corretivas e melhoria contínua por meio do uso de ferramentas estatísticas e atuar como um elo entre a planta e o Analista de Qualidade Global com relação às avaliações de processos padronizados.

Ademais, deve apoiar, focar e conduzir ações corretivas e atividades de melhoria por meio do uso de dados estatísticos, ministrar treinamento no uso de ferramentas estatísticas (SPC, DOE, ANOVA, testes T e F, Intervalos de confiança), auxiliar na seleção, justificativa e operação do equipamento de medição, auxiliar no desenvolvimento de planos e cronogramas de melhoria de processos e desenvolver e implementar procedimentos e método de relatório.

Qualificações mínimas:

  • Bacharelado em engenharias ou em Matemática / Estatística;
  •  3 anos de experiência em manufatura de eletrônicos em uma engenharia de qualidade ou manufatura;
  • É preferível a certificação de Mestrado em Matemática / Estatística e Six Sigma Black Belt.

Localização:  

Manaus - Amazonas, Brasil.

Média Salarial:

De acordo com o Glassdoor, a média salarial de um Analista, na Jabil, é R$ 4.114/mês.

Nível de certificação Lean Seis Sigma: 

Black Belt em Seis Sigma.

3.  Jr. Product Development Cooling Engineer - Whirlpool Corporation

Descrição da empresa:

A Whirlpool Corporation tem o compromisso de ser a melhor empresa global de cozinha e lavanderia, na busca constante de melhorar a vida em casa.

Em um mundo cada vez mais digital, a empresa está impulsionando a inovação proposital para atender às necessidades em evolução dos consumidores por meio de seu portfólio de marcas icônicas, incluindo Whirlpool, KitchenAid, Maytag, Consul, Brastemp, Amana, Bauknecht, JennAir, Indesit e Yummly.

Em 2020, a empresa registrou aproximadamente US$ 19 bilhões em vendas anuais, 78.000 funcionários e 57 centros de manufatura e pesquisa de tecnologia. A Whirlpool Corporation é consistentemente reconhecida pela FORTUNE como uma das empresas mais admiradas do mundo.

Os valores da empresa são a força motriz por trás de tudo o que fazemos. Integridade, Respeito, Inclusão e Diversidade, Um Redemoinho e Espírito de Vitória levam as equipes à excelência.

Descrição da vaga:

  • Fornecer design e arquitetura de refrigeração trabalhando com equipes globais de plataformas, integradores de sistemas e proprietários de design. Aquisição, Aprovação de Produto, Segurança e Códigos, Laboratórios, Qualidade, Fornecedores e Fabricação;
  • Ser responsável por conduzir, apoiar, projetos de refrigeração, para atender aos requisitos de estratégia, custo, qualidade e inovação.
  • Criar conceitos de design de subsistema e avaliar o melhor para seguir em frente;
  • Verificar o projeto do subsistema em relação aos requisitos em cada fase de verificação;
  • Liberar design para ferramentas e gerenciar riscos no projeto de forma proativa;
  • Realizar análises de projeto de subsistema com interface com a liderança e interfuncional para obter alinhamento em cada fase;
  • Desenvolver um plano de teste de aprovação de produto para o desempenho do subsistema;
  • Projetar e desenvolver novos produtos conduzindo testes de laboratório, protótipos e construções de fabricação;
  • Apoiar as iniciativas do Material Value Team (MVT) para melhorias de processo e custo;
  • Abordar proativamente os problemas e os indicadores principais para entregar perfeitamente nas construções de protótipos, construções de desenvolvimento e fornecimento de produção;
  • Trabalhar com fornecedores para discussões / análises de design;
  • Apoiar o desenvolvimento da Estratégia de Componentes com os principais stakeholders, gerenciando os requisitos de forma a atingir os módulos e variações mínimas necessárias para cobrir todas as arquiteturas da plataforma;
  • Envolver-se para resolver problemas de forma proativa, capte os aprendizados e melhore o processo continuamente;
  • Usar ferramentas adequadas para relatar resolução de problemas (A3), seleção de conceito (matriz de Pugh), decisões tomadas (matriz de decisão), ferramentas 6 Sigma (mapa de pensamento, mapa de produto, mapa de processo, etc), gerenciamento de requisitos conforme necessário.

Qualificações:

  • Bacharel em Engenharia Mecânica ou Engenharia Química;
  • Mais de 1 ano de engenharia ou experiência técnica em gerenciamento de projetos para desenvolvimento de produtos;
  • Conhecimento prático de termodinâmica, transferência de calor e dinâmica de fluidos;
  • Inglês avançado, oral e escrito;
  • Boas habilidades analíticas;
  • Habilidades de comunicação;
  • Compreensão de estatísticas;
  • Proatividade;
  • Habilidades de trabalho em grupo;
  • Habilidades e experiências preferidas;
  • Capacidade comprovada de apoiar equipes globais;
  • Mestrado, Mestrado em Ciências;
  • Sucesso comprovado no gerenciamento e priorização de vários projetos com ou sem propriedade direta;
  • Experiência com FMEA (modos de falha e análise de efeitos);
  • Black Belt / Green Belt treinado ou certificado / Conhecimento e aplicação de ferramentas Opex;
  • Análise de tolerância e empilhamento.

Localização:  

Joinville - Santa Catarina, Brasil.

Média Salarial:

De acordo com o Glassdoor, a média salarial de um Engenheiro Júnior, na Whirlpool Corporation, é R$ 9.411/mês.

Nível de certificação Lean Seis Sigma: 

Black Belt ou Green Belt treinado ou com certificação.

Viu como há diversas oportunidades para um Black Belt?

Quer se tornar um dos profissionais mais requisitados pelo mercado de trabalho? Então, temos uma oportunidade para você!

Atualmente, todas as empresas buscam a redução da variabilidade e diminuição/eliminação de desperdícios em seus processos. Porém, raros são os profissionais que conseguem entregar esses resultados. Para atender essa demanda do mercado, nós desenvolvemos a Formação Especialista Black Belt em Lean Seis Sigma.

Com essa formação, você será capaz de:

  • Liderar equipes de melhoria contínua e obter resultados cada vez melhores.
  • Reduzir a variabilidade e diminuir/eliminar desperdícios nos processos de uma empresa.
  • Montar e gerenciar um plano de coleta de dados eficiente.
  • Desenvolver análises estatísticas criteriosas através do Minitab18®.
  • Melhorar o raciocínio e o planejamento através da metodologia DMAIC.
  • Resolver problemas corporativos de alta complexidade em busca de competitividade estratégica

O que você está esperando? Clique na imagem abaixo, inscreva-se na nossa Formação Especialista Black Belt e domine a metodologia Lean Seis Sigma!

Formação Especialista Black Belt

Júlia Vieira

Júlia Vieira

Grad. em Economia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atuou como Assessora da Qualidade e Gerente de Projetos na Campe Consultoria Jr. Possui certificação em Auditoria Interna ISO9001, Excel, White Belt Lean Seis Sigma, Metodologia Ágil, Vendas e Formação de Lideranças. Como especialista em otimização na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto, tem como objetivo pessoal impactar o maior número de pessoas possível por meio de conteúdos de qualidade, para que, dessa forma, a gestão empresarial torne-se cada vez mais assertiva.

Especialista Master Black Belt. Se inscreva!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Pacote] Especialista Master Black Belt Em Lean Seis Sigma

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.