O que é Web 3.0?
A evolução da internet
E como isso, de fato, afeta a você ou a uma empresa?
Quer aprender mais?

Você sabe o que é a Web 3.0, qual o impacto dela para você e para as empresas?

Entenda, nesse artigo, o significado de web3, veja como ela promete dar a você mais segurança e controle sobre seus dados.

Sávio Vale
Por: Sávio Vale
Você sabe o que é a Web 3.0, qual o impacto dela para você e para as empresas?

O surgimento da Lei Geral de Proteção de Dados Gerais (LGPD) revela a importância de termos segurança ao navegarmos na internet. A fim de atingir a segurança de dados digitais, surgiu o conceito de Web 3.0, a nova proposta de estrutura da internet com princípios de descentralização da tecnologia de rede blockchain.

Quer entender mais sobre isso? Confira o que encontrará no texto:

  • O que é Web 3.0?
  • A evolução da internet;
  • Qual o impacto da Web 3.0 para as pessoas e empresas?

Preparado para conhecer a Web 3.0? Vamos lá!

O que é Web 3.0?

A Web 3.0 (também conhecida como Web3, Web 3 ou Web Semântica) é nova estrutura da internet, proposto por Tim Berners Lee, que une tecnologia de inteligência artificial, machine learning e a descentralização de uma rede peer-to-peer para criar uma experiência de usuário otimizada e segura.

Como assim?

Olha, antes de tentar entender mais o que é a Web 3.0, vamos primeiro conhecer o que veio antes: a Web 1.0 e a Web 2.0.

A evolução da internet

A internet mudou significativamente desde quando foi criada. Vamos entender cada uma das fases agora mesmo!

Web 1.0

A Web 1.0 é a fase logo após a criação da internet. O conhecimento se tornou amplamente difundido, pois o principal conteúdo disponibilizado eram páginas institucionais e enciclopédias online.

No entanto, nessa fase, os usuários eram apenas. Não havia espaço para comentários, interações e compartilhamentos. As páginas eram estáticas e um pequeno grupo de empresas eram responsáveis pela criação do conteúdo, semelhante à TV e ao rádio.

Web 2.0

A Web 2.0 é a estrutura que caracteriza a internet atualmente. Foi criada para dar mais liberdade aos usuários. Foi nessa fase que as redes sociais e os blogs começaram a surgir!

A primeira democratizou o conhecimento. A segunda, a produção de conteúdo.

Com o passar do tempo, o volume de conteúdo digital aumentou o que impulsionou os mecanismos de busca a criarem estratégias de SEO para melhorar a experiência do usuários (UX).

O Google, por exemplo, coloca na primeira página de busca os conteúdos que ele entende como relevante. A expectativa é oferecer a resposta o mais rápido possível daquilo que você precisa saber. No entanto, esses esforços não parecem tão eficientes para assegurar a experiência ótima.

Além disso, existe outro problema! O número de pessoas conectadas à internet aumentou exponencialmente nos últimos anos.

As interações que elas fazem em redes sociais ou com simples pesquisas deixam um rastro de informações como: idade, contato, localização, preferências e assim por diante.

Diversas empresas começaram a ver nessas informações uma forma de lucro, criando produtos customizados.

Qual o problema disso? Você passa a ser monitorado em cada ação online por vários mecanismos que podem coletar seus dados e vendê-los. Dizem que a informação é o ouro da era digital.

Você quer sair por aí distribuindo ouro para qualquer um? Certamente não! Por isso, a estrutura da internet precisa evoluir para a Web 3.0.

A mudança para a Web 3.0

Na Web 3.0, os recursos de inteligência artificial, machine learning e blockchain serão integrados para garantir a experiência ideal e mais segurança.

Lembra que a Web 3.0 também é chamada de Web Semântica (ou Web Inteligente)? Isso se refere à proposta de desenvolver uma estrutura que torne a comunicação humano-máquina o mais natural possível.

Por exemplo:

Web 3.0

Legal não é? Sei que em algum momento pode parecer assustador, mas perceba como a experiência com uma assistente virtual, por exemplo, traz os resultados de uma busca avançada de forma natural e personalizada!

Você pode se perguntar: mas dessa forma os meus dados continuam sendo utilizados por algum mecanismo de busca e pela assistente?

Sim, porém com a estrutura da Web 3.0 a sua conexão é descentralizada e criptografada. Dessa forma, não existe um servidor central que pode monitorar os seus dados. Por isso que, além da experiência, a Web 3.0 propõe um ambiente virtual mais seguro.

E como isso, de fato, afeta a você ou a uma empresa?

Podemos perceber até aqui que a rede a Web 3.0 traz a experiência digital otimizada com a certeza de que você tem o controle sobre seus dados, assegurando que eles estão protegidos.

Para as empresas, o marketing se torna uma tarefa complicada. Sendo assim, as organizações precisarão rever a maneira como conduzem uma campanha. Veja bem, os dados dos usuários são o ouro da era digital! Sem eles, as empresas são afetadas.

Quer aprender mais?

A tecnologia Blockchain é considerada uma revolução, pois desafia paradigmas em processos relacionados a transações financeiras, de informações e documentos, de armazenamento de dados e de movimentação de ativos, nos permitindo a descentralização de monopólios de ampla duração de alguns setores.

Pensando nessa revolução, criamos o curso Fundamentos Essenciais para Blockchain. Esse treinamento introdutório prepara você para compreender os princípios, conceitos e aplicações da tecnologia Blockchain. Além disso, apresenta os comentários sobre o artigo publicado por Satoshi Nakamoto e várias questões comentadas para você se preparar para exames de certificação e se destacar no mercado de trabalho!

Tem interesse em dar os primeiros passos nessa nova tecnologia? Então, clique na imagem abaixo, utilize o cupom BLOG100 e tenha acesso gratuito ao nosso curso Fundamentos Essenciais para Blockchain.

Curso Fundamentos Essenciais para Blockchain

Sávio Vale

Sávio Vale

Grad. em Engenharia Mecânica pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI). Foi bolsista PIBIC/CNPQ na área de Engenharia dos Materiais e voluntário em desenvolvimento de projetos de pesquisa. Participou do treinamento Sebrae Like A Boss para ideação de negócios e startups pelo SEBRAE/PI. É Líder de Projetos na equipe Sol do Equador Aerodesign/IFPI e atuou, inicialmente, como analista de Estabilidade e Controle. Voltado ao desenvolvimento de competências em liderança, gestão e tecnologia. Possui certificação em White Belt em Lean Seis Sigma, Marketing de Conteúdo, Produção de Conteúdo para web e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Ebook - o que são criptomoedas? Baixe e entenda!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

O Que São Criptomoedas E Como Funcionam

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.