O SEO on-page é uma das importantes variáveis para o ranqueamento de seu site nos mecanismos de busca. Assim, a realização dessas otimizações contribuem para a melhoria da experiência do usuário em sua página.
Dessa maneira, é essencial que boas práticas sejam realizadas dentro das páginas do seu site, resultando em tráfego orgânico e em autoridade.
Continue neste artigo e descubra a importância da otimização on-page para o SEO de sua página por meio dos seguintes tópicos:
Vamos lá!
O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de boas práticas e de estratégias para posicionar uma página específica ou um site no topo dos mecanismos de busca, como o Google, o Yahoo! e o Bing.
Essas estratégias podem ser realizadas tanto On-Page, como Off-Page, estando relacionadas à otimização de conteúdo, personalização de layout, compartilhamento de links internos e acessibilidade da página.
Em consequência, algumas ferramentas como o SemRush e o Ubersuggest foram desenvolvidas para que conteúdos de qualidade sejam produzidos e otimizados para o ranqueamento do seu site no motor de busca.
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O SEO On Page é composto por um conjunto de estratégias e práticas realizadas dentro de uma página de seu site. Essas ações estão relacionadas ao conteúdo e à sua arquitetura no layout do website.
Alguns desses elementos são título e subtítulo, descrição, headings, imagens e suas respectivas descrições, URLs, códigos htmls e design responsivo.
Já o SEO Off Page está relacionado com estratégias e práticas para conseguir tráfego para a página de forma externa, por meio de link building, parcerias com embaixadores e guest posts e redes sociais.
Existem vários fatores que influenciam no ranqueamento da página, por isso, separamos os cinco principais passos para manter seu SEO On-page eficiente.
A definição de palavras-chave é a principal ação para a produção do conteúdo essencial da página. Isso inclui Title e H1, Meta Description e Subtitle. Além disso, ela deve estar presente em cerca de 3% do seu artigo.
O Title e a Meta Description estão diretamente relacionados à apresentação do seu artigo no mecanismo de busca, devendo conter até 65 caracteres e entre 140 e 160 caracteres, respectivamente.
Já o H1 e o Subtitle estão presentes na arquitetura de sua página, devendo conter até 85 caracteres e entre 120 e 140 caracteres, respectivamente.
Por fim, combinar a sua palavra-chave com outras long tail também é importante para aumentar as palavras-chave ranqueadas em seu website.
A otimização de URLs é importante também para o ranqueamento de seu site. Para isso, é necessária a escolha de URLs amigáveis e a remoção de conteúdo duplicado. Confira a seguir algumas dicas para essa definição:
A utilização das imagens de sua página pode alterar o tempo de carregamento do seu site, o que consequentemente afeta o ranqueamento nos mecanismos de busca.
Cada servidor responsável pela hospedagem de seu site possui um tamanho de imagem em KB (kilobyte) ou em MB (megabyte). O recomendado é que as imagens não passem de 1000 pixels e 300 kB.
Dessa forma, há uma infinidade de softwares e sites online que são responsáveis por compactar e redimensionar essas imagens.
Por outro lado, o nome dos arquivos, da legenda e do alt text também são responsáveis pelo ranqueamento dos artigos nos motores de busca.
Os parágrafos de seu artigo devem ser curtos para possibilitar a acessibilidade de sua página. Dessa forma, eles devem possuir de uma a quatro linhas.
O principal intuito dessa otimização é tornar a informação clara, simples e objetiva, seguindo os princípios do copywriting, ou seja, com o intuito da conversão em vendas.
Esse passo pode ser realizado também nas redes sociais e no Marketing de Conteúdo.
Ainda, a utilização de headings também é responsável por essa otimização, por meio da organização da hierarquia da página. Dessa forma, o H1 é mais importante que o H2, que é mais importante que o H3 e assim por diante.
Por conseguinte, o recomendado é que seja usado um único H1 por página e, se necessário, múltiplos H2 e H3.
A escolha de links internos e externos é responsável pela classificação de autoridade da sua página.
Dessa forma, procure utilizar links externos que possuam autoridade forte e sejam confiáveis, para não afetar a credibilidade de sua página.
Em relação aos links internos, procure aqueles que tenham mais a ver com o assunto de tal página especificada e sejam atrativos, para aumentar as chances de seu leitor continuar em seu site.
Algumas ferramentas podem ser utilizadas para a análise do SEO on-page das páginas de seu site. Confira a seguir algumas delas:
O SemRush SEO Writing Assistant é uma extensão para o Google Docs e avalia o conteúdo do seu texto, mostrando os pontos a serem melhorados em legibilidade, SEO, originalidade e tom de voz.
É uma ferramenta fundamental para quem escreve textos otimizados em SEO por apresentar palavras recomendadas para a palavra-chave em questão, além de outras alterações necessárias de acordo com essas técnicas.
O Google Search Console é responsável por apresentar resultados do tráfego de seu site ou de uma página específica no principal mecanismo de busca da Web: o Google.
Alguns dos tópicos analisados são o tráfego de pesquisa, o índice do Google, além das Core Web Vitals, identificando erros e como resolvê-los.
O Bing Webmaster Tools é semelhante ao Google Search Console, só que em relação ao mecanismo de busca do Bing, segundo maior buscador do mundo.
Algumas de suas funcionalidades são o acesso de número de cliques em seu site ou em uma página específica, as palavras-chave e URLs mais acessadas no Bing e geração de relatórios com essas informações.
O PageSpeed é utilizado para medir o tempo de carregamento da página, variável presente nos ranqueamentos.
Segundo o Google, o tempo de carregamento recomendado é de 0,5 a 2 segundos para manter um usuário em sua página.
O Yoast SEO é uma extensão para sites no Wordpress responsável por avaliar o conteúdo da sua postagem e mostrar os pontos a serem melhorados de acordo com os critérios dos motores de busca.
É dividido em duas seções: SEO e legibilidade. Alguns dos tópicos abordados são palavras chave, tamanho de parágrafos, tamanho de seções e utilização de conectivos.
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Grad. em Jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Redatora de conteúdo em portais esportivos como VAVEL e Planeta Futebol Feminino. Experiência em Comunicação Institucional nas Diretorias de Imagem e de Relações internacionais da UFJF. Atuou como Assessora de Gestão e Estratégia e Consultora de Planejamento e Mídias na Acesso Comunicação Junior. Tem como objetivo pessoal compartilhar conhecimento sobre Organização Criativa e Metodologia Ágil para que as pessoas alcancem maiores resultados e produtividade no estudo e no trabalho.
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