Para que o seu negócio alcance as metas estabelecidas, saber analisar o desempenho e traçar métricas que ajudem nesse desafio é essencial. Por isso, o Google dispõe de duas ferramentas para auxiliar nessa missão: O Google Analytics e o Google Search Console.
De maneira complementar, a utilização dessas duas funcionalidades do Google podem ser o elemento que falta para que você consiga alavancar os resultados do seu negócio!
Quer saber mais sobre este assunto? Não deixe de continuar a leitura desse artigo, pois, te contaremos tudo sobre os seguintes tópicos:
Vamos lá?
Sobre o Google Analytics: é uma ferramenta gratuita do Google que é utilizada para monitorar e analisar os dados de desempenho de seu site. Ou seja, ele gera relatórios para possibilitar análises eficientes.
O principal foco dele é apresentar como os seus usuários estão se comportando ao ter a experiência do seu conteúdo, assim, ele apresenta os relatórios do Google Analytics com os principais indicadores sobre o tráfego da sua empresa.
Diante disso, as análises dessa ferramenta são muito utilizadas para formular estratégias de marketing digital e marketing de conteúdo para os negócios, visto que, os insights retirados dela são interessantes para essa área.
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Mas, você sabe quais são os principais indicadores que o Google Analytics pode fornecer para sua empresa? Continue a leitura desse artigo, pois esse é o assunto do próximo tópico!
Para entender as principais informações sobre as funções do Google Analytics, trouxemos para você uma explicação objetiva, confira:
A Taxa de acessos é um indicador quantitativo de visualizações que seu conteúdo está recebendo. Ou seja, quantas pessoas estão vendo aquele conteúdo que está disponível na web analytics.
Dessa forma, esse indicador é muito interessante para saber quais são os conteúdos mais acessados e ainda, montar estratégias para potencializar ainda mais os resultados no mecanismo de pesquisa.
De modo análogo à taxa de acessos, esse indicador mensura quantos cliques em média aquela página ou conteúdo da sua empresa recebeu em determinado período de tempo quando apareceu na pesquisa Google.
Essa taxa mede uma estimativa de quanto tempo o usuário permaneceu naquela página, o que é um indicador muito relacionado à taxa de rejeição do seu conteúdo. Logo, quanto maior a permanência do usuário, melhor.
Assim como a taxa de acessos, as páginas mais acessadas são importantes indicadores de quais são os conteúdos que vale a pena investir, pois aponta a preferência dos usuários.
Se o seu site é um site de vendas, a busca por conversão é um dos principais objetivos. Por isso, monitorar a taxa de conversão é um indicador essencial nesse processo.
Agora que você já sabe o que é o Google Analytics e quais são as suas principais funcionalidades, esse é o momento de conhecer mais sobre o Google Search Console, acompanhe o próximo tópico!
Se o Google Analytics é responsável por analisar o seu usuário, o Google Search Console te proporciona qual é a visão do Google sobre o seu tráfego nos resultados de pesquisa, por isso, o uso de ambos é tão harmônico!
Essa ferramenta também é de uso gratuito, o que faz com que esse recurso seja bem acessível para análise de dados, pois fornece dados estruturados e outras ferramentas.
Uma curiosidade: até 2014 , o Google Search Console era chamado Webmaster Tools, mas suas funções foram remodeladas para que seu acesso, que antes era mais técnico, fosse democratizado.
Hoje, o Google Search Console pode ser utilizado para gerar relatórios de desempenhos do seu site em pesquisas específicas do Google, o que é muito relevante para montar estratégias.
Mas, você sabe quais são as suas funcionalidades? Não deixe de conhecer ou até mesmo relembrar elas, no próximo tópico!
Conhecer as funcionalidades de uma ferramenta é o primeiro passo para avaliar se o seu uso é necessário ou não no seu negócio, por isso, separamos para você as principais funcionalidades do Google Search Console, conheça:
Afinal, as aparências são realmente importantes? Para o Google, a resposta é sim! Por isso, o Search Console analisa como o Google está lendo o seu conteúdo, e acredite, cada parte conta: desde o Title até os links.
Para que uma estratégia de SEO tenha sucesso, o ideal é entender como que o seu usuário pesquisa seu conteúdo no mecanismo de busca. Por isso, o Search Traffic gera relatórios de como as pessoas se comportam nas pesquisas.
O Google indexa todas as páginas de um site, por isso, conhecer essa indexação é muito importante e o Search Console te proporciona esse relatório.
Além disso, essa função também identifica as palavras-chave do seu conteúdo, o que é muito importante para analisar o comportamento da mesma.
Além dos recursos citados anteriormente, o Google Search Console também conta com recursos para testes e suporte de assistentes, tudo para garantir que seu site tenha o melhor desempenho possível.
Quanto às vantagens, você sabe quais são elas? Esse é o assunto do nosso próximo tópico: acompanhe e entenda porque vale a pena o uso do Google Analytics e Search Console.
Os dados são essenciais para o sucesso de um negócio, isso com certeza é indiscutível! Mas, apenas eles não são suficientes, visto que, não adianta saber os indicadores, se não fizer ações baseadas neles!
Logo, a maior vantagem de usar ferramentas como o Google Analytics e Search Console é ter a visão sistêmica para montar estratégias voltadas para o crescimento e alcance de resultados.
Além disso, ambos oferecem relatórios acessíveis que possibilitam que insights sejam retirados de forma fluída e direcionada.
Muito interessante, não é mesmo? Não deixe de continuar nos acompanhando aqui no Blog Voitto para sempre alimentar seus conhecimentos com as informações mais relevantes!
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Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ex- Graduanda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2019-2021). Participou do Programa de Educação Tutorial da Engenharia de Produção da UFV, onde atuou na coordenadoria de Gestão de Pessoas (2019) e Comunicação (2020-2021) . Possui certificação em Copywriting, Produção de conteúdo para a Web e Marketing de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Tem como objetivo pessoal compartilhar o conhecimento , pois acredita que conhecimento bom é conhecimento compartilhado.
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