O que é SEO?
Benefícios do SEO para a conversão
Como iniciar uma estratégia de SEO?
As principais práticas para SEO
O que é SEO On Page?
O que é SEO Off Page?
O que é SEO técnico?
Cresça exponencialmente!

O que é SEO? Confira este guia completo sobre Search Engine Optimization!

Descubra como o SEO pode te auxiliar a conquistar as primeiras posições do Google e aprenda como aumentar a autoridade e os acessos do seu site.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
O que é SEO? Confira este guia completo sobre Search Engine Optimization!

O SEO pode colocar milhares de reais no seu bolso e eu vou te explicar como!

No momento em que estou escrevendo este artigo, eu pesquisei pela palavra “empreendedorismo” no Google. O resultado? Aproximadamente 153.000.000 de páginas!

Esse resultado pode parecer um pouco assustador, mas existe uma forma de ignorar todos os outros sites e aparecer entre as primeiras posições do Google.

Existe um conjunto de técnicas que é capaz de aumentar os acessos e a autoridade do seu site sem que você precise investir um único centavo!

É sobre isso que eu quero falar com você hoje. Hoje, falaremos sobre SEO! E, neste guia completo, abordaremos os seguintes tópicos:

  • O que é SEO?
  • Benefícios do SEO para a conversão
  • Como iniciar uma estratégia de SEO?
  • As principais práticas para SEO
  • O que é SEO On Page?
  • O que é SEO Off Page?
  • O que é SEO técnico?

Está pronto para conquistar as primeiras posições do Google? Então vamos lá!

O que é SEO?

SEO é a abreviação para Search Engine Optimization, ou, em tradução para o português, Otimização para Motores de Busca, sendo, portanto, um conjunto de técnicas que buscam otimizar os sites, blogs e páginas da web, para que possam ter mais acessos e alcançarem as primeiras posições do Google.

Ou seja, as estratégias de SEO promovem a melhora orgânica dos resultados e posicionamento da sua página da web (aquela que ocorre naturalmente, sem a necessidade de propaganda paga).

Assim, entender o que é SEO pode fazer com que o seu site, otimizado para buscas no algoritmo do Google, apareça naturalmente entre as primeiras posições.

Por meio de gatilhos mentais, por exemplo, busca-se levar os usuários a acessarem o seu site (talvez por curiosidade ou algum viés cognitivo), e, uma vez que ele tenha acessado, para qualquer algoritmo melhorar o seu ranqueamento, é preciso cativar o cliente.

Por isso, se o seu blog ou site deseja melhorar o tráfego orgânico, é necessário uma produção estratégica de marketing de conteúdo, que realmente gere valor e motive o cliente a acessá-lo.

Para isso, diversas técnicas e ferramentas podem ser utilizadas, como o foco no marketing one to one, ou pelo domínio do seu funil de vendas, com o intuito de maximizar a satisfação do usuário.

Está gostando do artigo até aqui?

Os indicadores de marketing digital são os números que você deve acompanhar para comprovar se as estratégias adotadas estão funcionando corretamente. Porém, é preciso escolher bem cada um deles de acordo com os objetivos centrais do seu negócio.

Quer conhecer mais sobre os Indicadores de Marketing Digital? Faça o download agora da nossa planilha que esta sendo disponibilizada, de maneira totalmente editável, com ela você será capaz de gerenciar seus indicadores de forma simples e eficaz.


Clique aqui e faça o download!

Benefícios do SEO para a conversão

Principalmente se o objetivo do seu site é vender um produto, as estratégias de SEO são fundamentais para melhorar a sua taxa de conversão, ou seja, a capacidade de transformar usuários em clientes.

Nesse sentido, diferente das estratégias com links patrocinados e tráfego pago, os resultados na taxa de conversão gerados pelo SEO normalmente são fruto de um processo, e não surgem de imediato.

Afinal, a ideia é que, por meio de um planejamento estratégico, faça o Google entender o valor que o seu conteúdo agrega aos usuários, possibilitando que ele apareça com prioridade sobre outros sites.

Assim, o SEO pode trazer um tipo de cliente que realmente admira o serviço prestado, e, por isso, é mais fiel e mais propenso a convidar outros usuários que apresentem gostos parecidos.

Segue abaixo, os 3 principais benefícios do SEO para a conversão:

Aumento do tráfego orgânico

Usuários engajados de forma orgânica são muito mais fáceis de se tornarem clientes, pois eles mesmo que buscaram e chegaram até o seu conteúdo.

Assim, a própria essência do que é SEO está intimamente relacionada com a criação de um público naturalmente disposto a investir no seu negócio.

Aumento da credibilidade do seu site

Usuários estão mais dispostos a virarem clientes de sites que provaram seu valor e, portanto, se mostram como autoridades no assunto que vende.

Seja graças ao viés cognitivo da autoridade, ou simplesmente por confiar no site como referência no tema, a conversão se torna muito mais eficiente e efetiva quando a estratégia de SEO garante mais credibilidade ao seu site.

Aumento na geração de leads

Leads são a força motriz de qualquer negócio online. E qual seria a melhor forma de gerar leads para conversão em clientes, se não por meio de tráfego orgânico?

Afinal, o foco de qualquer estratégia de SEO é justamente garantir mais visibilidade e acesso em ferramentas de busca, e esse direcionamento estratégico é fundamental para a obtenção de leads.

Como iniciar uma estratégia de SEO?

Para dar início à uma estratégia de SEO, é importante realizar um bom planejamento. Assim como em qualquer outra situação de nossas vidas, precisamos saber onde estamos, aonde queremos chegar e de que forma vamos percorrer esse caminho. Com o SEO não é diferente.

Um outro ponto que devemos nos lembrar é que, por ser uma estratégia orgânica, os resultados serão colhidos a médio/longo prazo.

Com o objetivo definido, precisamos definir uma persona para a sua estratégia. Entenda que a persona é um personagem semi fictício que representa o seu cliente ideal. É por meio dela que conseguiremos direcionar os nossos esforços para as ações corretas.

E, para que tudo isso dê certo, precisaremos utilizar algumas ferramentas. As mais importantes são:

  • Google Analytics.
  • Google Search Console.

O Google Analytics é uma ferramenta de análise de dados que te fornecerá todas as informações necessárias para que você consiga avaliar os resultados da sua estratégia de SEO e consiga encontrar possibilidades de melhorias.

Já o Google Search Console é uma ferramenta que auxilia a comunicação entre o seu site e o Google. Além disso, você consegue ter acesso a algumas informações que não são encontradas no Google Analytics.

As principais práticas para SEO

Se você chegou até aqui, já deve ter entendido muito bem a importância de uma estratégia de SEO bem executada para o sucesso do seu site. Mas, como é possível montar tais estratégias?

Há diversas ferramentas e técnicas que contribuem para uma prática efetiva de SEO, e o ideal é não se limitar a apenas uma. Ademais, essas estratégias estão constantemente evoluindo e mudando.

Como qualquer segmento no mundo VUCA, o estudo da otimização de sites para ferramentas de busca muda junto com a evolução dos próprios algoritmos.

Por isso, acompanhar sites, como a Voitto, é essencial para se manter atualizado das tecnologias e estratégias mais recentes.

Porém, há práticas fundamentais que constituem a base de um bom SEO. Nesse sentido, confira abaixo as principais práticas de SEO:

Palavras-chave

Sendo quase sinônimas de estratégia de SEO, as palavras-chave buscam utilizar os termos mais pesquisados relacionados com o assunto em questão, que vão guiar o direcionamento do seu texto para garantir que os usuários encontrem o seu site.

Nesse contexto, para você realizar a engenharia reversa do SEO e encontrar o seu volume de busca, existem ferramentas como o ubersuggest que o ajudam a ganhar uma vantagem competitiva ao adotar as estratégias e termos mais eficazes.

Palavras recomendadas

No mesmo sentido das palavras-chaves, as palavras recomendadas são termos do assunto que será discutido que, ao serem utilizados, aumentam as chances do seu site ser notado.

Sobre isso, ferramentas como o SEMrush se utilizam da análise de dados dos sites do mesmo assunto para garantir que as palavras recomendadas sejam as mais efetivas (possuindo ainda uma série de métricas para ajudar com este objetivo).

Links internos

Utilizar de uma linkagem interna coerente é prática essencial para um bom SEO. Pois, além de garantirem uma experiência do usuário mais fluida e agradável, essa técnica ajuda o Google a entender a dinâmica do seu site.

Assim, o algoritmo de busca classifica a página por uma hierarquia, que é diretamente influenciada pela posição no site, e pela quantidade de links internos.

Conteúdo de qualidade

Embora se atentar às práticas de SEO seja imprescindível para uma boa posição do Google, a qualidade do que você está apresentando ao usuário ainda é o fator mais importante.

Existem algumas perguntas que você pode se fazer enquanto produz, são elas:

  • Há informações e análises originais no meu texto?
  • As fontes são confiáveis?
  • Este conteúdo é melhor e mais completo do que o do meu concorrente ou daqueles que estão nas primeiras posições do Google?
  • Estou gerando valor para o leitor?

Autoridade de domínio 

A autoridade de domínio, basicamente, mede se um site é confiável, atribuindo a ele maior ou menor relevância em relação a outros conteúdos disponíveis no banco de dados do Google.

A métrica avalia de 0 a 100 e quanto mais alta for a nota, mais relevante seu conteúdo é.

Essa nota é atribuída considerando a reputação do site, diversidade de links, padrão temporal, links que apontam para o seu site e diversas outras considerações.

Autoridade de página

A autoridade de página se assemelha a autoridade de domínio, só que classifica uma página.

A métrica considera idade e confiança, quantidade de links e também a quantidade de atualizações.

 EAT

O EAT (Expertise, Authoritativeness and Trust ou expertise, autoridade e confiança, em português) é o que o Google busca no autor do conteúdo.

Então se você costuma aconselhar seus leitores a respeito de determinadas áreas é importante ficar atento a essa métrica, se baseando em fatos acurados e de consenso científico.

Core Web Vitals

As Core Web Vitals são métricas que mensuram a experiência do usuário na sua página. São elas: Largest Contentful Paint (LCP), First Input Delay (FID) e Cumulative Layout Shift (CLS).

Basicamente, as métricas avaliam a velocidade de carregamento do seu site, a interatividade com o usuário e a estabilidade visual, respectivamente.

O que é SEO On Page?

O SEO on page nada mais é do que as alterações que você pode fazer dentro da sua página para melhorar o desempenho dela. Por exemplo, a velocidade de carregamento da página, a qualidade e a organização do conteúdo, as imagens, links internos, densidade de palavras-chave e dentre vários outros aspectos. Neste caso, você tem total controle sobre a otimização.

O que é SEO Off Page?

O SEO off page são as ações que influenciam no desempenho das nossas páginas, mas que não são realizadas dentro do nosso site. Por exemplo, outros sites que fazem links para as nossas páginas. Diferente do SEO on page, no SEO off page não temos controle sobre as ações que serão realizadas.

Algumas estratégias que são utilizadas são:

  • Link building.
  • Guest posting.

O que é SEO técnico?

O SEO técnico está dentro do SEO on page e ele consiste em otimizar as estruturas mais técnicas dentro da sua página. Por exemplo, otimizar as linhas de códigos e o design do site.

A otimização do SEO técnico tem como objetivo melhorar o desempenho das páginas (velocidade, interatividade e estabilidade visual) e auxiliar o Google a rastrear, compreender e indexar o conteúdo

Cresça exponencialmente!

Seu objetivo é acelerar o desenvolvimento do seu negócio e alcançar ganhos expressivos? Então, chegou o momento de você se tornar um Especialista em Growth Hacking!

Com nossa formação, você aprenderá como lançar sua ideia no mercado de forma a criar e aumentar sua base de clientes por meio de conceitos como Product/Market Fit; desenvolver uma taxa de crescimento exponencial e ampliar suas receitas praticando a cultura da constante experimentação.

Não perca tempo! Clique na imagem abaixo e se inscreva na nossa Formação de Especialista em Growth Hacking!

Formação de Especialista em Growth Hacking

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e faça o download

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Indicadores De Marketing Digital

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.