Se você já se interessou por SEO (Search Engine Optimization), com certeza já ouviu falar sobre SEO On-Page e Off-Page, não é mesmo?
Bem, SEO On-Page e Off-Page são um conjunto de regras que auxiliam no processo extenso de otimização.
A diferença entre eles é que o SEO On-Page ocorre dentro da página que pretende alcançar as primeiras posições da SERP, enquanto o SEO Off-Page é realizado fora da página, mas com o mesmo intuito.
Interessante, mas meio complexo não é mesmo?
Pensando nisso, elaboramos esse artigo para esclarecer todas as questões a respeito dessas práticas, continue a leitura a seguir e aprenda tudo que você deseja saber sobre SEO On-Page e Off-Page!
Como você já deve saber, SEO é a otimização de um certo conteúdo para os mecanismos de busca. Sendo assim, para otimizar uma certa página existem uma série de práticas e procedimentos que devem ser realizadas, a fim de alcançar as primeiras posições da página principal do Google.
O SEO On-Page e Off-Page englobam todas as práticas para otimização dos mecanismos de busca existentes.
Isso porque, como já foi dito anteriormente, o SEO On-Page engloba as otimizações realizadas dentro das páginas, enquanto o SEO Off-Page é a parte do SEO que otimiza as estratégias por fora da página.
Sendo assim, para ficar mais claro, iremos abordar nos tópicos a seguir quais são as práticas específicas do SEO On-Page e Off-Page.
O SEO On-Page é a prática das otimizações realizadas dentro do site. Logo, existem uma série de fatores de ranqueamento importantes dentro dessa categoria.
Vamos lá conhecer quais são eles?
A maioria dos fatores de ranqueamento do Google são de SEO On-Page. Logo, o conteúdo único e de qualidade não poderia estar fora dessa lista.
A produção de um conteúdo de qualidade é essencial para sites ou blogs que desejam alcançar as primeiras posições da SERP (Search Engine Results Page) do Google.
Portanto, invista em bons redatores, pois além de melhorar o posicionamento da sua página, isso gerará mais tráfego e consequentemente mais vendas para o seu negócio!
Outro ponto muito importante na otimização de uma página é a densidade de palavras-chave. Isso porque é importante não exagerar e, obviamente, não economizar.
Sendo assim, faça uso correto das palavras-chave, busque inseri-las nos títulos, subtítulos, meta-description e ao longo do texto.
Mas, tenha cuidado, pois o uso excessivo de palavras-chave (Keyword Stuffing) pode ser penalizado pelo Google, caso o algoritmo identifique que a prática foi feita com má fé.
A prática de incluir títulos e subtítulos ao longo do texto é bem vista pelo algoritmo Google.
Isso porque a divisão em título, subtítulo, h1 ,h2 e h3, facilita a visualização do usuário sob o conteúdo. E, é isso que o Google mais preza, a melhor experiência possível para o usuário.
Outra dica importante é: preze pela legibilidade do texto, ou seja, destaque em negrito as partes importantes do seu conteúdo.
O Title Tag é uma representação no código HTML da sua página. O que é muito importante para o ranqueamento SEO.
Isso porque, ao atribuir um título a sua página, o Google interpreta do que se trata aquele conteúdo e começa a ranqueá-lo, o que consequentemente, alcançará melhores posições na SERP.
Ou seja, o Title Tag atua como uma marcação de título nos resultados de busca.
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Outro ponto importante no SEO On-Page é a Metadescription, que atua como um resumo do conteúdo presente na SERP do Google.
A meta description aparece embaixo do título já otimizado e serve como uma espécie de atrativo para o clique na página. Ele deve possuir por volta de 140 a 160 caracteres.
Uma dica importante é, se possível, inclua CTA (Call to Action) na sua Meta description para incentivar o clique. Por exemplo, “Para saber mais sobre SEO clique aqui!” ou “Clique aqui e descubra tudo o que você precisa saber sobre SEO”.
Você sabia que a otimização de URL também é importante para o SEO On-Page?
Tornar uma URL em uma URL amigável consiste em: incluir palavras-chave, evitar textos longos, evitar números e não incluir letras maiúsculas no Link.
Com essas práticas, o usuário consegue saber do que se trata o conteúdo da página apenas de visualizar a URL e os motores de busca interpretam melhor cada página do seu site.
A velocidade de carregamento da página é muito importante para o SEO, principalmente se buscamos proporcionar uma boa experiência ao usuário, tão prezado pelo Google.
Dessa forma, é de suma importância que as páginas do seu site sejam sempre analisadas em relação a velocidade de carregamento.
Isso porque o carregamento lento de imagens, mudanças de layout, etc, pode ser extremamente negativo para o Google. O que consequentemente aumenta sua taxa de rejeição.
Por isso, esteja sempre relatando erros e demora no carregamento da página ao TI da sua empresa, para que seja corrigido o mais rápido possível e não prejudique o desempenho da página e o user experience.
Portanto, essas foram algumas das otimizações existentes para SEO On-Page. Embora existam muitas, acredito que com essa lista você já começou a entender mais sobre SEO.
Agora, que tal aprender mais sobre SEO Off-Page? Continue a leitura a seguir!
O SEO Off-Page, diferentemente do SEO On-Page, são as práticas que são realizadas fora do página que deseja ranquear na SERP do Google.
Sendo assim, vamos conhecer algumas dessas práticas!
A Linkagem interna é uma das principais formas existentes de SEO-Off Page. Isso porque ela possibilita o tráfego interno do seu site.
Explicando melhor, a Linkagem interna consiste em links internos, que quando adicionados ao texto âncora, levam a sua persona para outros segmentos dentro do seu próprio site.
Tudo isso é muito importante para o ranqueamento da página, uma vez que os algoritmos do Google no processo de rastreamento das páginas do site utilizam esses links internos para navegar entre as páginas do seu site.
Por fim, mas não menos importante temos o Link Building. Uma estratégia de SEO Off-Page muito valiosa para os profissionais de SEO.
Para colocar em prática o Link Building é necessário conquistar indicações de outros domínios, que sejam relevantes e confiáveis. Ao realizar essa prática, a sua relevância aumentará automaticamente.
Para que essas indicações aconteçam, é necessário possuir um conteúdo de qualidade e fazer parcerias, como os guest posts.
Além disso, certifique-se se o site parceiro possui o mesmo público-alvo que o seu! O ideal é conquistar parceiros que realmente gerem tráfego para a sua página.
Agora que você já sabe tudo que precisa sobre SEO On-Page e Off-Page, se liga nessa super dica que preparamos pra você!
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Graduanda em Marketing Digital pela faculdade Estácio de Sá, graduada em Ciências Humanas e graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui Formação de White Belt em Lean Seis Sigma, Inbound Marketing, Copywriting, produção de conteúdo para Web e aprofundamento em Seo. Atuou como estagiária da Câmara Municipal de Juiz de Fora, foi bolsista no Programa de Iniciação à Docência (PIBID) pela UFJF e voluntária no projeto “Café Sociológico”. Pretende impactar pessoas positivamente produzindo conteúdo de qualidade.
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