Apesquisa de palavras-chave é um fator importante para definir temas mais assertivos, com alto ranqueamento, maior conversão de leads, entre outras vantagens. Sendo assim, é uma ferramenta importante para inserir na estratégia de marketing de conteúdo!
Vale ressaltar que as palavras-chaves podem ser inseridas em diversos tipos de mecanismos de busca, o principal foco desse artigo é em cima das palavras-chaves do Google.
Essa pesquisa é simples de ser realizada, porém é necessário o conhecimento de alguns fatores para que ela seja aplicada de maneira mais efetiva. Explicaremos em detalhes nos seguintes tópicos:
De forma direta e simples, a palavra-chave é basicamente a palavra ou conjunto de palavras que o usuário digita nosmecanismos de buscaesperando encontrar uma resposta. Portanto, todas as buscas da web são feitas por palavras-chaves.
A importância de manter o foco e controle na utilização de palavras- chaves é crucial, uma vez que todas as informações exibidas ao usuário dependem disso.
A pesquisa de palavras-chave está relacionada à ferramenta do SEO, que se baseia em boas práticas para melhorar o desempenho do seu site na web. Dessa forma, as palavras-chave possuem dois principais grupos, head tail e long tail:
Head tail: trata-se de pesquisas com uma única palavra ou com poucas, são pesquisas mais amplas que podem gerar diversos tipos de resultados. Geralmente são palavras com um número de pesquisa elevado e alta concorrência para ranqueamento.
Long tail: pesquisas mais específicas que geralmente envolvem mais palavras, especificando o assunto. É comum ter um número de pesquisa inferior, porém a dificuldade no ranqueamento também é menor.
A pesquisa de palavras-chave é um estudo feito para encontrar as palavras-chave certaspara seu nicho de mercado e também que vão de encontro com os interesses de seus clientes.
Sendo assim, é criado um conteúdo específico para cada palavra-chave encontrada e tais conteúdos poderão ajudar no aumento do tráfego orgânicodo seu site.
Para realizar a pesquisa de palavras-chave é necessário entender alguns pontos, o primeiro deles é em torno da persona.
A persona é um personagem fictício que representa o seu cliente, ela pode ser baseada nos consumidores que você já teve, mas também é possível chegar a um consenso entre a equipe sobre a possível personalidade que representa a maioria dos seus clientes.
Compreendendo uma ou mais personas e tendo familiaridade com elas, é viável extrair algumas de suas principais pesquisas, ou seja, palavras-chave que devem estar em seu repertório de conteúdo de forma muito bem elaborada.
Outro ponto que pode ser explorado é utilizar softwaresque auxiliam na escolha de palavras-chaves. Esses programas levam em consideração diversos fatores como concorrentes, seu próprio nicho de mercado, palavras em alta e até mesmo seu próprio site.
Sendo assim, eles podem gerar uma lista de palavras que possuem o poder de alavancar seu site e tráfego orgânico, podendo utilizá-las como guia para sua produção de conteúdo.
Um desses programas é o Google Adwords, possuímos um material gratuito que auxilia no acompanhamento dos resultados dessa ferramenta.
Com os meios digitais cada vez mais se tornando importante para os negócios, fazer o uso de anúncios pagos, ou também conhecidos como Ads, é uma excelente forma de divulgação digital.
Assim, para se ter melhores resultados, acompanhar a performance desses anúncios é fundamental.
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A principal importância e vantagem em realizar a pesquisa de palavra- chave é possuir um conteúdo mais assertivo para seu nicho de mercado. Um conteúdo que seu público tenha mais interesse e gastará mais tempo consumindo.
Ao realizar essa pesquisa é possível aumentar sua visibilidade e alcance em relação tanto a head tail quanto a long tail, atraindo novos clientes e aumentando a autoridade da sua marca. Resultando assim em umaumento do tráfego orgânico.
Long tails são palavras específicas e devem ser exploradas para direcionar o cliente diretamente ao conteúdo principal do seu site. Por exemplo, a Escola de negócios do Grupo Voitto é a mais completa do mercado e nossos principais produtos são nossas formações em Lean Six Sigma. Se o cliente estiver procurando essa capacitação, será possível encontrar o nosso produto como um dos primeiros no rankeamento do google.
Dessa forma, há diversos conteúdos relacionados especificamente para Lean Six Sigma, abordando diversas palavras-chaves long tail. Lembrando que ao longo do processo é possível, mesmo não sendo esse o objetivo, conquistar alguns head tails.
De forma geral,realizar a pesquisa de palavras-chave só trará benefícios para sua marca e seu site ao longo do tempo, mas também mostrará alguns resultados a curto prazo.
Mas como realizar essa pesquisa de maneira prática? Leia no tópico seguinte.
Agora que você já entendeu do que se trata uma pesquisa de palavra-chave e sua importância, está na hora de colocar em prática. Veja como é feita a divisão nos tópicos abaixo:
Uma palavra-chave pode ser definida de diversas maneiras, levando em consideração sua persona, seu tema, nicho de mercado, concorrente, entre outros fatores.
Para essa etapa vale a pena pensar qual será o fator que vai de encontro com a estratégia estabelecida para esse momento. Qual fator irá melhorar o ponto em que estãofocados em solucionar/melhorar.
A maioria das ferramentas que são utilizadas para esse tipo de pesquisa são pagas, porém é possível utilizar ferramentas gratuitas que darão grande auxílio, como o Ubersuggest e outros sites.
Outras ferramentas que podem ser utilizadas são:
Muitas vezes as ferramentas que envolvem SEO tem diversas funções e são muito completas. Por isso é de extrema importância você mexer muito na sua ferramenta com objetivo de conhecê-la e saber tudo o que pode extrair dela.
Sendo assim, muitas vezes poderá analisar mais de um critério no mesmo local, traçando um planejamento de palavras-chave e montando uma estratégia completa que vá de encontro com as metas da sua marca.
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Graduanda de engenharia mecânica na UTFPR, com intercâmbio acadêmico em Portugal no Instituto Politécnico de Viseu. Perfil de pesquisadora com iniciação científica sobre controle de vibrações de estruturas mecânicas e pesquisa sobre nanotecnologia e nanomateriais, participação na empresa júnior da UTFPR-CP SmartMec Jr. e projeto voluntário de ginastica rítmica para crianças da cidade. Certificações: Pacote Office, CopyWriting, Escrita para Web, Google ADS, SEO e Responsabilidade Social e Sustentabilidade.
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