Com o super avanço e procura dos canais digitais para comercialização, divulgação e distribuição de conteúdo, a criação de conteúdo vem se difundindo e ganhando formas, para que estratégias sejam adotadas a fim de atingir o seu público alvo.
Se você se encontra nesse cenário, e quer alternativas para empreender e tornar o seu negócio mais atraente, a fim de impactar nos seus resultados, essa é a hora certa! A adoção da criação de conteúdo pode te ajudar nisso!
Para começo de conversa, você já ouviu falar sobre Marketing de Conteúdo? Pois bem, entender como você pode aplicar essa estratégia é fundamental, antes de sair investindo mundos e fundos sem saber quais são os impactos dessas ações!
Pois agora, chegou a sua vez de aprender e aplicar essa estratégia em suas mídias, nas plataformas!
Separamos os principais tópicos que envolvem o tema! Hoje traremos a solução para os seus problemas na hora de colocar a mão na massa na criação de conteúdo, e são eles:
Então bora imergir nessa leitura?
Você quer aprender a tomar melhores decisões a partir da realização de uma análise de risco? Temos aqui a sua solução!
Com a nossa planilha de Planilha de Análise de Risco e Matriz de Decisão, você terá acesso a uma estrutura prática e interativa que te permite categorizar as possibilidades por riscos e vantagens, facilitando assim sua análise de riscos e a sua tomada de decisão.
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A produção de conteúdo é basicamente, a criação e divulgação de materiais, que podem ser em diversos formatos, como: ebook, vídeos, pictoriais, lives, fotos, etc… Bem como, em plataformas variadas também!
Antes da criação, é utilizado o inbound marketing, que é a criação de uma estratégia de criação e compartilhamento, para o direcionamento deles, a fim de compartilhar para um determinado público, construir espaço no meio digital e adquirir autoridade.
Consequentemente, um negócio ou marca que constrói e adquire autoridade, consegue atrair e fidelizar mais clientes, dominando assim, a área ou nicho em que atua, com a aplicação de estratégias como: funil de vendas.
Existem inúmeros benefícios para adotar a criação de conteúdo, e iniciar a jornada em busca da autoridade, como, aumentar a relevância da marca, conquistar a confiança, aumentar leads, além de fortalecer a imagem e a reputação da empresa.
Bom, agora que já sabemos o que é criação de conteúdo, vamos entender quais são os principais formatos de conteúdos para criar?
A divulgação de conteúdos em mídias digitais tem um amplo espaço, afinal um conteúdo pode assumir diferentes formatos, pode ter inúmeras maneiras de criação, estratégia de conteúdos e objetivos, e saber entender sobre isso é fundamental!
Hoje, existem alguns canais que são mais utilizados, como: blog, mídias sociais em diversas plataformas, como instagram, youtube, tiktok, linkedin, facebook, e ainda diferentes plataformas como google ads, landing page, e-mail marketing, etc.
O canal a ser escolhido está atrelado ao seu objetivo, e é dependente do do seu público, sua persona, e demais características que você queira afunilar, quanto mais você sabe sobre ele, maior é a chance de você acertar no conteúdo.
É um dos canais, mais utilizados sendo considerado um excelente canal para divulgar conteúdos, afinal nesse ambiente, há uma grande quantidade de usuários, e algoritmos diversos, e usabilidade do marketing digital.
Para ter sucesso usando as redes sociaisé essencial identificar quais são as características das redes desejadas, e entender “o que” o seu público quer consumir, afinal, cada rede tem o seu perfil e as suas características.
O Instagram, por exemplo, é uma rede que conta com mais de 1 bilhão de usuários e é muito conhecido por ser uma rede social de textos curtos que valorizam vídeos curtos e imagens, e stories.
Já o Facebook conta com mais de dois bilhões de usuários, e atualmente vem caindo seu uso, devido ao avanço de outras mídias, como o Instagram e o Tik Tok, por exemplo.
O LinkedIn, é uma rede social mais profissional, essa rede reúne especialistas e autoridades do mercado, por isso o conteúdo precisa se concentrar em temas mais específicos.
É uma rede social utilizada para descontração, mas existe um recurso muito importante dentro dele que são as tags, na qual são discutidos os assuntos mais comentados no momento.
É uma plataforma de streaming, na qual você consegue compartilhar vídeos mais longos, normalmente os canais são focados em algum nicho específico, aumentando a chance de atingir o seu público alvo.
O TikTok é a rede social mais recente e tem feito um grande sucesso, é uma rede dinâmica, e super adotada pelo público mais jovem, são produzidos vídeos mais curtos e práticos.
Agora que já conhecemos algumas ferramentas para compartilharmos nossos conteúdos, vamos conhecer um pouco melhor quais são os tipos de conteúdos e onde eles performam melhor!
A base para conquistar audiência, criar autoridade e fidelizar público é a constância na criação de conteúdo! É essencial, criar uma estratégia de conteúdo e de cronograma a seguir para evitar lacunas de conteúdos para o seu público.
Seja criativo, busque solucionar os problemas dos seus seguidores e o principal: fuja do óbvio! Para conseguir alcançar destaque é fundamental que você tenha esses princípios em mente!
Algumas dicas: fale com o seu público/persona, ou melhor, fale com a linguagem que o seu público quer ouvir! Isso cria relacionamento e aumenta a questão da confiança e credibilidade para a conversão dos produtos ou serviços.
Não esqueça de se movimentar e acompanhar os assuntos do momento abordando da sua maneira, para contribuir dentro do seu nicho! Afinal, quem sempre aparece não é esquecido!
Entenda os seus resultados, e estude maneiras estratégicas para criar alternativas que permita escolher atalhos e novos caminhos para alcançar os objetivos e conquistar as metas!
É uma ferramenta que possui diversas funcionalidades, e permite a criação de diversos materiais como e-books, capas, imagens, fluxogramas, carrossel de conteúdo, etc. Tudo isso de maneira personalizada! Muito bacana não é?
É uma ferramenta online que auxilia na criação de design para web, e possibilita a criação de materiais personalizados, com sua própria paleta e afins. Criando assim experiências diferentes e possibilitando o destaque.
É um software que auxilia na organização das ideias e informações! Você consegue capturar, salvar e organizar ideias para serem utilizadas posteriormente, é uma maneira de facilitar o processo de criação e memória do criador de conteúdo.
Com o Google Docs você consegue criar e editar documentos, de maneira on-line e off-line sem a necessidade de instalar algum aplicativo em seu computador! Ele é um aplicativo simples do tipo SaaS (Software as a Service) e funciona no seu drive/nuvem.
É uma ferramenta que te entrega quais são os termos populares mais buscados e comentados recentemente, para que você consiga produzir conteúdos de maneira síncrona com os acontecimentos do momento!
Ela encontra e te direciona para novas maneiras de pensar e adotar ideias diferentes para o blog! É bem simples, juntamente com a ferramenta Google Suggest, é possível encontrar e mapear perguntas sobre determinados assuntos!
Essa ferramenta auxilia na criação de títulos que estejam alinhados com o seu material, para que assim, aspectos como qualidade, estratégia e tática estejam alinhados a fim de chamar a atenção do seu seguidor!
É uma ferramenta que possibilita encontrar verbetes e indicar a ortografia correta, além de termos relacionados também.
Ela foi desenvolvida pela Academia Brasileira de Letras e contém uma base de quase 400 mil vocábulos, então sempre que estiver com dúvidas é só consultar esse material.
É um aplicativo de gerenciamento de projetos, e pode te ajudar e facilitar sua vida e a organização das suas tarefas! Além disso, você consegue trabalhar em equipe e acompanhar as atividades em tempo real!
Funciona como uma agenda e calendário online, no qual é possível adicionar todos seus eventos, rotinas, atividades do dia a dia, compromissos, e ainda marcar e compartilhá-los com outras pessoas.
Bacana, não é mesmo? Agora é só escolher quais ferramentas você se identifica mais e quer trabalhar, para otimizar o seu tempo e aumentar a qualidade das produções! Veja a seguir como começar a criar conteúdos.
Você pode começar a criar conteúdos agora mesmo! Você precisa de força de vontade, determinação e persistência! O restante envolve apenas o estudo e aplicação das estratégias para o seu nicho.
Tudo isso, só depende de você! Fácil não será, terão dias bons e ruins, mas tudo isso faz parte do caminho! E está nas suas mãos a decisão sobre o que realmente quer fazer, produzir e criar.
Atente-se aos formatos e as ferramentas que existem! Não tenha medo de errar, um conteúdo bom é fruto de muito teste, e nem sempre acertamos de primeira, grande parte das vezes as ideias são lapidadas ao longo do processo.
Estude! O estudo é a base para o nosso desenvolvimento, existem cursos muito bons com qualidades incríveis para contribuir em sua formação! Por isso, aproveite as oportunidades que a nossa era tem acesso, para buscar sempre o melhor de você!
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Por fim, se liga nessa super dica!
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Grad. em Engenharia de Produção UFPR. Possui curso Técnico em Administração pela ETEC-SP.
Participei como Bolsista no projeto de extensão NTE-TEIA, Núcleo de Tecnologias Educacionais.
Já atuei como Tesoureira do Centro Acadêmico- CAENPRO, como voluntária no projeto "Mais merenda, menos desperdício", bolsista no projeto "Sabão Solidário em tempos de pandemia".
Possui certificado de White Belt e Agile Scrum, Blog, Copywriting, Produção de Conteúdo e também Marketing de Conteúdo.
Atua no Grupo Voitto na área do Blog, acredita que compartilhar conhecimento é forma mais eficaz de melhor o mundo.
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