O Brand Book é um elemento fundamental para sua empresa nos dias atuais. Ele é responsável por manter a identidade de sua marca nas mais diversas situações.
Dessa forma, esse manual proporciona a padronização e o fortalecimento de sua marca, algo imprescindível na prática do Marketing Digital.
Continue neste artigo e confira como criar o seu manual de marca a partir dos seguintes tópicos:
O Brand Book nada mais é que um manual de marca que conta com as identidades visual e organizacional do seu negócio. Nele é apresentada a estratégia de sua marca e como ela é colocada em prática nas mídias.
Os elementos de branding são produzidos pelo setor de Marketing e devem estar diretamente associados com a essência de sua empresa.
Ele é um manual que deve ser compartilhado para qualquer pessoa que esteja envolvida com seu negócio, seja direta ou indiretamente. Isso possibilita a disseminação de sua cultura organizacional e de seus padrões.
O Brand Book é responsável por padronizar a comunicação de uma empresa.
Em consequência, essa padronização é responsável por fortalecer a sua marca diante dos stakeholders.
Além disso, o manual de marca possibilita a uniformização da mensagem, o que evita qualquer contradição durante o processo comunicativo do dia a dia.
Ele também possibilita a humanização da marca, gerando relacionamentos com leads e clientes nas mídias como as redes sociais e o e-mail marketing. Assim, ele responde o que o seu cliente quer saber por meio da jornada de compra.
Também apresenta o manual de identidade visual de sua empresa, abordando como a aplicação de sua marca deve ser realizada. Isso possibilita a produção de campanhas publicitárias externas por profissionais freelancers.
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Alguns itens são essenciais para o seu manual de marca. São eles:
Além disso, para alcançar um Brand Book de qualidade, você precisa incluir uma ótima narrativa, estratégia, planejamento e, principalmente, muitos exemplos de aplicação.
Com isso, as aplicações feitas por outros não divergerão do que a marca realmente quer comunicar.
Continue no artigo e confira algumas inspirações para o seu manual de marca!
Confira alguns exemplos de Brand Book a seguir:
A Oi apresenta um manual de marca completo em relação à sua identidade e à aplicação visual nos canais de comunicação.
Conta com a apresentação de seus logotipos e tipografias, a composição em campanhas publicitárias, o tom de voz na comunicação interna e externa, a iconografia e a fotografia da marca.
Esse manual de marca é um Brand Book minimalista e bastante completo. Apresenta desde a identidade da empresa até a aplicação da marca nas mais diversas superfícies.
É interessante a padronização de como as campanhas publicitárias devem ser realizadas no rádio e na televisão, abordando o slogan da marca.
O Starbucks é uma marca consolidada e que agrega valor a seu produto. O seu manual é organizado de maneira clara, objetiva e acessível ao público.
A estrutura é dividida em logomarca, paleta de cores, tipografia, tom de voz, ilustrações e fotografia.
O seu destaque é a descrição de como a sua comunicação é realizada em cada canal de comunicação que o Starbucks e os seus stakeholders estão presentes.
A logomarca da Nike é uma das mais reconhecidas no planeta. Dessa forma, o resto de sua identidade não poderia ser apresentado de qualquer maneira e sem qualquer estratégia.
O seu Brand Book é formado por identidade organizacional, produtos, stakeholders, aplicação da marca e fotografia.
A Uber é uma empresa de realização de serviços de transporte que possui uma marca fortalecida e popular.
Seu guia de marca está ali para permitir o padrão de qualidade na comunicação. Um de seus destaques é o detalhamento do seu tom de voz, apresentando o mesmo padrão em todos os países que atua.
Sua estrutura é composta por logomarca, cores, composição, iconografia, ilustrações, movimentações, fotografia, tom de voz e tipografia.
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Grad. em Jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Redatora de conteúdo em portais esportivos como VAVEL e Planeta Futebol Feminino. Experiência em Comunicação Institucional nas Diretorias de Imagem e de Relações internacionais da UFJF. Atuou como Assessora de Gestão e Estratégia e Consultora de Planejamento e Mídias na Acesso Comunicação Junior. Tem como objetivo pessoal compartilhar conhecimento sobre Organização Criativa e Metodologia Ágil para que as pessoas alcancem maiores resultados e produtividade no estudo e no trabalho.
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