Se você trabalha com marketing digital e produção de conteúdo, com certeza já desejou o auxílio de algumas Ferramentas de SEO para auxiliar no trabalho, não é mesmo?
Pois bem, você sabia que essas ferramentas existem? E que elas podem ajudar e muito na produção do seu conteúdo?
Afinal, a obtenção e a análise de dados é de suma importância para a criação de uma estratégia de SEO!
Pensando nisso, preparamos esse artigo para você! Continue a leitura a seguir e descubra tudo o que você sabe sobre as Ferramentas de SEO!
Existem inúmeras Ferramentas de SEO que poderiam auxiliar no seu trabalho como analista ou produtor de conteúdo SEO.
Contudo, como tudo na vida tem seu lado bom e seu lado ruim, algumas dessas ferramentas são gratuitas, mas outras são pagas e possuem um custo bem elevado!
Portanto, antes de instalar alguma delas é importante se perguntar se a empresa em que você trabalha tem como arcar com esses custos.
Pensando em te auxiliar nesse processo de escolha das melhores Ferramentas de SEO para o seu modelo de negócio, elaboramos uma lista com as 9 principais ferramentas existentes no mercado!
Vamos lá?
Essa é uma das ferramentas mais conhecidas e utilizadas no mundo do SEO.
Isso porque ela possibilita o acesso aos dados mais centrais para a estratégia SEO: tráfego orgânico, número de visitantes, taxa de rejeição, etc.
Além disso, essa é uma ferramenta gratuita, que permite uma análise detalhada e de qualidade dos dados essenciais para quem trabalha com internet.
O Google Search Console é um complemento do Google Analytics. Portanto, essas duas ferramentas juntas são essenciais para a criação da estratégia de SEO.
Ele é uma ótima ferramenta para análise de dados. Isso porque sua interface apresenta um painel com diversas informações importantes disponíveis!
Algumas dessas informações são: CTR, taxa de cliques, linkagem interna, média das posições de ranqueamento do Google, impressões, etc.
E, essas possibilitam ao analista de SEO, a criação de estratégias. Por exemplo, o Head de uma equipe de SEO, pode em uma determinada semana, criar um Sprint para aumentar a taxa de cliques tendo como base o Google Search Console.
Outra ferramenta muito utilizada para o SEO é o Ubersuggest. Essa é uma ferramenta que permite três pesquisas de palavras-chaves gratuitas por dia e, além de tudo, é simples.
Sua interface é prática e rápida, o que facilita a vida do profissional de SEO no momento da pesquisa.
Na versão gratuita você tem acesso a dados como: volume de busca, dificuldade de ranqueamento da palavra-chave, uma média do valor do custo por clique (caso deseje fazer um anúncio), etc.
Já na versão paga você tem acesso a outras possibilidades. Como por exemplo: análise de relatórios, relação de backlinks, etc.
O Keyword Explorer é uma ferramenta da Moz, uma das maiores empresas especialistas em SEO do mundo!
É uma ferramenta paga, que oferece um período de teste gratuito, e permite o uso diversos serviços, principalmente em serviços que tratam de análise de palavras-chave.
Isso porque apresenta o volume de busca de determinada palavra-chave (precisão de 95%), dificuldade de ranqueamento, páginas que ranqueiam bem para aquela palavra-chave, etc.
O Keyword Planner é uma ferramenta gratuita disponibilizada pelo Google AdWords. Ela foi criada, principalmente, para que os analistas de mídia paga tivessem um auxílio na etapa inicial do planejamento de suas campanhas.
Todavia, atualmente muitos profissionais de SEO fazem uso dessa ferramentas pois no Keyword Planner é possível analisar o volume de buscas das palavras-chave, assim como, obter sugestões de palavras-chave baseadas nas que você já possui!
Interessante, não é mesmo?
De todo modo, é importante ter em mente que essas análises são realizadas baseadas na mídia paga e não em busca orgânica, como o SEO. Logo, é possível ter uma noção generalizada das informações, mas não uma precisão exata.
Antes de passarmos para a próxima Ferramenta de SEO, se liga nessa surpresa que preparamos pra você!
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O SEMrush é uma ferramenta extremamente completa e essencial para o SEO. Todavia, possui um valor de licença muito alto.
A lista de funções dessa ferramenta é extensa, por esse motivo, a maioria dos analistas de SEO fazem questão de trabalhar com o SEMrush.
Algumas de suas funções são:
A ferramenta Ahrefs é uma ferramenta bem completa e não possui versão gratuita, assim como o SEMrush.
Pode exercer uma série de funcionalidades, mas algumas delas são: análise de backlinks, análise de palavras-chave, acompanhar o ranqueamento das páginas, etc.
Além disso, a ferramenta possui uma interface bem simples e clara, o que facilita a compreensão e interpretação dos dados analisados.
A ferramenta Screaming Frog é extremamente completa e possibilita análise de dados para diversas possibilidades de otimização On-Page.
Sendo assim, algumas de suas funções são:
Além disso, a ferramenta é bem intuitiva. Apesar de parecer confusa, por possuir uma grande variedade de métricas a serem avaliadas, é bem prático entender qual métrica você pretende analisar.
E após compreender o funcionamento dessa ferramenta é só colocar pra rodar e pronto: uma planilha vai sair fresquinha para você!
O PageSpeed Insights é uma ferramenta oferecida pelo Google e tem como principal função avaliar a velocidade de carregamento das páginas que você deseja descobrir.
Diferente de muitas, que só apresentam o erro, essa ferramenta apresenta onde está o erro da sua página e ainda, sugere melhorias!
Incrível, não é mesmo?
Utilizá-la é bem simples e prático. Basta colar o link de qualquer site que você deseja analisar no espaço próprio e pronto! Sua análise de carregamento da página está pronta e suas sugestões de melhoria também.
Além disso, o PageSpeed Insights apresenta os resultados das Core Web Vitals, que são as principais métricas para carregamento da página que devem ser avaliadas.
Essa ferramenta, como o próprio nome já diz, é muito útil para identificar as tendências para uma determinada palavra-chave.
Ou seja, o Google Trends permite a análise de sazonalidade de palavras-chave, o que possibilita que os mecanismos de buscas se tornem aliados de quem está por dentro dos assuntos.
Por exemplo, no dia dos namorados, nota-se um aumento no volume de venda de flores. Portanto, se um e-commerce desse ramo utiliza o Google Trends, ele sabe identificar quais palavras-chave estão ranqueamento melhor nesse período.
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Inclusive, um spoiler: em breve teremos disponível uma capacitação completa em SEO, com a qualidade que você já conhece e a comodidade e flexibilidade que você precisa!
Demais não é mesmo?
E, além disso, preparamos uma surpresa pra você!
Você sabia que podemos gerar os estímulos ideais em nossos clientes para que eles se tornem consumidores de nossas soluções?
Imagens e frases, se utilizadas no momento correto, podem rapidamente influenciar a decisão de compra de um cliente. Portanto é essencial que um vendedor tenha domínio destas técnicas!
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Graduanda em Marketing Digital pela faculdade Estácio de Sá, graduada em Ciências Humanas e graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui Formação de White Belt em Lean Seis Sigma, Inbound Marketing, Copywriting, produção de conteúdo para Web e aprofundamento em Seo. Atuou como estagiária da Câmara Municipal de Juiz de Fora, foi bolsista no Programa de Iniciação à Docência (PIBID) pela UFJF e voluntária no projeto “Café Sociológico”. Pretende impactar pessoas positivamente produzindo conteúdo de qualidade.
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