A otimização de conteúdo é uma prática indispensável para sites e blogs da web, é um dos fatores de extrema importância que compõem a ferramenta SEO. Essa prática ajuda a manter o tráfego orgânico do site em alta e também auxilia em conquistar o sonhado primeiro lugar no ranqueamento do Google .
A otimização de um conteúdo escrito pode ser feita de diversas maneiras, aprenda aqui os principais aspectos dessa prática de acordo com os tópicos:
A otimização de conteúdo é basicamente atualizar um artigo escrito de acordo com os fatores de rankeamento do Google, tais fatores estão em constante evolução e por isso acontecem atualizações frequentemente.
Essas evoluções ocorrem para melhorar a experiência do usuáriode forma geral na plataforma, fazendo com que apenas as páginas que possuem a qualidade exigida sejam valorizadas.
De acordo com as atualizações, seu artigo pode ter seu desempenho melhorado ou piorado e no segundo caso é necessária uma otimização. Muitas vezes a otimização não está ligada ao conteúdo em si, mas sim a outros fatores da evolução do algoritmo do Google.
Alguns desses fatores são On Page (visível ao acessar o site) como o Title (título exposto no Google), ao H1 (título exposto dentro do site), número de backlinks (links dentro do artigo que direcionam o leitor a outra página), URLs, entre outros.
Mas, alguns também são Off Page (fatores relacionados a programação do site) como tempo de carregamento da página, qualidade das imagens, fontes utilizadas, apresentação do conteúdo, entre outros.
A otimização de conteúdo escrito está ligada a fatores On Page, mas quais as vantagens de realizar tal ação? Entenda no próximo tópico.
A otimização de conteúdo escrito recupera textos que estejam com baixo desempenho, mantendo mais artigos em alta para seu site e não deixando eles afetarem a visualização geral que o Google faz sobre o seu domínio, como o tripé do EAT (expertise, autoridade e confiabilidade).
Os artigos acabam ficando com baixo desempenho pois, com o passar do tempo ocorrem atualizações nos mecanismos de busca, assim, alguns textos podem acabar tendo seu desenvolvimento afetado ficando longe das primeiras posições dos resultados expostos para uma pesquisa.
Não por não se tratar de um conteúdo relevante, mas apenas por não estar mais dentro das regras que o Google estabelece para um texto considerado ótimo.
Essas consequências aumentam o tráfego orgânico do seu site. Aumentar o tráfego se traduz em uma maior visibilidade da sua marca, conquistando uma maior autoridade sobre diversos assuntos aos olhos do cliente, o que gera mais vendas e engajamento com o público.
Além disso, possuir um domínio saudável para os algoritmos do Google também é de extrema importância, pois é ele que define as regras. Sendo assim, conquistar fatores que aumentam a EAT do site deve ser considerado nas estratégias de marketing digital da empresa, principalmente em relação a produção de conteúdo.
Relacionado a esse conteúdo temos uma planilha gratuita envolvendo o Google Adwords, que auxilia no acompanhamento dos resultados dessa ferramenta.
Com os meios digitais cada vez mais se tornando importante para os negócios, fazer o uso de anúncios pagos, ou também conhecidos como Ads, é uma excelente forma de divulgação digital.
Assim, para se ter melhores resultados, acompanhar a performance desses anúncios é fundamental.
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Agora, entenda como otimizar um artigo.
Para realizar a otimização de um conteúdo escrito é necessário a observação de diversos fatores externos e também dados sobre o próprio artigo. Portanto, irá depender muito das ferramentas que estão a sua disposição.
O primeiro passo é a analise detalhada para entender qual fator possivelmente está gerando um baixo desempenho no artigo. Existem diversas ferramentas disponíveis que geral inúmeros dados, portanto esse passo fica com você, entender possíveis melhorias e possíveis gaps que estavam afetando o texto.
O segundo passo está relacionado com a melhoria da escrita, reescrever um Title mais chamativo e interessante, por exemplo ou uma meta mais completa e atrativa. Tudo respeitando os devidos números de caracteres, claro.
Além do Title tem-se o H1, subtítulo e trechos dos textos que podem ser melhorados sob um novo ponto de vista ou uma linguagem diferente. O CTA (Call To Action) final também deve ser atentamente analisado, para que caso seja necessário mude o método abordado.
A URL com certeza é um ponto de extrema importância e deve ser um dos pontos para conferir em um texto. Ela não deve possuir caracteres especiais, letras maiúsculas e evitar números. Lembre-se de fazer uma URL super amigável.
As imagens não podem possuir tamanhos e resoluções muito grandes, isso pode afetar todo carregamento da página e gerar entraves maiores, portanto em uma otimização é importante conferir cada elemento de imagem que o artigo possuir.
As palavras-chavepodem mudar conforme o tempo, então é necessário conferir elas no software que você possui e adicionar as novas, para que as chances de ranqueamento subam.
Os hiperlinks são elementos essenciais para artigos com foco em estratégias SEO, é necessário confirmar se todos estão funcionando corretamente e se estão empregados de maneira correta e que somam com o conteúdo do texto.
Também é de extrema importância a linkagem interna e recomenda-se uma média de 6 hiperlinks por artigo.
Seguindo esses passos e essas dicas é possível realizar a otimização de conteúdos e disputar as primeiras posições do Google!
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Graduanda de engenharia mecânica na UTFPR, com intercâmbio acadêmico em Portugal no Instituto Politécnico de Viseu. Perfil de pesquisadora com iniciação científica sobre controle de vibrações de estruturas mecânicas e pesquisa sobre nanotecnologia e nanomateriais, participação na empresa júnior da UTFPR-CP SmartMec Jr. e projeto voluntário de ginastica rítmica para crianças da cidade. Certificações: Pacote Office, CopyWriting, Escrita para Web, Google ADS, SEO e Responsabilidade Social e Sustentabilidade.
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