Todos nós conhecemos alguns dos maiores sites de pesquisas na internet, também conhecidos como mecanismos de busca, mas existem muitos outros além do Google, como o Bing. Yahoo e outros sites.
Diariamente eles são utilizados para as mais diversas pesquisas na internet e muito provavelmente, foi por meio deles que você veio parar aqui.
Os mecanismos de busca estão se desenvolvendo rapidamente e se encaixando cada vez mais ao perfil de cada usuário, essa evolução ocorre por conta de diversos fatores, mas o SEO tem uma grande parcela nisso.
Para entender melhor sobre o assunto acompanhe o artigo pelos seguintes tópicos:
Os mecanismos de busca são definidos como um extenso banco de dados da web, onde o usuário pode realizar diversas pesquisas e obter as respostas desejadas.
Atualmente os softwares de busca fazem mais do que isso, não apenas coletam e armazenam dados, mas também organizam e analisam os dados da web.
Permitindo assim, que os usuários encontrem variados tipos de informações sobre o conteúdo pesquisado de forma rápida, precisa e com os melhores resultados sendo expostos.
Ao pesquisar uma palavra-chave ou uma frase em motores de pesquisa, ele apresentará os resultados em uma lista baseada em seu perfil (caso você esteja logado em sua conta) ou simplesmente com os melhores resultados da busca.
Essa lista terá os resultados que se encaixam em sua pesquisa e que estavam na base de dados do software, contendo conteúdos que provavelmente responderão ao que foi pesquisado.
Vale ressaltar que existem mecanismos de busca para diversos segmentos, eles podem ser mais específicos ou menos e a maneira de funcionamento de cada um deles é diferente. Abaixo estão alguns exemplos dos principais mecanismos de busca.
Entre muitos outros exemplos. Porém, os mecanismos de buscas veem evoluindo e tornando-se cada vez mais personalizados para cada um de seus usuários, essa estratégia torna a pesquisa mais humanizada e assertiva. Entenda como funciona no próximo tópico!
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Assim, para se ter melhores resultados, acompanhar a performance desses anúncios é fundamental.
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Como já foi dito e mostrado alguns exemplos, os mecanismos de busca são extremamente variados e para diversos segmentos, seja imagens, vídeos, páginas da web, locais, pessoas, entre outros…
Cada um desses mecanismos funcionam de sua própria maneira, porém todos estão baseados em o usuário realizar uma pesquisa com uma palavra chave ou uma frase e o mecanismo gerar um resultados baseado em regras específicas e muitas vezes levando em consideração o perfil do usuário.
Tais regras podem levar em consideração que o conteúdo seja verdadeiro ou não (anti fake news), ser útil e ser o resultado específico para aquela pesquisa. Também pode ser sobre a qualidade, ser apresentado de maneira concisa e direta.
Ser visualmente agradável, ter um carregamento rápido, um layout que facilite a interação com o usuário e também tenha uma leitura fluída (se for o caso), essas são algumas das muitas variáveis levadas em consideração nos mecanismos de busca.
Após levar todas essas variáveis em consideração, o sistema apresenta as melhores respostas para você em ordem. Mas você sabia que para todos os mecanismos de busca que foram citados existem práticas que podem ajudar você a alavancar o seu negócio?
Cada mecanismo possui critérios próprios para avaliar o melhor conteúdo e selecionar o que será apresentado no topo para a pesquisa do usuário, sendo assim, é possível entender e dominar quais são os critérios para cada tipo de mecanismo de busca.
Essa tática é conhecida como SEO, abreviação de Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca) e ela será explicada melhor no próximo tópico.
A prática SEO está relacionada a bons hábitos na hora de publicar conteúdos na internet, os mecanismos de busca querem ser eficientes e trazer conteúdos que sejam de qualidade e satisfaça seus usuários. Em outras palavras, querem oferecer o melhor para aqueles que pesquisam.
Seguindo essas práticas é possível, por exemplo, melhorar o rankeamento do seu site no Google, fazendo que ele de forma gratuita aparece entre os primeiros colocados de uma pesquisa que envolve seu nicho de mercado.
Tal ato dará mais visibilidade a sua marca, a seu produto, consequentemente irá trazer mais clientes e vendas.
Portanto, SEO é um guia para que seu site/conteúdo fique do jeito que o mecanismo deseja.
A grande vantagem dessa ferramenta é que primeiro se torna um guia de como melhorar o desenvolvimento da sua marca, ou seja, é essencial para o criador de conteúdo, pois terão que se basear para melhorar seu desenvolvimento. Trazendo benefícios que já foram citados, como a alta visibilidade para sua marca.
E por segundo, é excelente para os usuários, pois com os próprios mecanismos de busca dando visibilidade para os criadores de conteúdo que seguem e se importam com a prática SEO, terão acesso a conteúdos cada vez melhores, com alta qualidade e maior grau de confiabilidade.
Assim, se seu negócio deseja expandir sua visibilidade e mercado, vale a pena investir em marketing digital e principalmente no SEO.
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Graduanda de engenharia mecânica na UTFPR, com intercâmbio acadêmico em Portugal no Instituto Politécnico de Viseu. Perfil de pesquisadora com iniciação científica sobre controle de vibrações de estruturas mecânicas e pesquisa sobre nanotecnologia e nanomateriais, participação na empresa júnior da UTFPR-CP SmartMec Jr. e projeto voluntário de ginastica rítmica para crianças da cidade. Certificações: Pacote Office, CopyWriting, Escrita para Web, Google ADS, SEO e Responsabilidade Social e Sustentabilidade.
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