5 passos para elaborar uma estratégia de SEO
Dica de ouro

5 passos para elaborar uma estratégia de SEO

Conheça o passo a passo para elaborar uma boa estratégia de SEO e descubra como efetivar uma da melhor forma, sendo ágil e simples.

Cindy Guerson
Por: Cindy Guerson
5 passos para elaborar uma estratégia de SEO

Para ranquear nos primeiros resultados da página do Google é necessário levar em consideração a criação de uma boa estratégia para que seu site seja referência quando se trata de achar um resultado de qualidade nos mecanismos de buscas.

Dessa forma, para iniciar uma estratégia de SEO é preciso aprimorar e colocar em prática um conjunto de técnicas que podem melhorar o ranqueamento do seu site com eficácia.

Visto isso, pensando em ajudar você (a nossa persona) a elaborar uma boa estratégia de SEO, separamos 5 passos nos quais vão te guiar nesse processo!

5 passos para elaborar uma estratégia de SEO

1. Realize uma análise competitiva

O primeiro passo para uma boa estratégia de SEO, antes de tudo, é realizar uma análise competitiva perante aos seus concorrentes para poder analisar as diferenças entre vocês e o que você pode melhorar para ultrapassá-los.

Para realizar uma analise competitiva, você pode fazer o uso de dois sites que dão um ótimo relatório sobre os principais dados dos seus concorrentes, e os seus também, são eles:

SEMrush

O SEMrush disponibiliza ferramentas essenciais para a análise do seu site e te dá também a opção de analisar e comparar a sua página com a página do seu concorrente.

O site te mostra a visão geral de domínio, análise de tráfego, pesquisa orgânica, lacunas nas palavras-chave e também lacunas nos backlinks.

Através do relatório que é te dado, você pode ter em suas mãos os dados necessários para analisar as competências do seu site e começar a estratégia de SEO dele.

Ahrefs

O Ahrefs, por sua vez, é essencial para a análise de backlinks do seu site.

Além disso, ele analisa qual a autoridade do seu domínio e quais domínios que linkam para o seu concorrente.

Esses dados são importantíssimos para você observar minuciosamente qual caminho deve percorrer para conseguir alcançar suas metas.

Dessa forma, não deixe de fazer essa pesquisa.

2. Descubra as lacunas nas suas palavras-chave

Como visto acima, as lacunas nas palavras-chavepodem ser entregues automaticamente para você com a utilização de sites específicos que disponibilizam essa ferramenta.

Contudo, para isso acontecer, você precisa apenas inserir a URL da sua página e a de seus concorrentes nos quais você deseja se comparar.

semrush exemplo

Dessa forma, o site te entregará quais palavras-chave você não usou nos seus artigos e poderia ter usado e quais o seu concorrente usou e você não.

Com isso, você pode escolher as palavras-chaves que deseja usar e ficar a frente das outras páginas preenchendo essas lacunas identificadas.

Contudo, não se esqueça de observar nas palavras-chave recomendadas o volume de buscas, ele é muito importante para você saber se tem chances de ranquear ou não.

Além do volume de buscas, fique de olho também na dificuldade de ranqueamento e na relevância da palavra chave.

Volume de buscas

É o número médio de buscas encontradas para determinada palavra-chave mensalmente. Isso significa que é feito uma análise de quantas buscas foram realizadas nos últimos doze meses e isso é atualizado de mês em mês, nos dando uma noção ampla dos dados. Quanto mais alto melhor.

Dificuldade de ranqueamento

Analisa qual a dificuldade para ranqueamento utilizando a palavra-chave escolhida, e diferente do volume de buscas quanto menor for, melhor é para o seu site.

Relevância 

Para saber a relevância da palavra chave, pondere o volume de buscas com a dificuldade de ranqueamento. Se a sua palavra-chave tiver um alto volume de buscas e uma baixa dificuldade de ranqueamento, significa que ela é relevante, portanto, está apta para ser usada.

3. Cadastre a sua página no Google Search Console e no Google Analytics

Para criar uma boa estratégia de SEO, o ideal é que você esteja sempre monitorando os seus dados para poder, de acordo com as técnicas de seo, melhorar a experiência do usuário e aumentar o tráfego orgânico  do seu site.

Para isso acontecer, existem duas ferramentas do próprio Google que te entregam dados completos.

Google Search Console

Através do Google Search Console você consegue gratuitamente monitorar dados que indicam possíveis problemas e o desenvolvimento do seu site nos resultados de pesquisa do Google.

Através dessa ferramenta você consegue:

  • Analisar problemas de indexação;
  • Ter acesso ao desempenho da sua página;
  • Saber quantos cliques o seu site teve vindo dos resultados de busca;
  • Resolver problemas de AMP;
  • Observar a usabilidade do site em dispositivos móveis.

Google Analytics 

No Google Analytics além de também poder monitorar o desempenho da sua página você consegue visualizar em tempo real quantas pessoas estão no seu site! Além dessa super ferramenta você consegue também:

  • Analisar o fluxo de comportamento do usuário;
  • Saber o tempo médio de experiência da persona dentro do seu site;
  • Observar a porcentagem da taxa de rejeição na sua página;
  • Ter acesso a como o visitante chegou até o seu site.

Legal, não é mesmo? Se você está iniciando o seu negócio, ou está tentando migrar para o online apenas agora, separamos esse conteúdo especialmente para você!

Confira nosso eBook Como Migrar O Seu Negócio do Offline para o Online.

O sucesso de um negócio envolve mais do que a qualidade e o valor das soluções oferecidas. É preciso saber em que canais encontrar o consumidor, como se comunicar com ele e, acima de tudo, como transformá-lo em um cliente fiel da empresa.

Aprenda como explorar o ambiente online, adotando as melhores práticas e estratégias para que a migração do offline seja feita da melhor forma possível.

Gostou? Então, não perca tempo! Faça agora o download!

como migrar o seu negocio do offline para o online

4. Defina a sua persona e a jornada de compra do usuário

Para começar uma estratégia de SEO é muito importante que você determine qual será o seu público-alvo.

Determinar o seu público alvo é identificar qual é a sua persona, isto é, o seu cliente ideal. Visto isso, é imprescindível que essa definição ocorra para que você consiga determinar quais conteúdos você deverá focar para obter bons resultados.

Já sobre a jornada de compra do usuário, após definir qual será a sua persona, você pode traçar objetivamente qual caminho você quer que ela faça dentro do seu site até adquirir o produto.

Geralmente, as jornadas de compra consistem em:

  • Aprendizado e descoberta;
  • Reconhecimento do problema;
  • Consideração da solução;
  • Decisão de compra.

Sabendo disso, você pode estrategizar o seu conteúdo nessas quatro etapas!

5. Procure entender como o Google Bot funciona

O Google Bot é o responsável por identificar o seu site no banco de dados do Google rastreando, indexando e te posicionando no ranqueamento do site de buscas.

Ainda não se sabe por completo todas as métricas que o Google Bot utiliza para definir quem merece ou não estar na primeira página do Google, mas podemos pré-definir algumas delas, e essas são:

  • A utilização de URL amigáveis;
  • O uso adequado do H1, H2, H3, title, subtítulo e metadescription;
  • Conteúdo original;
  • Utilização das linkagens internas;
  • Fazer o uso da estratégia de link building.

Dica de ouro

Gostou do nosso conteúdo? Se você está começando agora o seu negócio e quer saber como impulsionar o seu site da maneira correta, conheça o nosso curso feito pra você.

O caminho para tornar sonhos e ideias em um negócio promissor é árduo e exige disciplina. Para te ajudar nessa missão, oferecemos para você o curso de Formação Empreendedora!

Com essa formação, você será capaz de compreender melhor o ambiente de mudanças no mundo, identificar oportunidades, chances de melhoria, definir propostas de valor para seu negócio, utilizar ferramentas para mapear o mercado e desenvolver modelos de negócio.

Clique na imagem abaixo e inscreva-se!

Curso Formação Empreendedora

Cindy Guerson

Cindy Guerson

Grad. em Psicologia pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e atual membro da Liga Acadêmica de Psicanálise e Patologia (LAPP). Especialista na área de Pesquisa e Desenvolvimento do grupo Voitto. Possui certificação em produção e interpretação de textos (UNINOVE), Recrutamento e Seleção (GUPY), copywriting, marketing digital e conteúdos para a web (VOITTO). Acredita que um bom desempenho pessoal depende da nossa percepção sobre o mundo.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Formacao Empreendedora

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.