Você acha difícil ficar de olho em tudo que as pessoas estão falando sobre a sua marca? E ainda acompanhar o que concorrência anda fazendo? Então chegou a hora de você conhecer uma ferramenta indispensável para sua estratégia de marketing, o Google Alerts.
Estamos falando de uma funcionalidade gratuita do Google, que envia relatórios personalizados sobre os assuntos que mais te interessam, diretamente na sua caixa de entrada. Assim fica muito mais fácil dar conta de tantas informações, certo?
Não fique para trás e aprenda agora mesmo como usar o Google Alerts! Para isso, continue a leitura e descubra mais sobre:
Vamos lá?
Criado em 2003, o Google Alerts surgiu de uma ideia do engenheiro do Google, conhecido como Naga Kataru, na época em que foi criado, foi muito usado pela assessoria de imprensa para utilizar em suas clipagens.
Atualmente, o Google Alerts é uma ferramenta que informa quais os novos resultados para pesquisas com temas relevantes, de acordo com as preferências do usuário.
Você escolhe as palavras-chave que são do seu interesse e o Google vai te mandar um e-mail diário, mostrando tudo que há de novo sobre o assunto.
O serviço é mais uma das ferramentas gratuitas do Google, maior motor de buscas da internet. Quer entender melhor?
Milhares de assuntos são indexados pelo Google todos os dias. São tantos resultados que, para um ser humano, fazer o trabalho que o Google Alerts faz é quase impossível.
Estar atento às novidades do mercado é tão importante quanto encontrar o segmento de mercado ideal para sua empresa. Você já deu esse passo?
Entender melhor o seu segmento de mercado é um passo essencial para saber onde atuar e como fazer suas ações de marca se tornarem mais eficientes.
Pensando nisso é que criamos para você a nossa planilha Avaliação de Segmentação do Mercado, para que você consiga identificar onde dedicar seus recursos e conseguir uma boa estratégia de marketing.
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Mas de forma prática, como fazer o Google Alerts trabalhar a favor do seu negócio? Descubra agora!
O Google Alerts serve como um importante aliado na sua estratégia de marketing. Afinal, só é possível criar campanhas de vendas eficientes estando atento aos movimentos do mercado. Por isso, entender como você pode aplicar as funções do Google Alerts é o primeiro passo para impulsionar seu negócio!
Sabe quando você tweeta algo reclamando que a sua compra online não chega nunca? E a empresa aparece magicamente respondendo seu comentário?
Sejam comentários bons ou ruins, estar atento ao que os consumidores estão falando é uma maneira de identificar os pontos fracos da sua marca.
A partir daí, a empresa pode pensar em estratégias para resolver o problema. E como o Google Alerts pode ajudar?
Defina um alerta com o nome da sua marca, URL do seu site e receba de forma prática avisos sobre o que estão falando sobre você.
“Mantenha os amigos perto e os inimigos mais perto ainda”, lembra dessa frase do filme Poderoso Chefão? A história aqui é a mesma.
Estar atento ao que sua concorrência anda fazendo é uma forma de não ficar para trás quando surgem novas tendências entre os consumidores e de lançar produtos mais competitivos no mercado.
Como fazer isso? Defina alertas com o nome da marca dos seus principais concorrentese fique de olho em tudo o que eles estão fazendo!
Haja criatividade para criar conteúdos novos, produtos novos e estar sempre um passo à frente da concorrência.
Acompanhar referências internacionais também é uma ótima estratégia para encontrar novas ideias de conteúdo, na Voitto nós fazemos isso!
Para assuntos relacionados a Lean Seis Sigma, criamos alertas usando as palavras-chave “Lean Six Sigma”, que é sua tradução em inglês.
Ansioso para começar a usar o Google Alerts? Então confira o passo a passo para dominar essa ferramenta!
Para usar o Google Alerts não é preciso baixar nenhum programa ou aplicativo, é tudo feito de forma online! Basta ter uma conta Google, ou seja, um gmail, e você já pode dar os primeiros passos.
Criamos um guia de 5 passos para você dominar essa ferramenta e arrasar na sua estratégia de marketing de conteúdo. Confira!
O primeiro passo é acessar a página de Alertas do Google, para isso basta entrar no seu navegador e pesquisar por “Google Alerts”.
Clique no primeiro resultado, como na imagem:
Você quer acompanhar qual tópico? Essa é a pergunta chave aqui.
Assim que você acessar a página do Google Alerts vai encontrar uma barra de pesquisa, ali, digite a palavra-chave que você deseja acompanhar.
Você reparou naquele símbolo de “mais opções” logo abaixo da barra de pesquisa? Clicando ali, é possível personalizar seus alertas!
O Google te dá a opção de definir a frequência, fontes, idioma, região, número de resultados e personalizar o e-mail em que você quer receber os alertas.
É possível definir um e-mail diário, por exemplo, para não lotar sua caixa de entrada!
Com tudo pronto, é hora de criar seu alerta! Para isso, basta clicar no botão azul escrito “criar alerta”, conforme a imagem:
Bem prático, não é? Agora é só esperar para receber seu primeiro e-mail na caixa de entrada!
Você quer excluir um alerta? Editar as palavras-chave? Fique tranquilo, você pode fazer isso a qualquer momento.
Volte para a página inicial do site de Alertas do Google e edite seus alertas:
Sabia que é possível programar o horário que você irá receber seus e-mails ou definir um único e-mail, com todos os alertas que você criou?
Para fazer isso clique no ícone de engrenagem, na página inicial do Google Alerts:
Uma nova caixa de opções irá abrir na sua tela, trazendo as opções de “horário de entrega” e “digest”, veja na imagem:
O Google Alerts é uma ferramenta essencial, mas se você quer destacar a sua marca no mercado, é preciso ir além. Quer saber como? O segredo é investir em mais estratégias de marketing digital.
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Grad. em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atua voluntariamente como Assessora de Comunicação na Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO). Possui formação White Belt em Lean Seis Sigma, certificação de Copywriting e Produção de Conteúdo para Web. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.
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