O que é ciclo de vida do cliente?
Importância de compreender o ciclo de vida do cliente
Quais são as 5 etapas do ciclo de vida do cliente?
Quer aprender mais sobre o mundo do empreendedorismo e potencializar os resultados da sua empresa?

Saiba o que é ciclo de vida do cliente, sua importância, suas 5 etapas e muito mais!

Veja, neste artigo, como a compreensão do ciclo de vida do cliente pode lhe auxiliar a criar estratégias mais assertivas para sua empresa!

Leandro Cerqueira
Por: Leandro Cerqueira
Saiba o que é ciclo de vida do cliente, sua importância, suas 5 etapas e muito mais!

O relacionamento de um cliente com uma empresa tem início, meio e fim. Chamamos essa dinâmica de ciclo de vida do cliente.

Sabendo-se que essa relação um dia terá um fim, é importante aproveitar cada etapa dessa jornada. Dessa forma, é possível agregar o máximo de valor ao cliente e gerar o máximo de lucro para a sua empresa.

Para que isso seja feito, é importante conhecer todas as etapas do ciclo de vida do cliente e elaborar estratégias personalizadas para cada uma delas.

Você se interessou pelo assunto e deseja entender como funciona o ciclo de vida do cliente? Então, confira abaixo o que você verá neste artigo:

  • O que é ciclo de vida do cliente?
  • Importância de compreender o ciclo de vida do cliente
  • Quais as 5 etapas do ciclo de vida do cliente?

Se você chegou a este artigo, está claro que você busca potencializar o resultado do seu negócio e entende a importância dos seus clientes nesse processo.

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O que é ciclo de vida do cliente?

O ciclo de vida do cliente é todo o contato que o cliente teve com a sua empresa. Esse contato se inicia quando ele descobre sua marca e se encerra quando ele deixa de comprar seus produtos ou serviços.

É importante que a empresa tenha esse ciclo bem mapeado para que ela possa criar boas estratégias para cada etapa e fazer o melhor uso dos seus recursos.

Importância de compreender o ciclo de vida do cliente

Quando uma empresa compreende todo o ciclo de vida do cliente, ela tem em mãos informações valiosíssimas para seu negócio.

Por exemplo, é possível saber o tempo médio de um cliente em sua empresa e o quanto de receita ele te gera nesse período. Com esse conhecimento em mãos, você pode escalar sua operação e potencializar o seu lucro.

Imagine que você tem uma empresa que vende serviços de streaming por assinatura. A mensalidade custa R$ 29,90 e o tempo médio do cliente em sua empresa é de 2 anos. Diante disso, temos:


R$ 29,90 x 12 meses x 2 anos = R$ 717,60 em dois anos de assinatura


Sabendo que um cliente retornará R$ 717,60 ao longo de dois anos, faz sentido investir R$ 80,00 para captá-lo?

Agora, imagine que você identificou a possibilidade de oferecer um upsell ao seu cliente e ele assina um plano mais sofisticado por R$ 39,90. Diante disso, temos:


R$ 39,90 x 12 meses x 2 anos = R$ 957,60 em dois anos de assinatura


Sabendo que esse cliente passou a retornar R$ 957,60 ao longo de dois anos, vemos que o retorno sobre o investimento inicial de R$ 80,00 aumentou.

Além dessas duas situações, sabemos que é mais barato vender para o mesmo cliente novamente do que captar um cliente novo. Compreendendo o ciclo de vida do cliente, você consegue enxergar oportunidades de manter o seu cliente na sua empresa por mais tempo.

Ainda no exemplo da sua empresa de serviço de streaming por assinatura, imaginemos que o gasto médio mensal de um cliente passe a ser R$ 34,90, após alguns deles terem assinado o plano mais sofisticado. Se você aumentar o tempo médio do cliente na sua empresa de 2 para 5 anos, teremos:


R$ 34,90 x 12 meses x 5 anos = R$ 2.094,00 em cinco anos de assinatura


Consegue perceber que compreender e aplicar estratégias mais assertivas para cada etapa do ciclo de vida do cliente lhe permitirá aumentar o faturamento da sua empresa e agregar mais valor aos seus clientes?

Claro que esse foi um exemplo básico, mas esse é o poder do ciclo de vida do cliente. Quer aprender mais sobre as suas 5 etapas? Então, confira o próximo tópico!

Quais são as 5 etapas do ciclo de vida do cliente?

Tendo conhecimento do conceito e da importância do ciclo de vida do cliente, é hora de entender as suas 5 etapas. São elas:

01 - Segmentação de clientes

Primeiramente, a empresa deve ter o seu público-alvo bem segmentado. É uma das partes mais importantes do ciclo de vida do cliente, devido ao fato de que se você não atrair os clientes certos, você terá dores de cabeça e prejuízo no futuro.

Nessa etapa, é importante conhecer os hábitos de consumo do seu cliente, o que buscam, o que necessitam e dentre outros fatores.

Após obter essas informações, podemos prosseguir para a próxima etapa.

02 - Aquisição de clientes

No ciclo de vida do cliente, essa é a etapa de atrair o seu público-alvo e os converter em clientes.

É importante que você chame a atenção do seu público-alvo para sua empresa e seus produtos ou serviços.

Para isso, crie estratégias para divulgar a qualidade e os benefícios das soluções que o seu negócio oferece, bem como a transformação que a sua empresa pode gerar na vida de um cliente.

Atualmente, o marketing digital é uma das melhores alternativas para atrair novos clientes, devido a ter custo de implementação inferior a outras estratégias e entregar mais resultados.

03 - Rentabilização de clientes

Nessa etapa do ciclo de vida do cliente, devemos buscar formas de vender mais vezes para os mesmos clientes. Podemos conseguir isso através de upsell e cross sell.

Up sell é quando oferecemos um produto com maior valor agregado e ticket mais alto do que o produto comprado inicialmente. É um upgrade.

Cross sell é quando oferecemos um produto complementar ao produto comprado inicialmente.

Essas duas estratégias permitem que você aumente seu faturamento sem a necessidade de adquirir novos clientes. Diante disso, o ROI (retorno sobre investimento) da sua empresa aumenta.

04 - Retenção de clientes

Como já sabemos que vender novamente para o mesmo cliente é mais barato do que captar um cliente novo, a retenção se torna uma das etapas mais importantes do ciclo de vida do cliente.

Devemos lembrar que, com o passar do tempo, houve uma mudança no padrão de consumo das pessoas. Os clientes se tornaram mais exigentes e estão preparados para buscar o produto ou serviço do seu concorrente no primeiro sentimento de insatisfação com a sua marca.

Diante disso, é importante criar uma estratégia focada no sucesso do cliente. Dessa forma, você consegue fazer com que ele tenha uma boa experiência e alcance o resultado esperado ao comprar seu produto ou contratar seu serviço.

05 - Recuperação de clientes

Mesmo com todos os recursos investidos nas etapas anteriores do ciclo de vida do cliente, alguns deles deixam de comprar as soluções da sua empresa.

É importante criar uma estratégia de recuperação de clientes nessa etapa. Para isso, você deve ouvir e entender o que levou o cliente a deixar sua empresa e propor uma solução satisfatória.

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Leandro Cerqueira

Leandro Cerqueira

Grad. em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Atuou como Coordenador Adjunto de Desenvolvimento no Núcleo Baiano de Estudantes de Engenharia de Produção (NUBEEP). Possui certificação em White Belt em Lean Seis Sigma, Técnicas de Negociação e Gestão de Conflitos. Atua como Especialista em Otimizações na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto, buscando entregar conteúdo de valor para o máximo de pessoas possível! Acredita que, dessa forma, contribuirá para o crescimento profissional daqueles que buscam por conhecimento.

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