Com o passar dos anos, cada vez mais pessoas estão se aventurando no mundo do empreendedorismo. Para que esses empreendimentos possam ser duradouros, existem uma série de pontos importantes que devem ser observados em uma empresa para que ela mantenha e escale os seus resultados. Dentre esses inúmeros fatores, existe o ponto de equilíbrio financeiro. É através do ponto de equilíbrio financeiro que o empreendedor saberá o quanto de receita ele tem que gerar para cobrir todas as despesas do seu negócio.
Se você é um empresário e quer fazer uma melhor gestão do seu empreendimento, possuir conhecimento sobre como calcular o ponto de equilíbrio financeiro da sua empresa é um excelente primeiro passo. Tendo isso em mente, trouxemos um conteúdo bem completo para te apresentar um pouco mais deste assunto e te ensinar, na prática, como calcular e fazer uma análise do ponto de equilíbrio financeiro da sua empresa. Confira abaixo os tópicos que você verá neste artigo:
Está pronto? Então, vamos lá!
Ponto de Equilíbrio Financeiro (do inglês: break-even point), é a denominação dada ao ponto onde o total das receitas é igual ao total dos gastos (custos e despesas). Neste ponto o resultado, ou lucro final, é igual a zero.
A análise do ponto de equilíbrio permite à empresa determinar a partir de que cenário será possível começar a obter lucro com as receitas planejadas e assim a partir daí conseguir definir ações do que deverá ser feito para atingir este ponto.
Portanto, a ferramenta que será disponibilizada aqui tem o intuito de auxiliar na Análise do Ponto de Equilíbrio Financeiro a partir da definição da Margem de Contribuição e da quantidade de vendas para dados cenários de estudo.
Dentre essas 3 modalidades de se calcular o ponto de equilíbrio, a contábil é a mais comum e a mais simples. Basta que você divida o somatório dos custos e despesas fixas pela margem de contribuição. Como resultado desse cálculo, você terá o valor da receita necessária para pagar todos os gastos da sua empresa.
O ponto de equilíbrio financeiro é uma variação do ponto de equilíbrio contábil. O cálculo é bem semelhante ao método anterior, mas iremos excluir dos custos fixos a depreciação dos ativos e algumas outras despesas desembolsáveis.
Por último, mas não menos importante, temos o ponto de equilíbrio econômico. Nele, adicionaremos o custo de oportunidade à soma.
Agora que você já conhece as 3 maneiras de como calcular o ponto de equilíbrio da sua empresa, vamos à prática?
Muito empresas fazem uso de um indicador de segurança chamado Ponto de Equilíbrio. Com ele, é possível saber o quanto é necessário vender para se ter uma igualdade entre receitas e despesas.
Porém, esse conceito envolve a realização de muitos cálculos. Sendo assim, para facilitar o seu trabalho na hora de aplicar esse indicador de segurança, desenvolvemos uma super planilha, disponível gratuitamente!
Com ela, você terá, automaticamente, um gráfico do Ponto de Equilíbrio, após o preenchimento adequado das variáveis.
Se tem interesse em fazer o seu uso, não perca tempo! Clique no botão abaixo e faça o download!
A ferramenta se divide em duas partes, sendo a primeira a Margem de Contribuição e a segunda a Análise do Ponto de Equilíbrio Financeiro.
Para acessá-las, podemos escolher entre as abas do Excel ou por meio dos botões no painel principal. Veremos de forma sucinta quais informações encontraremos em cada parte da ferramenta. Vamos lá?
A Figura abaixo demonstra as informações que deverão ser cadastradas para ser obtida a Margem de Contribuição e as informações calculadas a partir destas.
DICA: se for necessário acrescentar mais informações (mais linhas) além das já existentes, procure adicionar uma nova linha sempre no meio da tabela em questão, assim você garante que os gráficos e fórmulas também irão pegar esses dados.
Ah, e não se esqueça que se existirem fórmulas nas linhas será necessário copiar as mesmas para a nova linha criada.
A partir dos dados cadastrados iremos obter os gráficos de Margem de Contribuição e Custos Variáveis por unidade que permitem fazer uma análise mais a fundo dos dados.
Margem de Contribuição Unitária: é quanto sobra de receita para pagar os custos fixos e, consequentemente, ter lucro após uma única venda, ou seja, indica quanto de receita irá sobrar.
A Figura abaixo demonstra os dados de preço de venda, custos e receita para cada um dos cenários. Nesta tabela será necessário preencher apenas a quantidade de vendas por período para os cenários que deseja se analisar.
Em seguida é possível analisar, conforme demonstrado na Figura abaixo qual é o ponto a partir do qual a Receita Total supera os Custos Totais, sendo possível analisar também a razão Lucro/prejuízo e os custos fixos para o período.
A Figura acima também permite através da seleção na lista suspensa verificar os resultados para o cenário desejado
Como você se sente quando percebe que Excel hoje é um pré-requisito para o mercado? Se você fica confuso com algumas funções ou formatações do Excel e não sabe transformar dados em informações realmente relevantes, não se preocupe!
A Voitto criou o curso Fundamentos de Excel para ajudar você a aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa. Você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.
Está esperando o que para começar sua experiência no software mais usado em empresas do mundo todo e ainda conhecer a plataforma da Voitto?
É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente! Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos de Excel!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!