Os mecanismos de buscas oferecem a oportunidade que seus conteúdos precisam para chegar até seu público-alvo: posições estratégicas de destaque. Por isso, o SEO tem ferramentas para atingir isso, e hoje vamos falar sobre uma delas: os backlinks.
Saber qual é a lógica por trás do uso de backlinks é muito importante para que sua estratégia de SEO seja eficaz e seus objetivos no tráfego orgânico consigam ser concretizados.
Ficou curioso para saber mais sobre esse assunto? Então, continue a leitura desse artigo, para saber mais sobre os seguintes tópicos:
Vamos lá?
O backlink é um link que tem apenas um sentido, que parte de um ponto para outro. Ou seja, são links que são direcionados de um site para outra página de destino.
Dessa forma, eles servem para direcionar o usuário de uma página para outra, de forma que ele esteja relacionado à alguma informação que esteja em outros sites.
As páginas que contém backlinks geralmente são páginas bem classificadas pelo Google, o que acaba deixando interessante o uso desse recurso dentro da estratégia de SEO.
Mas, você sabe qual é a relevância desse conceito? Não precisa ficar curioso, pois, esse é justamente o assunto do nosso próximo tópico, confira!
Como já foi pontuado anteriormente, os backlinks estão relacionados às boas classificações das páginas. Mas, cuidado! O fato de apenas inserir um backlink não significa necessariamente que a classificação se potencializa.
Para explicar melhor: se você tiver um backlink referenciando o conteúdo de sua página, esse backlink deve passar três características principais para ser considerado bom: utilidade, relevância e confiabilidade.
Assim, vale ressaltar que um backlink de qualidade é muito mais eficiente do que o número de backlinks sem embasamento ou relação com o conteúdo da página de origem.
Além disso, o Google considera os backlinks como uma espécie de recomendações para a sua página. Dessa forma, é como se a outra página estivesse falando ao leitor “esse conteúdo é relevante e foi retirado dessa fonte confiável”.
Agora que você já sabe o que são os backlinks e qual a importância dos mesmos, é o momento de aprender a diferenciar dois conceitos importantes de tipos de backlinks no próximo tópico, confira!
Vamos logo para as definições: os links dofollow são aquelas em que é permitido que o caminho inverso seja feito e que os mecanismos de buscas voltem para a página original.
Já os links nofollow, não tem essa possibilidade de voltar para a página de origem, ou seja, essa função é justamente o que diferencia um conceito do outro.
Esse alinhamento foi simples, não é mesmo? Agora, é claro que você não pode deixar de conferir quais são as principais vantagens da utilização de backlinks!
Avaliar quais são as vantagens de determinados conceitos é muito importante para facilitar a tomada de decisão, por isso, listamos as principais vantagens para te ajudar nessa missão:
A autoridade de domínio é uma forma de classificação que o Google usa para avaliar a credibilidade e confiabilidade do seu domínio.
Para facilitar a visualização de suas receitas e despesas do cenário de sua empresa criamos uma super Planilha de Análise de Cenários e Expansão.
Nela, você terá cálculos automáticos de custo e lucro por funcionários, fornecendo assim uma melhor organização financeira de seu negócio.
Clique no botão abaixo e faça agora mesmo o download!
Dessa forma, é possível mensurar isso através de um número que demonstra que seu site tem autorização para sua atuação e é reconhecido pelo mecanismo de busca.
Diante disso, os backlinks contribuem para aumentar essa autoridade de domínio.
O brand Awareness pode ser traduzido como “notoriedade da marca'' e diz respeito à visibilidade que a mesma adquire, ou seja, seu reconhecimento.
Logo, os backlinks contribuem para fortalecer esse fator e consequentemente, potencializar a ampliação da marca, o que é muito positivo.
Os relacionamentos são muito importantes para os humanos, e para as marcas, não poderia ser diferente. Assim, o fato de backlinks relacionar sites de forma direta ou indireta é um fator muito positivo e reforça porque vale a pena esse investimento.
E então, muito esclarecedor não é mesmo? Diante disso, chegamos ao momento mais aguardado: conhecer quais são as melhores formas de aplicar esse conceito, por isso, no próximo tópico, conheça as boas práticas!
Conhecer como é o funcionamento dos backlinks e quais são as formas de uso mais proveitosas é essencial, por isso, listamos as principais para você, confira:
A coerência é um fator muito importante para a construção de backlinks de qualidade, afinal, não adianta nada fazer vários backlinks que não tem nenhuma ligação com seu nicho ou conteúdo.
Diante disso, preze sempre por alinhar seu conteúdo com o Backlink, para que o Google possa verificar essa coerência e avaliá-lo com qualidade.
Para linkar um conteúdo é necessário que haja um embasamento teórico relacionado a esse link.
Dessa forma, tente sempre colocar dados de grande relevância no texto âncora , citações de autoridades ou depoimentos que fazem sentido esse objetivo, conseguindo backlinks de qualidade e confiabilidade.
Os recursos visuais coerentes são muito bem vistos pelo Google, por isso, relacioná-los aos backlinks é uma estratégia muito assertiva. Entretanto, é sempre bom lembrar que a coerência é muito importante nessa estratégia também.
E então, gostou desse conteúdo? Esperamos que você tenha gostado e que esse conteúdo te ajude a colocar esse conceito poderoso de SEO em prática.
Além dos backlinks, existem outras práticas de SEO que podem te ajudar a alcançar as primeiras posições do tráfego orgânico, tais como: guest posts, link building, entender o algoritmo do Google, analisar as palavras-chaves, e esses serão assuntos de outros conteúdos do nosso blog, fique ligado!
O caminho para tornar sonhos e ideias em um negócio promissor é árduo e exige disciplina. Para te ajudar nessa missão, oferecemos para você o curso de Formação Empreendedora!
Com essa formação, você será capaz de compreender melhor o ambiente de mudanças no mundo, identificar oportunidades, chances de melhoria, definir propostas de valor para seu negócio, utilizar ferramentas para mapear o mercado e desenvolver modelos de negócio.
Clique na imagem abaixo e inscreva-se!
Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ex- Graduanda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2019-2021). Participou do Programa de Educação Tutorial da Engenharia de Produção da UFV, onde atuou na coordenadoria de Gestão de Pessoas (2019) e Comunicação (2020-2021) . Possui certificação em Copywriting, Produção de conteúdo para a Web e Marketing de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Tem como objetivo pessoal compartilhar o conhecimento , pois acredita que conhecimento bom é conhecimento compartilhado.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!