O que é SEO e qual é a sua importância?
O que é e para que otimizar as URLs do seu site?
O que é e como redirecionar as URLs do seu site?
Quais são as práticas recomendáveis?
Como alavancar as suas vendas utilizando SEO?

Como funcionam a otimização e o redirecionamento de URLs na Web e como operam no SEO?

Saiba mais sobre a otimização e o redirecionamento de URLs nos mecanismos de busca da Internet, além de boas práticas para o SEO do seu site.

Alícia Soares
Por: Alícia Soares
Como funcionam a otimização e o redirecionamento de URLs na Web e como operam no SEO?

A otimização e o redirecionamento de URLs são importantes variáveis para o SEO (Search Engine Optimization) de seu site.

Dessa forma, a realização dessas ações é responsável pela melhoria da experiência do usuário desde a página de resultado da busca orgânica (SERP) até a navegação ao decorrer do seu website ou blog.

Continue neste artigo e confira um guia completo de boas práticas para URLs por meio dos seguintes tópicos:

  • O que é SEO e qual é a sua importância?
  • O que é e para que otimizar as URLs do seu site?
  • O que é e como redirecionar as URLs do seu site?
  • Quais são as práticas recomendáveis?
  • Como alavancar as suas vendas utilizando SEO?

Bom aprendizado!

O que é SEO e qual é a sua importância?

O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de boas práticas e de estratégiascom o objetivo de posicionar um site ou uma página específica no topo dos mecanismos de busca, como o Google, o Yahoo! e o Bing.

Essas estratégias podem ser realizadas tanto On-Page, como Off-Page. Alguns desses exemplos são velocidade do site, otimização de conteúdo, padronização do layout e estrutura de links.

Algumas ferramentas como o SemRush, o Ubersuggest, o Google Trends, o Also Asked e o Google Search Console podem ser utilizadas para adquirir as informações necessárias para conquistar esse ranqueamento nas buscas.

O que são URLs?

As URLs (Unique Resource Locator) são endereços virtuais nos quais algum conteúdo está localizado, desde o HTTP até o caminho da página.

A URL é geralmente formada pelo HTTP, o subdomínio (www), o domínio (nome da sua marca), a TLD - Top Level Domain (.com.br, .com, .net, etc), o subdiretório e o caminho da página (nome da publicação + .html).

A otimização e o redirecionamento de URLs estão diretamente relacionados ao caminho da página.

Para a produção de conteúdo, é essencial exercitar a criatividade. Para isso, a Voitto preparou para você a planilha Brainstorming e seleção de ideias. Com ela, você poderá selecionar as melhores ideias inovadoras para o seu negócio. Baixe já!

Se você está precisando de ideias inovadoras, a metodologia de Brainstorming é perfeita isso! Como o nome já diz, ela consiste em uma chuva de ideias, quanto mais melhor.

Porém, a seleção delas é a parte mais importante do processo, então montamos a Planilha de Brainstorming e seleção de ideias para te auxiliar!

Nesta Planilha, você terá as etapas do Brainstorming mais clara, além de ferramentas para a seleção de ideias, definição de critérios, colaboradores envolvidos, entre outros.

Baixe-a agora mesmo clicando no botão abaixo!

planilha brainstorming e seleção de ideias

O que é e para que otimizar as URLs do seu site?

A otimização de URLs é responsável por aumentar o ranqueamento das suas páginas perante os mecanismos de busca, recuperando o desempenho de palavras-chave fortes com uma nova URL.

Essa otimização é necessária pois alguns artigos acabam perdendo desempenho com as atualizações constantes dos mecanismos de busca. Por isso, a sua equipe deve estar sempre atenta e realizar essas modificações.

A utilização de ferramentas como o SemRush e o Ubersuggest permite a definição de palavras-chave com o volume de busca necessário - long tails ou head tails - e otimizar essas URLs para aumento de tráfego.

Confira a seguir as vantagens do redirecionamento de URLs do seu site!

O que é e como redirecionar as URLs do seu site?

O redirecionamento de URLs é realizado quando um site ou uma página muda de endereço e deseja manter o volume de suas visitas diárias e a sua autoridade.

Dessa forma, o redirecionamento deve ser feito de maneira certeira para que não haja quebra da página e, consequentemente, perda da relevância e do ranqueamento do seu site nos motores de busca.

Portanto, o redirecionamento deve ser realizado pela equipe de TI de um para um, ou seja, de cada URL antiga para uma URL nova correspondente. Ainda assim, é possível a perda de tráfego orgânico do seu site.

Redirect 301

O Redirect 301 é o tipo de redirecionamento realizado de um para um. Esse redirecionamento é feito de maneira permanente para que o mecanismo de busca entenda que o conteúdo mudou de endereço.

Com isso, sempre que um usuário tentar acessar o domínio antigo ele será redirecionado ao domínio atual da página. Isso também permite a manutenção da autoridade e dos backlinks relacionados.

Ainda, alguns erros relacionados ao redirecionamento são o erro 500 (Internal Server Error - erro interno do servidor) e erro 404 (Page not Found - página não encontrada).

Confira a seguir as melhores práticas para o aprimoramento de suas URLs!

Quais são as práticas recomendáveis?

As práticas recomendáveis de SEO relacionadas à otimização e ao redirecionamento de URLs têm como principal objetivo a melhoria da experiência do usuário. Confira a seguir algumas delas:

  • URLs mais curtas: Apesar de não haver um padrão explícito para isso, URLs mais curtas são mais objetivas e resultam em maior memorização e fácil acesso do usuário do seu site ou blog

É recomendado utilizar de quatro a cinco palavras e até 100 caracteres.

  • URLs amigáveis: As URLs não podem conter caracteres especiais - símbolos, cedilhas, acentos e letras maiúsculas - e é ideal que não contenham números (salve exceções como dicas e nomes próprios). 
  • Palavra-chave na URL: A utilização da palavra-chave na URL é a melhor prática para o ranqueamento e o aumento do tráfego nas páginas do seu blog. 
  • Hífen na URL: Apesar de ser possível a utilização do sinal de mais (“+”) e do underline (“_”) para a separação das palavras na URL, o hífen (“-”) é mais adequado pela facilitação de leitura da frase. 
  • Evite parâmetros e session ids: essas duas práticas realizadas pelo CMS (sistema de gerenciamento de conteúdo) podem resultar em conteúdo duplicado que afete o ranqueamento e o tráfego do seu site. 

Como alavancar as suas vendas utilizando SEO?

Se este conteúdo foi útil para você, não deixe de se inscrever em nossa newsletter e ficar por dentro de todas as novidades sobre SEO no Blog Voitto!

Além disso, a Voitto preparou para você o curso de Formação em Cientista de Dados. Com ele, você será capaz de desenvolver a linguagem dos dados, recebendo a formação necessária em Python. Acesse a nossa plataforma e confira!

Com o curso de Formação em Cientista de Dados aprenda a não ser um profissional do óbvio e fale a linguagem dos dados!

A Formação de Cientistas de Dados é composta pelos cursos Fundamentos Essenciais para Python, Python Intermediário para Análise de Dados e Tópicos Avançados em Python para Análise de Dados. Além disso, preparamos quatro bônus especiais para complementar sua formação.

Nesta trajetória, o Mestrando em Modelagem Computacional, Iago Rosa, te conduzirá por uma trilha de aprendizado que passará desde a lógica básica de programação em Python até a utilização de bibliotecas essenciais para organização, análise e visualização de dados, como NumPy, Matplotlib, Pandas e Seaborn

Está esperando o que? Faça já o seu curso e se especialize!

Formação em Cientista de Dados

Alícia Soares

Alícia Soares

Grad. em Jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Redatora de conteúdo em portais esportivos como VAVEL e Planeta Futebol Feminino. Experiência em Comunicação Institucional nas Diretorias de Imagem e de Relações internacionais da UFJF. Atuou como Assessora de Gestão e Estratégia e Consultora de Planejamento e Mídias na Acesso Comunicação Junior. Tem como objetivo pessoal compartilhar conhecimento sobre Organização Criativa e Metodologia Ágil para que as pessoas alcancem maiores resultados e produtividade no estudo e no trabalho.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Gatilhos Mentais Para Vendas

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.