O que é negociação?
Por que negociar?
Quais são os tipos de Negociação?
Quais são os benefícios da Negociação?

Aprenda os tipos de negociação e entenda como colocar em prática quando for negociar!

Listamos alguns dos tipos de negociação mais importantes e utilizados, para te ajudar a negociar de forma objetiva e eficiente.

Nicoly Schermer
Por: Nicoly Schermer
Aprenda os tipos de negociação e entenda como colocar em prática quando for negociar!

A negociação está em nós desde muito cedo, digamos que negociar é uma arte e nós somos os aprendizes para que ao longo da nossa jornada tornemo-nos super artistas.

Quando se fala de negociação logo pensamos que a base para isso é a comunicação. Sim, você está certo, mas existem algumas artimanhas para nos auxiliar nesse processo!

Há alguns meios para que a negociação seja um sucesso, e para isso utilizamos algumas técnicas. Nada melhor do que aprender a utilizá-las a nosso favor, não é?

Ao longo desse artigo falaremos melhor sobre:

  • O que é negociação?
  • Por que negociar?
  • Quais são os tipos de negociação?
  • Quais são os benefícios da negociação?

Então para darmos início a isso, continue a leitura para entender conceitos básicos sobre negociação.

Confira agora o eBook gratuito 5 Dicas para Negociação de Sucesso!

Nos dias de hoje não é necessário estar em um ambiente corporativo para que haja negociações. Mesmo em casa, com a família e com amigos estamos o tempo todo tomando decisões e expressando nossos interesses (negociando), e se não soubermos nos expressar podemos prejudicar o convívio e a harmonia do ambiente e em muitas das vezes não chegar em uma solução ideal para as partes envolvidas.

Sempre desejou saber mais sobre como ser persuasivo na hora das negociações? Então, baixe agora o nosso eBook!

5 Dicas para Negociacao de Sucesso

O que é negociação?

Basicamente a negociação pode ser definida pelo ato de duas ou mais pessoas dialogarem, e utilizarem suas armas de persuasão para fazer um acordo, no qual ambas as partes, ao fim da negociação, se dão por satisfeitas.

Negociamos o tempo todo, mas ao longo da nossa vida vamos aprendendo alguns caminhos, o que fazer, o que não fazer…

Mas não se preocupe! Estamos aqui para te auxiliar e acelerar seus passos!

Aliás entender como são os tipos de negociação e como aplicá-los em nossas negociações vão nos ajudar em nossa jornada!

Vamos agora entender por que negociar?

Por que negociar?

Quando negociamos, nosso intuito é resolver nossas diferenças e encontrar uma solução viável para nossos problemas. E é claro que não podemos generalizar em qual campo isso pode ocorrer.

Pois seja na escola, trabalho, casa… A qualquer momento podemos sentir que negociar algo é o melhor caminho, para solucionar algo.

Com a negociação, conseguimos dialogar de forma clara, objetiva, persuasiva, e ainda, conseguimos expor os pontos que envolvem a trama.

Dessa forma conseguimos vender nossas ideias, e convencer que o negócio faz sentido e pode dar muito certo para as partes envolvidas. Além disso, ninguém ganha ou perde, com o negócio é possível chegar a um senso comum a todos.

Por isso, precisamos saber quais são os tipos de negociação, para entender qual método utilizar em cada momento. Pois dessa forma, entendemos o que podemos fazer naquele momento, e visualizar a longo prazo também.

Continue a leitura para entender quais são os tipos de negociação!

Quais são os tipos de Negociação?

Temos algumas formas de negociação, algumas delas são bem conhecidas, outras um pouco menos.

Logo que pensamos em negociação vem à nossa cabeça o termo “ganha ganha” “perde perde” não é mesmo?

Como funciona e quais são os tipos de negociação?

Os tipos de negociações interferem apenas no modo da operação da negociação, ou seja, de que forma ela vai ocorrer. E elas podem ser das seguintes maneiras:

  • Distributiva ou perde perde;
  • Integrativa ou ganha ganha;
  • Acidental;
  • Colaborativa;

A partir disso, vamos agora, conhecer um pouco mais sobre elas e entender como funcionam, e como isso interfere em todas as partes negociadoras.

Iniciando pela:

Distributiva ou perde perde

Nesse tipo de negociação, algum lado terá mais vantagem que o outro, pois é um tipo de negociação que envolve algo que torna impossível dividir os ganhos e perdas em 50% cada.

Integrativa ou ganha ganha

Na negociação do tipo ganha ganha, distribui-se as vantagens e integra-se os valores, de que forma? Nessa modalidade, negociações ganha ganha, há um acordo para compensar a vantagem que alguém pode ter durante a negociação.

Com isso as duas partes se adequam para que ambas tenham o mesmo ganho.

Acidental 

Nesse caso, ela é diferenciada pelo laço entre os negociadores. Aqui tem-se negociadores que nunca mais, ou quase nunca irão se encontrar. Nela o resultado importa, já que você não terá mais vínculo com a outra parte.

Colaborativa

Ela é caracterizada pela dificuldade em finalizar o acordo, pois envolve o equilíbrio, e preza-se pelos melhores resultados. Por outro lado, temos o relacionamento que deve ser preservado, e por isso há a busca pelo equilíbrio.


Essas são algumas das modalidades mais utilizadas, e você deve optar pela aquela que te favoreça no momento e no modelo de negócio que você está utilizando.

Dentro delas, os tipos de negociação distributiva e integrativa:

Na negociação distributiva e integrativa percebemos que elas são mais utilizadas, e mais popularizadas. No entanto, como vimos acima, todas têm seus lados positivos e negativos.

Por isso, elas devem ser escolhidas com o objetivo específico, pois todas levam a um caminho distinto.

Já nas negociações acidentais e colaborativas:

São tipos de negociação que podem ser caracterizadas pelo relacionamento entre as partes, tendo ou não o contato com elas.

Portanto os dois tipos de negociação frisam isso, um entre a harmonia e o outro deixando de lado o relacionamento futuro e importando-se mais com o resultado.

A negociação não é difícil,  como negociar e qual forma te favorece e é um super passo a ser dado.

Agora para finalizar nosso tema, vamos descobrir quais são os benefícios de entender e aplicar os tipos de negociação e como isso pode nos ajudar! Continue a leitura para saber.

Quais são os benefícios da Negociação?

A negociação faz parte do nosso dia a dia, conhecer e entender como aplicar algumas ideias, conceitos e estratégias é fundamental para garantir o sucesso em alguma transação.

Ademais, é válido ressaltar que, depois de fechado o negócio dificilmente alguma parte volta atrás, por isso, você deve ter ciência sobre o que está fazendo, evitando agir por impulso, deve também entender como agem os tipos de negociação.

Todo negociador que domina os itens mencionados anteriormente, ganha tempo, consegue maximizar os recursos e melhorar os resultados. Lembre-se que negociar requer treino!

Quando você tem a possibilidade de negociar, você ganha a chance de reverter a sua situação e de promover seus recursos em prol de algo que tanto precisa naquele momento.

Por isso, saber negociar e ter a chance de poder negociar, são itens que andam juntos! Nada adianta ter a chance para negociar algo, sem saber como se sobressair e conquistar um bom resultado na negociação.

Assim como, também não adianta você saber negociar, mas não conseguir abrir caminho para poder negociar! Por isso é tão importante os meios, as técnicas e o treino. Isso pode te ajudar e fazer você conquistar com êxito suas negociações!

Gostou do conteúdo? Não deixe de acompanhar a Voitto aqui no Blog!

Por fim, se liga nessa super dica!

No mundo atual estamos negociando a todo momento! Seja com clientes, fornecedores, colegas de trabalho ou até mesmo amigos e familiares.

Em decorrência disso, o domínio das Técnicas de Negociação é uma demanda comum entre as empresas. Principalmente aquelas que possuem processos de compra e venda para atingir seus objetivos e alavancar seus resultados.

Logo, saber identificar oportunidades e ter uma abordagem dinâmica em relações interpessoais são características fundamentais para concluir com sucesso uma negociação.

Afinal, as Técnicas de Negociação são o desenvolvimento de um conjunto de ferramentas que podem ser aprendidas e devem ser usadas para atingir o melhor resultado possível.

Portanto, agora que você já sabe os inúmeros benefícios das Técnicas de Negociação, aproveite a oportunidade e se inscreva no nosso curso usando o cupom BLOG50 e tenha 50% de desconto nele!

Clique aqui e saiba mais!

Nicoly Schermer

Nicoly Schermer

Grad. em Engenharia de Produção UFPR. Possui curso Técnico em Administração pela ETEC-SP.

Participei como Bolsista no projeto de extensão NTE-TEIA, Núcleo de Tecnologias Educacionais.

Já atuei como Tesoureira do Centro Acadêmico- CAENPRO, como voluntária no projeto "Mais merenda, menos desperdício", bolsista no projeto "Sabão Solidário em tempos de pandemia".

Possui certificado de White Belt e Agile Scrum, Blog, Copywriting, Produção de Conteúdo e também Marketing de Conteúdo.

Atua no Grupo Voitto na área do Blog, acredita que compartilhar conhecimento é forma mais eficaz de melhor o mundo.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Plano De Negocios

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.