O que é manutenção?
Como funciona a manutenção?
Como gerar lucro com manutenção?
Então, como gerar maiores lucros através da manutenção?
Invista em si mesmo!

Como gerar lucro com manutenção

Confira como a manutenção industrial pode trazer resultados otimizados para seus processos

Flávio Garcez
Por: Flávio Garcez
Como gerar lucro com manutenção

Ao contrário do que muitos pensam, o setor de manutenção é um grande gerador de lucro no ramo industrial. Muitas vezes visto como mal necessário, este setor mostra-se muito promissor para aqueles que não pretendem reinventar a roda, mas sim consertá-la.

Essa percepção de prejuízo associada ao setor de manutenção tem sido muito vista devido ao fato de, pela manutenção ser muito mal otimizada nos primeiros períodos do setor industrial, a existência de grandes gargalos prejudicava a produção, diminuindo assim o lucro.

A nossa forma de enxergar a manutenção industrial pode ser facilmente modificada. A dificuldade para solucionar isso está na forma de comunicação entre os departamentos que estão envolvidos direta ou indiretamente no processo, como os setores de compras e vendas, por exemplo.

A comunicação entre os setores administrativos e produtivos da empresa deve ser feita de forma objetiva e clara, assim evitando lacunas na conversação por terminologias excessivamente técnicas.

Nesse artigo vamos abordar:

• O que é manutenção?

• Como funciona a manutenção?

• Como gerar lucro com manutenção

O que é manutenção?

O termo manutenção pode ser facilmente aplicado para todo e qualquer processo que precise ser modificado a fim de reduzir perdas ou zerá-las.

A manutenção teve origem reparatória e, mais tarde, desenvolveu-se como medida de profilaxia. Antes acreditava-se que havia um processo imutável perfeito, que nunca falharia desde sua concepção, porém que era de extrema dificuldade de ser atingido.

Em seguida, com a modernização dos meios de produção, surgiu a linha de pensamento de que quanto melhor fosse elaborado um processo, menos passos de mutação seriam necessários para atingir o tal processo perfeito já citado.

Atualmente tem-se, como senso geral, que os processos de manutenção ocorrem de maneira contínua, sempre reduzindo o lead time dos demais processos.

A manutenção então pode ser entendida como uma gestão corretiva do aproveitamento de um processo, ou ainda, como o processo de aumento forçado da acurácia de uma atividade.

Já se imaginou estudando Manutenção Produtiva Total e seus 8 pilares? Então, chegou a sua hora!

Pensando no seu aprendizado, criamos o eBook 8 Manutenção Produtiva Total: entenda os 8 pilares da metodologiapara você se aprofundar no tema e ter uma visão geral. Com ele você vai entender as formas de se otimizar cada etapa dos projetos.

Baixe o material agora e entenda como a Manutenção Produtiva Total vai te ajudar a desenvolver melhores otimizações!

[eBook] Manutenção Produtiva Total (TPM): entenda os 8 pilares da metodologia

Como funciona a manutenção?

Historicamente, a manutenção desenvolveu poucos recursos de gestão em semelhança aos da produção industrial. Atualmente, as técnicas de gestão e os indicadores de manutenção estão prontos para impactarem as estratégias de toda a empresa.

Os dados que são extraídos dos processos de manutenção são processados e inseridos de forma significativa nas tomadas de decisão dos gestores industriais.

Assim como uma trena serve para medir comprimentos e distâncias, ou um termômetro para medir temperaturas, existem as ferramentas certas para medir o desempenho do setor da manutenção.

E, com a mesma importância, a pessoa que faz o manuseio dessas ferramentas precisa ter a cautela necessária para garantir a transmissão da correta medição, evitando assim erros em cadeias.

É necessário analisar como está o grau de qualidade de entendimento entre as partes desta comunicação, para que os resultados apresentados estejam dentro das expectativas da empresa.

Além disso, é preciso avaliar se o método de medição de desempenho do setor de manutenção é adequado, e se o processo é confiável para gerar os indicadores que vão auxiliar nos processos decisórios e desdobrar novas metas para o departamento.

Como gerar lucro com manutenção?

Lucro é, na forma mais simples de se entender, a diferença entre o que a empresa arrecada e o que ela gasta. Sem ele nenhuma empresa subsiste, não importa o tamanho.

A equipe de manutenção tem a missão de contribuir nas duas pontas dessa corrente: garantindo a melhor performance dos equipamentos e processos e, diminuindo as chances de paradas não programadas.

Vamos então levantar agora alguns pontos, dentro do universo da manutenção, que contribuem com o aumento da lucratividade da empresa:

1. Controle dos custos da manutenção

Para que se estabeleça metas de custos operacionais da manutenção é necessário saber quanto está sendo gasto atualmente.

Segundo pesquisas realizadas por empresas que atuam no setor de manutenção, a maioria das empresas no Brasil não faz esse controle de gastos de forma adequada. E "aquilo que não é medido, não pode ser controlado".

Os principais fatores a serem medidos para uma melhor análise dos custos de manutenção são:

• custo de material;

• custo de mão de obra (homem-hora);

• custo de máquina parada (lucro cessante);

• aquisição ou locação de equipamentos especiais para a execução de determinada tarefa.

Um sistema de gestão de estoque é um bom início para esse controle dos custos, pois pode fornecer os valores de cada componente utilizado em cada intervenção da manutenção.

Mas as demais informações vêm de fontes diferentes e precisam ser incorporados ao PPCM (Planejamento, Programação e Controle da Manutenção), como o custo dos produtos que deixaram de ser produzidos e o valor da hora de cada técnico envolvido.

2. Análise do Rendimento Operacional

No PPCM é gerado um plano de manutenção que determina como as tarefas serão executadas. A programação é feita em conjunto com o PCP (Planejamento e Controle da Produção) para que não haja prejuízos à produção.

Nesses planejamentos e programações são definidos os tempos de execução para cada atividade, baseado em históricos e experiências anteriores. É importante levar em conta que tarefas semelhantes podem levar tempos diferentes de acordo com cada procedimento específico e condições de operação.

Uma simples troca de lâmpada num laboratório pode levar 30 minutos, enquanto a mesma operação no galpão da expedição demanda 2 horas, devido ao acesso e a isolação de área que deve ser feita, por exemplo.

As Ordens de Serviço ou Relatórios Técnicos trarão os dados para analisar se a execução estava dentro ou fora do esperado. Assim, o rendimento da operação será analisado e o processo poderá ser revisto para que desperdícios possam ser eliminados ou o processo seja otimizado.

Neste caso as habilidades de cada técnico também poderão ser avaliadas, podendo acarretar em retrabalho ou novo arranjo do quadro de funcionários. Faz-se então a implementação do ciclo PDCA e dos procedimentos de melhoria contínua de forma eficaz.

3. Estabelecimento de Metas

A partir de todos os dados levantados e analisados, é possível estabelecer metas para o setor de manutenção. Novos desafios serão gerados e o líder do setor terá a responsabilidade de manter a equipe engajada para superá-los.

Com o objetivo de garantir os melhores resultados, os conceitos de meritocracia podem e devem ser implementados aqui, com base na geração de valores para o processo, diminuição de custos e eliminação de desperdícios.

Os incentivos para o engajamento dos colaboradores são diversos na aplicação e nas pessoas responsáveis. Por exemplo: um gestor de manutenção pode ser bonificado por conseguir diminuir os custos da manutenção sem deixar cair os indicadores de qualidade do processo produtivo e do próprio setor da manutenção.

Metas desafiadoras e com programas claros e atrativos de premiações geram um comprometimento maior de cada colaborador, que se sente desafiado a entregar sempre mais de si mesmo.

Então, como gerar maiores lucros através da manutenção?

Em primeiro lugar, é necessário saber qual o quadro atual do setor de manutenção na sua empresa. Feita essa análise e com o objetivo estabelecido, define-se quais as correções que precisam ser feitas no processo e são estabelecidos prazos para o cumprimento de cada etapa.

A avaliação e definição de estratégias variam de acordo com cada realidade empresarial. Toda melhoria implica em mudanças. E essas mudanças causam impactos e podem gerar algum desconforto. Mas o resultado da transformação valerá a pena.

É extremamente importante que todo o processo de implementação dessas melhorias esteja sob o controle de algum responsável. Uma pessoa ou equipe dedicada para acompanhar cada passo, delegar as tarefas e fazer uma análise do andamento deste processo.

Como cada empresa tem sua realidade, as soluções são diferentes para cada uma. Algumas podem destacar alguém de sua equipe para iniciar essa nova fase, enquanto outras precisarão contratar especialistas para essa empreitada.

O sucesso da implementação de uma nova cultura e de novas rotinas depende diretamente do nível de dedicação e comprometimento que a pessoa responsável terá durante a execução do projeto. É uma tarefa que demanda bastante esforço, conhecimento e comprometimento com resultados.

O melhor tipo de profissional que pode assumir esse projeto de melhoria nos processos da manutenção é o que tem experiência em gestão de manutenção industrial.

Invista em si mesmo!

A Manutenção Produtiva Total (TPM) é uma ferramenta Lean que, como todas as outras, busca reduzir desperdícios e aumentar produtividade.

Por esse motivo, essa ferramenta atua através do desenvolvimento e entrosamento entre todos os profissionais de uma empresa. Uma vez que tem como objetivo principal evitar falhas e paradas com máquinas e, caso elas ocorram, que o tempo de parada seja o menor possível.

Nesse treinamento, você irá aprender como implementar passo a passo a Manutenção Produtiva Total (TPM), conhecendo os seus benefícios e ferramentas. Além disso, nosso curso irá te mostrar como construir e consolidar os pilares de Manutenção Autônoma e Manutenção Profissional. Muito interessante, né?

Portanto, se você tem interesse em se capacitar e dar um salto na sua carreira, se inscreva agora no nosso curso de Manutenção Produtiva Total(TPM)!

Manutenção Produtiva Total

Gostou do nosso artigo? Conta pra gente!

Flávio Garcez

Flávio Garcez

Estudante de Engenharia de Produção, com experiência em Manutenção Industrial em diversos seguimentos. Responsável pela implantação do PCM em indústrias alimentícias e entusiasta do tema. Possui grande interesse na propagação da cultura da boa gestão de ativos nas indústrias brasileiras. Atuou como Coordenador de Equipes de Manutenção, criando procedimentos e rotinas de Boas Práticas de Manutenção.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Manutenção Produtiva Total

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.