CURSO GRATUITO

INSCRIÇÕES ATÉ

21/06

Inscreva-se agora

O que é ser ágil?
Importância da organização e Agilidade no Trabalho
Princípios básicos do método ágil
6 dicas para ter agilidade no trabalho
Tenha uma certificação da Voitto no seu currículo!

Aprenda como ter Agilidade no Trabalho com 6 atitudes para você desenvolver

O conceito de Agilidade no Trabalho surgiu da prática de metodologias ágeis, mas também consiste em desenvolver certas atitudes para garantir sua aplicação.

Alícia Emanoele
Por: Alícia Emanoele
Aprenda como ter Agilidade no Trabalho com 6 atitudes para você desenvolver

A agilidade no trabalho é uma habilidade que consiste na organização inteligente dos processos, para que assim a jornada diária seja produtiva, rápida e eficaz.

Muitos confundem agilidade com rapidez, mas, na verdade, são coisas extremamente diferentes. Quando falamos de mundo VUCA, a agilidade está relacionada a estar aberto às mudanças e às incertezas desse ambiente. Nesse artigo vamos falar sobre a agilidade no ambiente de trabalho.

O universo ágil surgiu para trazer uma visão mais moderna e menos burocrática para o gerenciamento de projetos. Com o passar do tempo, esse conceito se desenvolveu para diversas áreas além da gestão como, por exemplo, a aplicação no fluxo de trabalho.

Muitas empresas estão passando pela transformação ágil, mas se a sua organização ainda não está nesse caminho, não se preocupe, nesse artigo vamos dar dicas de como você pode aplicar a agilidade no seu trabalho.

Confira abaixo os tópicos que vamos abordar:

  • O que é ser ágil?
  • Importância da organização e Agilidade no Trabalho;
  • Princípios básicos do método ágil;
  • 6 dicas para ter agilidade no trabalho;

Vamos lá? Acompanhe-me na leitura deste artigo e conheça quais são as atitudes essenciais para você ter agilidade no trabalho.

O que é ser ágil?

Ser ágil é o sinônimo de adaptabilidade. Muitos acham que agilidade é igual à rapidez, mas estão enganados. A agilidade é uma característica importante para se acomodar com o ambiente de incertezas em que está inserido.

O termo agilidade surgiu no ambiente de desenvolvimento de softwarepara transformar o ambiente de trabalho dessa área. Assim, nasceu o que chamamos de metodologias ágeis.

A fim de orientar as práticas para a aplicação dessa metodologia, no ano de 2001, um grupo de 17 profissionais criaram um documento chamado de Manifesto Ágil.

Nesse encontro, eles formularam quatro valores e 12 princípios para garantir que o trabalho aconteça sempre de forma ágil. Você conhece algumas dessas metodologias ágeis? Se sua resposta for não, não se preocupe, vamos apresentar para você!

Uma metodologia muito conhecida e também muito utilizada é o framework Scrum. Esse método é considerado um modelo de trabalho, que inicialmente era aplicado na engenharia de software.

Com o passar do tempo, o Scrum se tornou uma metodologia que pode ser aplicada em diversos âmbitos. Com isso, se você quer entender mais como aplicar esse framework na gestão da sua empresa, confira o super material que separamos para você!

Aprenda gratuitamente sobre a mais famosa Metodologia Ágil!

Interessado em entender sobre o funcionamento do Scrum, a metodologia  utilizada como forma de gerenciamento de projetos em 58% das maiores referências ágeis do mundo todo?

Confira o e-book Scrum para Gestão ágil de Projetos e garanta a sua especialização na área.

O nosso material é composto por todos os conceitos, eventos, artefatos e papéis desempenhados dentro da Metodologia Scrum. É o conteúdo essencial para você estar preparado para o mercado de trabalho!

Faça já o download gratuito clicando na imagem abaixo!

E-book Scrum para Gestão Ágil de Projetos

Importância da organização e Agilidade no Trabalho

Diferente do que muitos imaginam, a agilidade no trabalho não corresponde ao cumprimento de prazos em tempo recorde ou entregas rápidas com a mesma qualidade.

Ser ágil no ambiente de trabalho é importante porque possui diversas vantagens, como:

  • Garantia da união entre as equipes;
  • Flexibilidade nas atribuições diárias;
  • Comunicação rápida e eficiente;
  • Fluxo de informações com qualidade;
  • Simplificação das tarefas;
  • Qualidade de entrega e valor ao cliente.

Princípios básicos do método ágil

A empresa e toda a equipe de trabalho podem usufruir da metodologia ágil a partir de 12 princípios que garantem uma maior responsividade, flexibilidade e adaptabilidade frente às mudanças. São eles:

  1. Geração de valor;
  2. Flexibilidade;
  3. Frequência;
  4. União;
  5. Motivação;
  6. Comunicação;
  7. Funcionalidade;
  8. Sustentabilidade;
  9. Revisão;
  10. Simplicidade;
  11. Organização;
  12. Auto avaliação.

Você pode conferir cada um dos princípios de forma detalhada em nosso artigo que explica a história e o surgimento do Manifesto Ágil.

6 dicas para ter agilidade no trabalho

Muito se fala sobre ser ágil, mas não se sabe muito o que isso significa. Por isso, nesse tópico, vamos dar seisdicas para você aplicar o conceito de agilidade no trabalho e também na sua rotina do dia a dia.

1. Seja mais flexível e adaptável

O primeiro comportamento que você precisa desenvolver para ter agilidade no seu trabalho é ser flexível. A flexibilidade é fundamental para reconhecer que mudanças acontecem e entender como se adaptar a ela.

Em projetos, por exemplo, mesmo feito o escopo logo no início é importante sempre se preparar para os imprevistos e compreender que nem sempre temos resposta para tudo logo no início.

2. Defina prioridades

Essa atitude é muito importante para que suas tarefas obtenham desempenho satisfatório e alcançar os seus objetivos. Isso porque o conceito de Pareto é aplicável em pequenas e grandes empresas.

O que quer dizer que apenas uma pequena parcela do que é desenvolvido realmente contribui para o resultado. Assim, para você ter agilidade no trabalho, é preciso que compreenda quais são as atividades de maior valor para o seu trabalho e também para a empresa.

3. Reduza o desperdício de tempo

Essa dica é uma das mais importantes para você aplica na sua rotina de trabalho, então, evite a perda de tempo. Esse conceito é um dos princípios da agilidade. Para isso, é essencialmente importante saber fazer uma gestão de tempo a fim de garantir maior produtividade.

Algo que acontece muito nas empresas são colaboradores que apresentam multitarefas e excesso de trabalho. Visto que, para alcançar as metas e os objetivos é necessário foco nas tarefas essenciais do seu fluxo de trabalho.

4. Reavalie o trabalho sempre

Um evento muito importante que acontece no framework scrum é a sprint retrospective. Ela é uma reunião para serem comentadas as tarefas feitas e as tarefas que devem passar por melhorias.

Esse conceito de melhoria contínua, deve ser inserido em todos os integrantes da equipe para avaliar os processos e o resultado final. Para essa dica ser aplicada, é preciso que toda a equipe esteja preparada para ouvir os feedbacks.

Algo importante é que a equipe tenha inteligência emocional para compreender e para abordar as questões incômodas.

5. Colabore mais e compita menos

Essa frase é a essência de Michael Jordan, ex-jogador de basquete profissional. O jogador sempre auxiliou seus colegas para que o time pudesse estar motivado e com os mesmos objetivos.

Essa dica tem muito a ver com trabalhar em grupo. Pense mais em colaborar para alcançar o objetivo junto com a equipe e não em competir. Esteja sempre disposto para ajudar os seus colegas de trabalho e sempre que puder ajudar, dê o seu melhor pela equipe.

6. Reconheça seus limites

Por fim, de nada adianta buscar pela agilidade no seu trabalho se você aceita demandas em excesso e não reconhece o seu próprio limite. Geralmente isso acontece como uma forma de agradar o líder ou o próprio cliente.

Contudo, essa ação apenas sobrecarrega a sua rotina e influência negativamente na qualidade e rapidez das tarefas entregues por você.

Tenha uma certificação da Voitto no seu currículo!

Você entende qual é a importância da agilidade para a realização de uma gestão efetiva?

O segredo para otimização de projetos está em usar um método ágil! O framework Scrum, por exemplo, é um método usado para o gerenciamento de projetos, baseado no desenvolvimento de software, que beneficia a empresa e os clientes com agilidade e flexibilidade em sua elaboração.

Quer saber como funciona a metodologia Scrum e entender como sua flexibilidade para se adaptar a diferentes exigências se dá por meio de entregas rápidas e com foco total nas exigências dos clientes?

Preparamos para você o curso de Introdução ao Agile Scrum para que você se desenvolva profissionalmente e ainda possa conhecer a nossa plataforma! É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais a respeito!

introdução ao agile scrum

Alícia Emanoele

Alícia Emanoele

Grad. em Engenharia Civil pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) no Campus Piumhi. Possui experiência como Projetista na área da construção civil. Participou como Cofundadora e Diretora de Gestão de Pessoas na empresa júnior Igêtis Jr. e atua como voluntária da Associação Atlêtica Imortais do IFMG - Campus Piumhi como Secretária. Possui certificação em Formação Yellow Belt em Lean Seis Sigma, Fundamentos de Growth Hacking, Agile Scrum Foundation EXIN, Produção de Conteúdo Web, Marketing de Conteúdo e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Clique aqui e acesse a nossa planilha!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Acompanhamento De Pedidos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.