Conhecida como uma das palavras “da moda”, mindset tem sido um termo cada vez mais usado quando o assunto é desenvolvimento pessoal e profissional.
Assim, você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre como é importante passar por uma mudança de mentalidade para que certos objetivos sejam alcançados. Isso porque a transição apresenta-se como o primeiro passo para fomentar o desejo de se empenhar e aprender coisas novas, de aceitar desafios e evoluir.
Mas o mindset ágil, que você entenderá mais a respeito por aqui, possui um viés um pouco diferente: o gerenciamento de projetos através de métodos ágeis.
Com diversas vantagens em relação ao modelo de gestão tradicional, o mindset ágil é a garantia de que o projeto tenha adaptabilidade e flexibilidade, tornando-se muito mais assertivo e próximo às expectativas do cliente.
Para incorporar os princípios desse novo paradigma, é necessário adotar algumas práticas no desenvolvimento de um projeto. Além disso, você vai ver também como desenvolver o mindset ágil em uma equipe e como ele pode beneficiar a sua empresa.
O termo "Mindset Ágil" se refere a uma mentalidade flexível e orientada para resultados, que abraça a mudança e a incerteza como oportunidades, em vez de obstáculos.
Essa abordagem é inspirada nos princípios do Manifesto Ágil, um conjunto de valores e princípios criados por um grupo de desenvolvedores de software em 2001, mas que desde então se expandiu para ser aplicado em diversas áreas além do desenvolvimento de software.
A essência do Mindset Ágil é colocar o cliente no centro de tudo, priorizando sua satisfação e adaptando-se rapidamente às suas necessidades em constante evolução. Em vez de seguir um plano rígido e pré-definido, as equipes ágeis estão dispostas a mudar de curso, se necessário, para garantir que entreguem o máximo valor possível.
Reunimos 5 características para resumir o que é possuir agilidade:
Agora que você viu o que constitui um mindset ágil, confira alguns dos pilares de sua aplicação em um projeto:
Primeiramente, vamos ver algumas das situações que indicam que o gerenciamento de projetos por métodos ágeis como o Scrum devem ser adotados. Para isso, podemos fazer uma análise “ADAPT”, formada pelos seguintes requisitos:
Tenha em mente que a mudança começa com a consciência de que o status quo não é mais desejável.
No entanto, conscientizar as pessoas de que o que funcionou no passado não é mais a melhor opção pode ser extremamente difícil. Então, procure:
Toda a conscientização e o desejo do mundo não levarão uma equipe a nenhum lugar se ela também não adquirir o mindset ágil. Ter sucesso com o Scrum requer que os membros não apenas aprendam novas habilidades, como também desaprendam as antigas.
Assim, é necessário fornecer mentorias e treinamentos, responsabilizar os indivíduos, compartilhar informação e definir metas razoáveis.
O Scrum tem uma abordagem incremental e iterativa para otimizar a previsibilidade e controlar o risco.
As Sprintspermitem previsibilidade, garantindo os pilares Scrum (Inspeção, Transparência e Adaptação) e progredir para uma meta de Sprint em uma caixa de tempo de no máximo 30 dias.
Trabalhar em time-boxes restritos possibilita o alcance de maior previsibilidade, já que as datas nas quais os próximos Sprints serão lançados são conhecidas, de modo que se torne uma questão meramente de que Sprint será trabalhada no pedido.
Para desenvolver o mindset ágil, outro ponto extremamente necessário é conhecer o funcionamento dos métodos ágeis, pois assim desenvolvê-lo se torna natural.
Como você viu, há diversos benefícios que podem ser desfrutados por quem adota o Scrum, uma metodologia que vem ganhando cada vez mais destaque nas empresas.
Então, não perca a oportunidade de aprofundar o seu conhecimento sobre Scrum fazendo o curso Introdução ao Agile Scrum da Voitto! Com certeza vai ser um grande diferencial tanto para o seu currículo, quanto para sua atuação profissional!
Para saber mais, clique no botão abaixo:
Grad. em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui certificação em Produção de Conteúdo Web e de Especialista em Marketing de Conteúdo. Trabalhou na empresa Mais Consultoria Jr. e participou de programas de ensino, pesquisa e extensão da UFJF, como GET e a organização da Mostra de Extensão. Aprofundou seus conhecimentos sobre liderança participando de seminários no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa em Portugal. É especialista em Lean Manufacturing, Dashboards de gestão, Black Belt em Lean Seis Sigma e tambêm ê auditora do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001. Está sempre em busca de novos conhecimentos para aplicar e se desenvolver em sua área. Especialista em geração de conteúdo do Grupo Voitto.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!