As melhores dicas para alinhar suas expectativas profissionais em 2022
Alinhando suas expectativas de vida

As melhores dicas para alinhar suas expectativas profissionais em 2022

Confira as melhores dicas para alinhar suas expectativas profissionais e saiba como iniciar o seu ano se destacando entre os demais

Parceiro
Por: Parceiro
As melhores dicas para alinhar suas expectativas profissionais em 2022

Como foi o ano de 2021 para você? Após um 2020 que entrou para história como um choque mundial pelo início da Pandemia de Covid-19, 2021 veio como uma forma de readaptação, perdas e, por fim, com uma dose de esperança. 

Com mais de 614 mil vidas brasileiras perdidas, é impossível dizer que continuamos os mesmos.

Diante de um tempo tão desafiador, vale a pena a reflexão de coisas que aprendemos, questões que se tornaram prioridades e até as expectativas para os próximos anos.

Por isso, acima de tudo é importante manter um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, afinal, uma complementa a outra.

Acompanhe agora uma lista de mudanças que valem a pena destacar nesse fim de ano e prepare-se para impulsionar seu negócio em 2022!

As melhores dicas para alinhar suas expectativas profissionais em 2022

Apesar do final de ano ser utilizado como uma área de respiro para descansar, você pode - e deve - começar agora mesmo. Existem inúmeras formas de entender em que momento você está, tanto no âmbito pessoal quanto no empreendedor.

Uma delas, é realizando o balanço de fim de ano, uma técnica que tem como objetivo avaliar o desempenho da sua empresa referente aos 12 últimos meses, colocando em pauta todas as questões que foram levantadas durante o ano, incluindo lucro e aspectos mercadológicos.

Confira o eBook Metas Para Crescer e veja como analisar, desdobrar e controlar metas para alavancar resultados e aumentar lucratividade.

Neste eBook você verá o estudo de caso de uma rede de farmácias que usou de análises, desdobramento e controle de metas para alavancar resultados financeiros e aumentar sua receita

Se interessou? Não perca essa dica de ouro e e baixe agora!

metas para crescer

Legal, não é mesmo? Dentro desse processo também são apresentados dados e documentos das áreas que compõem a empresa, permitindo uma análise com demonstrativos reais.

Talvez você esteja agora mesmo se perguntando se isso é realmente necessário.

Bom, é obrigação de toda organização prevista no Artigo 1.179 do Código Civil Brasileiro de 2002 – exceto MEIs -, pois através dessa reunião de informações é possível desenvolver um bom planejamento estratégico para aumentar a produtividade e resultados.

Em outras palavras, dedicar um período do final de ano para fazer essa análise é um grande fator para construir um futuro de sucesso. E para colocar isso em prática não existem regras que não possam ser mudadas, já que as condições podem variar de negócio para negócio.

Por isso, selecionamos os principais pontos que você deve levar em consideração no momento de fazer o seu.

E já que no começo todo mundo fica um pouco perdido, que tal acompanhar no Blog da Printios conteúdos da série “Começando meu negócio do Zero? Lá você vai encontrar dicas para criar sua marca, dicas jurídicas, quais produtos são bons investimentos no início, precificação, estratégias e muito mais!

Agora, sem mais delongas, vamos às dicas!

1. Se organize

O primeiro passo é, sem dúvidas, se organizar. Por isso, reserve um tempo para alinhar tudo o que achar necessário e que será importante para o processo de balanço. Esse momento pode ser ainda mais efetivo com o auxílio de itens de papelaria, como agenda, planner, bloco de notas e calendário.

2. Tenha suporte de um contador

Ter do seu lado um profissional capacitado para interpretar os resultados de forma correta é essencial. Nesse caso, a figura de um contador é a mais recomendada para prestar esse auxílio, considerando que é a parte da empresa mais inteirada nos trâmites financeiros.

Portanto, aproveite a oportunidade para esclarecer todas as dúvidas e discutir possíveis ideias e transformações na empresa.

3. Entenda o cenário em que sua empresa está inserida

Tudo bem se o resultado não for o esperado. Você precisa considerar o cenário em que sua empresa esteve inserida durante o ano – aqui pode entrar posicionamento, investimento e fases.

Mas, o que pode te ajudar a ter esses dados de forma clara, é fazer o uso de matrizes, como a SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats, traduzido como Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças)

A análise SWOT é uma técnica de planejamento estratégico que auxilia na identificação de forças, fraquezas, oportunidades, e ameaças referentes a competição ou projetos – e BCG (desenvolvida pela consultoria Boston Consulting Group, por isso a nomenclatura) – metodologia que analisa a função dos produtos da carteira da empresa, atuando na tomada de decisão sobre permanência ou retirada.

4. Use os pontos negativos a seu favor

Independente do resultado, você com certeza encontrará pontos a serem melhorados. Utilize isso a seu favor e veja como uma chance de agregar ainda mais qualidade ao nome da sua empresa. As tendências não param de surgir e estão aí para serem exploradas!

Alinhando suas expectativas de vida

Aproveitando o momento, é uma boa oportunidade para que você reflita sobre suas expectativas de vida e organize os próximos passos. Assim como planejar seu negócio, o crescimento pessoal é fundamental para que metas se realizem. E se tem algo em que 2021 nos deu, foi muito aprendizado. Relembre:

1. Planos são mutáveis

Um dos maiores impactos diante da pandemia foi a frustração de inúmeros planos. Permanecer em casa se tornou uma questão de empatia e responsabilidade e, por isso, “recalcular a rota” passou a ser comum diante do cenário.

Com eventos cancelados, trabalho, estudo e até consultas médicas à distância, tivemos que readaptar a rotina, a convivência e, especialmente, os sonhos.

O nó na garganta pelos planos perdidos, no entanto, aos poucos deu lugar às prioridades do momento.

Diferente da total surpresa de 2020, já começamos 2021 lidando com a possibilidade de permanecermos distantes.

A partir disso, alinhamos as expectativas e percebemos que os planos podem sim mudar e podemos conviver com isso, afinal a vida não está totalmente sob o nosso controle. Aprendemos a conviver com as reuniões à distância, valorizamos a comunicação por mensagens e, por muito tempo, olhamos a paisagem pela janela.

A lição diante de tantas mudanças? Perdemos a “certeza absoluta” em relação aos compromissos da agenda e deixamos de tratar essa mudança de planos como algo tão sério. O “Plano B” se tornou parte da rotina e, quem sabe, começamos a valorizar um dia de cada vez.

2. Saúde mental deve ser sua prioridade

Nesses dois últimos anos também tivemos tempo para rever algumas prioridades. O tempo que permanecemos sozinhos nos fez “olhar para o nosso interior” e perceber o quanto temos cuidado de nós, da nossa saúde e dos nossos sentimentos.

Talvez, após ser obrigado a permanecer parado por certo tempo, você tenha se feito a pergunta “Pra quê eu corri tanto?” e esse é um questionamento que precisamos manter.

Realmente vale a pena atropelar seus horários, deixar de lado a vida pessoal e buscar continuamente render como uma máquina? Como você quer se sentir no lugar que tanto busca estar? Sua saúde e bem-estar podem ser sacrificados por uma rotina excessivamente desgastante?

Controlar os excessos é um dos maiores passos para cuidar da sua saúde mental. A ansiedade e diversos problemas psicológicos se tornaram pauta, já que convivendo 100% do tempo com nós mesmos, eles não poderiam passar despercebidos.

Esse período de autoconhecimento nos serviu como um alerta sobre a importância do autocuidado. Busque manter uma rotina saudável, tire um tempo para você e o principal: busque ajuda profissional, caso sinta a necessidade. Permaneça cuidando de você e se trate como prioridade!

4. Resiliência se tornou indispensável

Resiliência é uma capacidade que está diretamente relacionada a se adaptar e ser flexível em meio a situações adversas. Isso vale para a vida pessoal, mas é uma habilidade indispensável em assuntos profissionais.

Com a quarentena, diversos negócios presenciais fecharam as portas e profissionais autônomos precisaram parar de trabalhar temporariamente. A solução? Uma adaptação para o virtual. Nesse período, vimos diversos artistas fazendo apresentações online, programas de TV sendo reprisados e negócios migrando para o ambiente digital.

Essas mudanças foram fundamentais para esse período e acabaram mudando a nossa forma de consumir produtos, serviços e informações. Grandes empresas passaram a repensar a necessidade do trabalho presencial e muitos “prós e contras” foram avaliados desde então.

O mesmo vale para alguns profissionais, que encontraram no home office um modelo de vida mais saudável e até mais produtivo.

Deste modo, é válido para você que está se organizando para o próximo ano, entender o que faz mais sentido para sua rotina e o quanto algumas mudanças podem ser benéficas.

No caso dos empreendedores, vale uma análise do comportamento e necessidades do seu público. Repensar não precisa ser uma tarefa tão assustadora e essa amplitude de possibilidades pode te fazer crescer mais do que você pode imaginar.

4. A empatia nos mantém mais fortes

Outro tópico de aprendizado é a importância de termos empatia. Pensar coletivamente, entender as necessidades e dores de outras pessoas norteou muitas ações nos últimos dois anos, como o simples fato de permanecermos em casa.

Além disso, o acolhimento e compreensão foram atitudes que fizeram e ainda fazem toda a diferença no dia a dia.

Pensando em uma equipe, o quão desafiador foi para um líder manter a motivação de todos? Será que valeria a pena colocar cobranças e resultados antes das necessidades do time?

O que os gestores e até a própria equipe aprenderam sobre respeito e cuidado com os sentimentos e com os momentos de introspecção dos colegas? Foi uma missão difícil, que exigiu muita paciência e reflexão.

O fato é que a atitude de olhar ao redor antes de olhar para uma meta, fez com que muitas equipes chegassem juntas a objetivos que jamais imaginaram. E o melhor: mais uma vez ficou claro que antes de sermos profissionais, somos humanos – e esse precisa ser o nosso valor principal.

5. O universo online é uma realidade

Por fim, para quem ainda tinha dúvidas, agora já está claro: o universo online, de fato, é a nossa realidade! O isolamento social nos fez recorrer à tecnologia ainda mais do que estávamos acostumados e, pensando em praticidade e economia, entendemos o quanto ela pode ser uma grande aliada.

Nesse sentido, além da possibilidade de fazermos compras online ou resolvermos diversas questões burocráticas – como o agendamento de serviços públicos – à distância, os benefícios do ambiente digital também se estenderam aos novos formatos de trabalho.

Sabendo disso, criamos um curso pensando exatamente nisso.

O que é o novo normal? Essa pergunta ainda não está respondida e apenas com o tempo aprenderemos a lidar com esse novo cenário.

Mas de uma coisa temos certeza: cada vez mais a habilidade de saber trabalhar remotamente, entregando resultado, e não apenas tempo trabalhado, faz-se necessária.

Por esse motivo, no curso Home Office de Alta Performance mostraremos a você que não importa mais onde é o trabalho, mas o quanto você entrega. Além disso, iremos te ensinar que a comunicação, grande responsável pelo insucesso de algumas empresas remotas, não será mais sua dificuldade, mas sim, fator de potencialização dos seus resultados.

Gostou da ideia e quer se preparar mais para o novo normal? Então, se inscreva agora no nosso curso de Home Office de Alta Performance!

Home Office de Alta Performance

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Home Office De Alta Performance

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.