O que você considera como uma empresa de sucesso? Podemos dizer que é aquela que impacta a vida das pessoas.
O modelo de negócios digital tem se tornado tendência mundial por oferecer cada vez mais uma experiência positiva aos usuários. Um exemplo disso é o e-commerce multinacional conhecido como Amazon.
O comércio varejista de tecnologia fundado por Jeff Bezos, é considerado uma das empresas de maior influencia do mundo. A expansão digital da Amazon gerou um patrimônio bilionário para o seu CEO.
Em resultado, Jeff Bezos está no ranking dos homens mais ricos do mundo. Em controvérsia a isso, o crescimento ligeiro da empresa é analisado por muitos especialistas, mas também é visto como algo frágil.
A resposta para essa pergunta é sim. Assim como toda e qualquer empresa, que têm o futuro como algo incerto. Por isso, dizem que a Amazon vai falir.
Em diversas palestras, Jeff Bezos disse que prevê o declínio de sua empresa varejista, podendo ocorrer até mesmo a sua falência. O empresário, compreende que o futuro de seu negócio é imprevisível e o seu fim é inevitável.
Deste modo, a afirmação sobre a sua companhia foi:
“A Amazon não é grande demais para falir. Na verdade, prevejo que um dia a Amazon irá falir. Se você olhar para as grandes empresas, sua expectativa de vida tende a ser de mais de 30 anos, não de mais de cem anos. ”
No entanto, para Bezos há maneiras para adiar esse evento. Segundo o especialista em varejo Doug Stephens, a Amazon tem seguido os mesmos caminhos que a Walmart.
A Walmart foi uma loja de varejo que teve seu início com o seu primeiro centro no estado de Arkansas e rapidamente se tornou um comércio com diversas lojas em vários estados dos Estados Unidos.
Essa expansão não se estagnou, tornando- se uma distribuidora com presença mundial e com um faturamento bilionário. Mesmo diante desse desempenho incrível, em um certo momento a grande varejista sofreu uma queda em suas vendas.
A Walmart Brasil, após 24 anos em ascensão, sofreu um declínio e iniciou uma nova jornada com uma marca já existente, sendo chamada agora de Grupo BIG.
Entretanto, mesmo com reformulação, a grande companhia de vendas no varejo não voltou a ser a mesma.
A afirmação de Bezos é baseada tanto no histórico de outras companhias quanto em relação ao público e aos serviços oferecidos. Assim, o CEO da Amazon expressa que o único jeito de adiar esse evento é focar no cliente.
A pretensão do presidente da loja varejista mundial é colocar a satisfação do cliente em primeiro lugar e não focar na expansão do seu negócio. Assim, Jeff Bezos acredita que conseguirá estender a expectativa de vida do seu empreendimento.
Interessante, não? A satisfação do cliente é o que mantém qualquer negócio em pé. Caso você seja um empresário, não se preocupe, todo e qualquer dono de negócio passa por seus altos e baixos, o importante é manter firme e inovar!
Quer saber como? Então, nos acompanhe nas redes sociais e não perca nenhum dos nossos conteúdos.
Grad. em Engenharia Civil pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) no Campus Piumhi. Possui experiência como Projetista na área da construção civil. Participou como Cofundadora e Diretora de Gestão de Pessoas na empresa júnior Igêtis Jr. e atua como voluntária da Associação Atlêtica Imortais do IFMG - Campus Piumhi como Secretária. Possui certificação em Formação Yellow Belt em Lean Seis Sigma, Fundamentos de Growth Hacking, Agile Scrum Foundation EXIN, Produção de Conteúdo Web, Marketing de Conteúdo e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!