Avaliar os colaboradores e ter uma visão dos pontos fortes e fracos da sua equipe são tratados como pontos chave na gestão de qualquer empresa. Para isso, podem ser escolhidos diversos tipos de avaliação, como a análise 360º.
Essa metodologia vem ganhando cada vez mais espaço nos estudos de melhores práticas de recursos humanos, afinal, ela busca diversos feedbacks internos e externos para avaliar um colaborador.
Para isso, a sua aplicação leva em consideração percepções de líderes, liderados, pares e até mesmo outras áreas que possuem interface no dia a dia. Em alguns casos, vale a pena até mesmo opiniões de fornecedores e clientes.
Quer entender a fundo como funciona a análise 360º? Confira a seguir:
A análise 360º é um método de avaliação que busca a melhoria contínua com base na coleta de insumos sobre o desempenho do colaborador. Para isso, é aplicada com o maior número de pessoas que possuem interface com o mesmo.
Ou seja, a avaliação 360 graus é uma ferramenta que leva em consideração percepções sobre si mesmo, bem como dos colegas de trabalho e os pontos de vista dos líderes e liderados.
Essa dinâmica tem como objetivo deixar a avaliação mais justa. Afinal, o feedback é a união das perspectivas de diversas pessoas e não apenas do gestor.
Visto que esse é um processo que possui uma abordagem justa, você sabe qual a importância dele para as empresas? Confira a seguir!
A análise 360º para uma empresa transparece a sua preocupação com o desenvolvimento de seus colaboradores.
Afinal, ela consiste em coletar as percepções das pessoas que possuem interface, a fim de melhorar o desempenho dos mesmos em diferentes atividades do dia a dia.
Sendo assim, os colaboradores verão que a organização busca sempre a transparência e a verdade, analisando mais de um ponto de vista na avaliação de desempenho e cultura.
Cada empresa terá a sua maneira de aplicar a avaliação de desempenho 360 graus, afinal, o seu objetivo é mapear o desempenho dos colaboradores em valores e metas traçadas pela organização.
No entanto, apesar de ser altamente personalizável, existem algumas etapas que devem ser seguidas para a implementação. Para que você entenda quais são elas, separamos um passo a passo fácil de se colocar em prática. Vamos lá?
O primeiro passo é o mais importante, afinal é ele que irá direcionar os esforços e a condução da análise 360º. Por isso, antes de mais nada, elenque em prioridades o que você quer avaliar em um colaborador.
Nesse momento, podem ser elencados, por exemplo:
Lembrando que sempre é importante ter espaços para comentários e não apenas perguntas com respostas de múltipla escolha.
Após estabelecer os parâmetros do passo anterior, é hora de criar o questionário a ser aplicado. De maneira geral, devem ser escolhidas sempre perguntas claras e objetivas.
Além disso, é preciso analisar a melhor forma de elaborar o questionário dentro dos diferentes tipos de avaliação 360º que você conhecerá no tópico abaixo.
Outro passo importante para o sucesso da análise 360º é a adesão dos colaboradores. Por isso, é preciso educar sobre esse sistema de avaliação.
Sendo assim, é recomendável que tenham reuniões entre áreas explicando como é o seu funcionamento, seus benefícios e como os seus resultados podem contribuir para o desenvolvimento de cada colaborador.
Além disso, é importante mencionar o papel do avaliado e avaliador, como o funcionamento pode impactar nas decisões da empresa (promoções, mudanças de áreas e reconhecimento financeiro, por exemplo).
Após o amplo conhecimento da dinâmica que será adotada na análise 360º, é preciso aplicar os questionários. Nesse processo, é bem importante ser condizente com as informações passadas nos treinamentos.
Por isso, se você prometeu sigilo e garantiu que o nome do avaliador não aparecerá para quem é avaliado, é fundamental cumprir. Esse é apenas um exemplo da importância de comprovar a confiabilidade do processo.
Preferencialmente, a apuração dos resultados deve ser sempre feita com o líder e um representante de gestão de pessoas.
Afinal, serão dois olhares profissionais e capacitados para entender diferentes perspectivas de desenvolvimento do colaborador.
Já para a reunião de devolutivas, é importante que sejam traçados planos de melhoria. Assim, o líder e avaliado podem juntos acompanhar as evoluções de tempos em tempos.
Além disso, outras dicas são:
Como falamos no segundo passo, agora chegou a hora de entender quais são as possibilidades e modelos de análise 360º. Dentre elas, você poderá escolher a que mais faz sentido para a sua organização.
Existem atualmente diversos modelos de análise 360º. No entanto, eles seguem três padrões principais. Descubra quais são eles!
Esse é o modelo mais direto. Nele, é comum que as perguntas sejam sempre objetivas e curtas. Além disso, é comum que a abordagem sempre leve em consideração um tema específico. Veja exemplos:
Enquanto isso, as respostas não permitem muitas ponderações. Sendo apenas três opções:
Outra opção é o modelo direto. Nele é necessário que as respostas sejam um pouco mais amplas, com 5 possibilidades de respostas:
Além disso, nas perguntas os temas não são apresentados diretamente como no modelo anterior. Por exemplo:
O modelo complexo pode ser considerado uma aplicação do modelo enxuto. Os princípios básicos são compartilhados, como:
No entanto, ao invés de ser apenas uma pergunta por tema, é comum que sejam duas. Por exemplo:
Trabalho em Equipe:
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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