O que é Assessment?
Para que serve o Assessment?
Como funciona o Assessment?
Tipos de Assessment
Quando e onde utilizar o Assessment?
Ferramentas de Assessment
DICA DE OURO!

O que é Assessment? Descubra como melhorar a gestão de pessoas dentro de uma empresa!

Aprenda como utilizar as ferramentas de Assessment e compreenda como elas podem impulsionar os resultados do RH da sua empresa.

Leonnardo Gomes
Por: Leonnardo Gomes
O que é Assessment? Descubra como melhorar a gestão de pessoas dentro de uma empresa!

Provavelmente, em seu ambiente de trabalho, você já teve a oportunidade de observar alguns colegas e se perguntou quais habilidades eles precisaram desenvolver para ocupar um determinado cargo.

Outro ponto a ser destacado é que se você se conhecesse ao máximo, se sairia melhor em diversas situações do dia a dia, e isso é fato!

Não é apenas você que pensa isso, as empresas também pensam da mesma forma. Afinal, querem alocar as pessoas em suas melhores posições para que possam extrair o máximo desempenho dela.

Mas para realizar todo esse procedimento é necessário ajuda de algumas ferramentas e técnicas, e é aí que o Assessment entra em ação.

Ao longo deste artigo você irá aprender:

  • O que é Assessment?
  • Para que serve o Assessment?
  • Como funciona o Assessment?
  • Tipos de Assessment;
  • Quando e onde utilizar o Assessment?
  • Ferramentas de Assessment.

O que é Assessment?

Assessment é um termo inglês que significa "avaliação". Esse termo pode ser compreendido como um conjunto de ferramentas e técnicas para identificar o perfil comportamental e cultural das pessoas. Isso possibilita um aprofundamento em seu autoconhecimento e uma busca por pontos de melhoria.

Para que serve o Assessment?

Os colaboradores de uma empresa são os responsáveis pelo seu sucesso ou fracasso. Isso mesmo. Uma empresa que possui um bom time, com certeza apresentará bons resultados. Tendo isso em mente, o quão bom seria se essas organizações conseguissem atrair e desenvolver as pessoas certas?

E é nesse ponto que o Assessment entra. O Assessment possui ferramentas que possibilitam a identificação das competências e do perfil comportamental dos colaboradores e das lideranças de uma empresa, bem como dos candidatos de um processo seletivo. Dessa forma, é possível encontrar as pessoas que deram “match” com a organização e as alocar em cargos que farão bom proveito das suas habilidades.

Super dica!

Já ouviu falar das OKR's ou Objective Key Results? Se ainda não, está perdendo tempo!

Ela é uma metodologia muito importante e um modelo sólido de gestão, bastante utilizado pelas empresas na busca de uma gestão eficiente. Porém, nem todos conseguem sair do papel e aplicar com facilidade.

Pensando nisso, desenvolvemos uma Planilha de OKR'spara te ajudar a desmistificar a metodologia e colocar em prática. Com esse material, você terá a oportunidade de utilizar as OKR's de forma otimizada e funcional, garantindo a você e seu time o monitoramento das metas e alcance dos objetivos da sua empresa.

Baixe o material e estabeleça direções claras para alcançar o crescimento do seu negócio!

OKR

Como funciona o Assessment?

O Assessment não possui um método totalmente padronizado a ser utilizado, pode ser feito de acordo com a necessidade e podem ocorrer modificações.

Geralmente, as avaliações comportamentais dos indivíduos ocorrem de forma rápida, cerca de 10 minutos, e são realizadas por meio de um questionário. O questionário deve ser respondido pela pessoa avaliada, sem interferência alguma do avaliador.

Vale lembrar que, nem sempre, esses questionários entregam respostas prontas. É necessário que a equipe de RH analise os dados gerados e os relacione com as estratégias de gestão de pessoas que a empresa possui.

Tipos de Assessment

Agora que você já entendeu sobre o Assessment, podemos prosseguir entendendo os tipos e quais as características específicas de cada um. Existem 3 tipos de Assessment, são eles:

1. Assessment Pessoal

Possui foco nas características do indivíduo, com o objetivo de analisar essas características e indicar qual seria a melhor alocação desse indivíduo dentro das posições da equipe. Resumindo, ele busca verificar a relação entre a capacidade da pessoa e suas competências para exercer determinada função.

2. Assessment Cultural

É capaz de observar todo aquele lado motivacional e emotivo da pessoa, analisando os desejos em comum e se serão atendidos. Com isso, é possível ver o que ela almeja e se está alinhado com a empresa, pois esse sincronismo é ideal para obter bons resultados.

3. Assessment para Desempenho

Procura informações sobre a produtividade pessoal e da empresa, tentando observar aquilo que está por trás dos resultados. Porém, é um tipo não muito utilizado, por conta de ser baseado nos comentários de um avaliador, e essa avaliação é imprecisa devido aos avaliadores possuírem visões e características diferentes, principalmente quando o assunto é queda de desempenho.

Quando e onde utilizar o Assessment?

Não existe uma regra para definir onde o Assessment pode ser implementado. Entretanto, existem alguns cenários já mapeados em que os benefícios do Assessment ajudam o seu RH, como:

1. Seleção de novos funcionários

Na seleção, o Assessment te auxiliará a analisar as características dos candidatos e a verificar se realmente estão alinhados com a sua empresa. Afinal, escolher o melhor profissional para a vaga é fundamental.

2. Diagnóstico interno

Com a possibilidade de realizar um diagnóstico interno, é possível identificar pontos de melhoria nos processos, visando o aumento da motivação e desempenho dos colaboradores. Com isso, pode-se tomar decisões estratégicas para desenvolver o seu negócio, de acordo com essas necessidades.

3. Desenvolvimento dos colaboradores

Outro momento em que as ferramentas de Assessment podem ser utilizadas é para o desenvolvimento dos colaboradores. Se o objetivo de sua empresa é atingir níveis ótimos e possuir colaboradores excelentes e com máximo desempenho, não é preciso investir apenas no conhecimento técnico, mas é necessário investir também no autoconhecimento e desenvolvimento emocional e cognitivo deles.

4. Planejamento de carreira

A ferramenta de planejamento de carreira ajudará no seu autoconhecimento, tendo ciência de suas características, vícios e ações. Dadas essas informações, é possível identificar grandes potenciais e oportunidades a serem aproveitadas ou desenvolvidas para que se possa alcançar os objetivos do seu plano de carreira.

5. Reduções de custos

O Assessment pode ajudar em reduções de custos de contratação e demissão, por conta dos colaboradores estarem em alocados nos cargos ideais, motivados e fazendo algo alinhado com suas características.

Por último, vale ressaltar que o Assessment é largamente utilizado no processo de Coaching, por meio do Coaching Assessment, que tem por objetivo o auxílio para uma maior eficiência nos recursos humanos e gestão.

Ferramentas de Assessment

Para obter sucesso no Assessment, é necessário fazer uso de algumas ferramentas essenciais que auxiliam a obter os padrões e características das pessoas. Vamos lá, veja agora as 3 ferramentas mais utilizadas:

1. DISC

O DISC é a ferramenta preferida do Assessment, sendo mais utilizada pela sua eficiência e praticidade.

Com ela, é possível identificar as tendências comportamentais, que são 4: Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade.

Com isso, é possível analisar em qual faixa o colaborador mais se encaixa e comparar se o seu perfil está alinhado com as características que seu cargo exige. É utilizada também para os processos de seleção, gerenciamento de conflitos e desenvolvimento pessoal.

Teste DISC

2. Assessment de Competências

Com o Assessment de competência é possível extrair as habilidades intelectuais do indivíduo, analisando a capacidade de resolver problemas e o seu raciocínio abstrato.

3. Avaliação de Inteligência Emocional

É uma ferramenta utilizada tanto na vida pessoal quanto na profissional. A partir de uma identificação dos pontos positivos e negativos resultante de suas emoções. O objetivo principal é que coloquem em prática esses pontos fortes da inteligência emocional para lidar em conflitos e situações fora de controle.

DICA DE OURO!

Você é empreendedor, já passou pelos trâmites burocráticos de abrir o seu negócio e precisa começar a operar?

Ou é um profissional que tem vontade de trabalhar com Recursos Humanos, mas não sabe como começar?

No Curso de Estruturação de Sistema de Recursos Humanos, você irá aprender sobre a agregação de pessoal, com análise de perfil, entrevistas, contratação; passando pelo processo de aplicação de pessoal; compensação das pessoas, como quais benefícios oferecer; até o processo de manutenção de pessoal.

Este curso vai te auxiliar em todas as atividades de um setor de Recursos Humanos! Inscreva-se já e inicie a construção do seu império!

Estruturação de Sistema de Recursos Humanos

Leonnardo Gomes

Leonnardo Gomes

Grad. em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Bolsista no Grupo de Educação Tutorial (GET) por um ano e meio, participou dos setores de projetos e qualidade. Com isso, atuou no desenvolvimento de projetos e publicação de artigos em metodologias como o Lean Manufacturing, Planejamento Estratégico e Scrum. Na equipe de competição Escuderia UFJF, operou como Diretor de Estratégia, assumindo posição de liderança com foco em resultados por meio da gestão de projetos e gestão de pessoas. Por fim, teve passagem na Associação Atlética da Arquitetura e Engenharia da UFJF, atuando no setor de planejamento e eventos. Especialista na geração de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

 Teste DISC, descubra qual é o seu perfil profissional. Faça agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Teste] Teste Disc, Descubra Qual é O Seu Perfil Profissional Botão Lateral

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.