O que é automação industrial?
Aplicando a automação em fábricas e indústrias
Resultados e benefícios da automação

Automação: qual o seu impacto para o desenvolvimento e alcance de resultados da indústria?

Você compreende como a automação impacta a Indústria? Confira os principais motivos e benefícios para aplicar esse processo no seu negócio!

Acoplast
Por: Acoplast
Automação: qual o seu impacto para o desenvolvimento e alcance de resultados da indústria?

Você sabe o que é automação industrial? Qual o impacto desta tecnologia nos resultados de uma indústria?

Não se preocupe se você não souber responder uma das perguntas acima! Neste artigo nós falaremos e explicaremos sobre quais áreas e processos de uma indústria podem ser otimizadas, além de mostrar os impactos da automatização para os resultados da fábrica.

Vamos lá?!

O que é automação industrial?

Quando falamos em automação industrial, referimos a processos industriais automatizados e otimizados a partir de diferentes tecnologias de software e hardware, como:

Ou seja, o conjunto dessas tecnologias faz com que a automatização dos processos dêem mais autonomia para as máquinas, diminuindo a demanda por mão de obra necessária em tarefas burocráticas e repetitivas, presentes em ambientes operacionais e produtivos.

Esse conceito é amplamente difundido como um dos pilares da Indústria 4.0, se quiser entender melhor sobre esse conceito acesse esse link.

Aplicando a automação em fábricas e indústrias

Como posso aplicar estas tecnologias em meus processos? Só posso aplicar a automação em minha produção?

Essas são as perguntas mais comuns relacionadas à este assunto e para a surpresa de alguns, este serviço pode ser aplicado em diferentes áreas de uma indústria, como:

Antes de automatizar todos as áreas e processos da fábrica, é importante entender qual é a sua real necessidade e quais são os seus objetivos a médios e longos prazos.

Assim, com tudo isso mapeado e planejado, você ficará apto a atingir resultados significativos em processos que possuem gargalos.

E aí? Vamos entender como a automação pode ser aplicada em cada uma dessas áreas?

Produção

A produção certamente é a área mais impactada positivamente com as tecnologias. Hoje em dia é possível que máquinas e equipamentos industriais se comuniquem de forma contínua. Além disso, é possível fazer todo o monitoramento da operação de forma remota, analisando cada equipamento e peça separadamente.

A partir da automação, que muitas vezes é feita através de sensores que são inseridos nas máquinas produtivas, é possível gerar resultados melhores e ter processos mais seguros e com menos riscos para o operador.

Outro fator importante é que com todas as informações coletadas a partir da manutenção preditiva, o técnico industrial consegue atuar de forma precisa nos problemas dos equipamentos, evitando a necessidade de manutenções corretivas e custos de falhas potenciais ou funcionais.

Marketing

Com a chamada transformação digital e com pessoas, empresas e indústrias passando por essa revolução digital, o marketing também é uma das áreas que foi afetada.

Atualmente é possível atrair clientes e usuários a partir da internet, criando conteúdos e estratégias com o foco de melhorar o posicionamento do site nos buscadores de pesquisas ou utilizando a mídia paga para chegar até essas pessoas.

Além disso, há sistemas de CRM e BI que são utilizados no processo de automatização do marketing nas indústrias.

Recursos Humanos

Em relação ao RH, alguns processos possuem muita burocracia, o que faz com que profissionais desta área percam muito tempo para solucionar problemas e processos. Assim, usar a tecnologia como fonte de automatização desses processos burocráticos faz com que o setor todo seja mais eficiente e produza mais.

Um exemplo de processo burocrático é a seleção de currículos, pense quanto tempo um profissional leva para avaliar todos os currículos de forma manual, muito tempo, não é mesmo? E o tempo é o recurso mais valioso de uma empresa.

Setor financeiro

Assim como no RH, o setor financeiro possui muita burocracia que faz com que funcionários percam tempos preciosos solucionando e resolvendo processos.

Portanto, aplicar um sistema que resolva e otimize boa parte das burocracias relacionadas à este setor é um ótimo caminho. Além disso, com a utilização desses sistemas, os profissionais terão mais foco em atividades mais importantes, que estão intimamente ligadas à saúde financeira e aos investimentos da indústria.

Resultados e benefícios da automação

Os resultados produtivos e financeiros da automação são bem robustos e sólidos para a indústria.

Veja só, pense que você possui um motoredutor em sua operação - que já se encontra otimizada - e você percebe que ele está emitindo um ruído maior do que o normal.

Como você possui sensores conectados neste motoredutor, você terá informações e dados que indicarão os possíveis problemas que estão acarretando este ruído.

Além disso, você verifica que o seu contra recuo está desgastado e já promove uma troca desta peça, antes que ela apresente alguma falha ou risco para os funcionários.

Viu como todo esse processo é automatizado? Com a aplicação da automação em sua indústria você evita falhas potenciais e possíveis falhas funcionais de todo o seu equipamento, prevenindo a máquina e agindo com precisão, de forma assertiva em relação ao problema, à partir de dados e informações que são coletados em tempo real e de forma contínua.

Acoplast

Acoplast

A Acoplast é uma empresa brasileira que atua em todo o território nacional e em países do continente, fornecendo soluções em produtos e serviços para transmissão mecânica, a partir de uma engenharia própria, realizam projetos especiais através do desenvolvimento de novos produtos e projetos de monitoramento destes equipamentos. Assim, trabalham de forma diferenciada de acordo com as demandas específicas dos clientes.

Programa de Aceleração de Carreiras- Voitto Pro

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Formação] Programa De Aceleração De Carreiras Voitto Pro

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.