Você sabia que um avião supersônico pode ser extremamente desagradavel para quem estiver por perto? O som liberado pela aeronave se assemelha a uma explosão, podendo quebrar janelas e prejudicar a audição.
Também por esses motivos que o Concorde, avião comercial supersônico de passageiros, fez seu último voo em 2003. Os regulamentos restringem a velocidade dos voos comerciais sobre terra e perto de costas abaixo de March 1, a velocidade do som.
Neste momento, a NASA está trabalhando para transformar o grande barulho produzido pela aeronave em algo “normal”, dentro dos padrões que existem hoje. Seu novo programa chama-se QUEST, de “Quiet SuperSonic Technology” e está sendo aplicado em uma nova aeronave chamada X-59.
Essa mudança abrirá horizontes para novas gerações de aviões supersônicos mais silenciosos, cumprindo com os regulamentos internacionais sobre perturbação sonora.
O design do X-59 impede que as ondas de choque de se comprimam, dessa forma o som gerado é mais baixo do que o som de uma bola de basquete quicando no chão.
Segundo a NASA, o nível do ruído avaliado por decibéis é de:
A aeronave projetada e construída pela Lockheed Martin, sob negociação de US$ 247,5 milhões da NASA, pode voar a 1,4 vez a velocidade do som e tem seu primeiro voo planejado para o final de 2022.
X-59 — Foto: NASA
O formato do X-59 foi planejado para que as ondas de choque se espalhem. Isso é feito através de facetas aerodinâmicas estrategicamente posicionadas. O motor da aeronave se encontra na parte superior, mantendo um perfil inferior brando que impede que as ondas de choque atinjam o solo.
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