O que é B2C?
Diferenças entre B2C e B2B
Vantagens do modelo de negócios B2C
Vendas B2C
Estratégias B2C
Prepare-se para criar e desenvolver um negócio B2C de sucesso

O que é um modelo de negócios Business to Consumer (B2C)?

Descubra o que é um negócio B2C, como funciona e quais são suas vantagens, e estratégias e suas diferenças para o B2B.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
O que é um modelo de negócios Business to Consumer (B2C)?

Entender o conceito B2C (Business to Consumer) e aprender a definir objetivos, estratégias e as melhores práticas para atrair e fidelizar sua clientela com foco em marketing e vendas é a garantia definitiva de posicionamento de destaque e crescimento em qualquer nicho de mercado, por mais competitivo que seja.

Neste artigo você irá encontrar tudo o que precisa saber sobre o modelo de negócio B2C -"Business to Consumer" para que seu sonho de ter um negócio próprio se torne realidade!

Vamos lá?

Neste artigo você vai saber:

  • O que são empresas B2C;
  • Diferenças entre B2B e B2C;
  • Vantagens do modelo de negócios B2C;
  • Vendas B2C;
  • Estratégias B2C;
  • Prepare-se para criar e desenvolver um negócio B2C de sucesso.

O que é B2C?

Um modelo de negócio B2C é aquele em que a venda ou a prestação de serviço é direcionada para o consumidor final. Pessoa física ou jurídica que adquire bens e serviços sem destinação comercial, única e exclusivamente para uso próprio ou pessoal, o consumidor final.

Empresas B2C

As empresas B2C são lojas físicas ou virtuais que atuam tanto no comércio de rua como pela internet, com enfoque na venda direta ao consumidor final.

Confira alguns desses tipos de negócio entre inúmeros outros:

  • Supermercados e lojas de departamento;
  • E-Commerces;
  • Bares, restaurantes e lanchonetes;
  • Agências de viagem;
  • Teatros e cinemas;
  • Salões de beleza.

Enfim, qualquer empresa cuja atividade principal ou secundária for direcionada à comercialização de bens e serviços para o consumidor final.

Vale ressaltar, que existem empresas mistas, B2C e B2B, que atendem a duas pontas de consumo: Revendedores e consumidores finais como atacadistas e empresas franqueadoras.

A rentabilidade, o crescimento e o posicionamento à frente da concorrência de um negócio B2C dependem, em muito, da fidelização de sua clientela.

Para que isso aconteça, você que vai empreender precisa de uma estratégia para atrair seu público alvo, conquistar e transformar esses clientes potenciais em consumidores fiéis e constantes.

Para lhe ajudar nesse processo de fidelização de consumidores disponibilizamos totalmente grátis um Kit de Planilhas de Marketing e Vendas com 8 ferramentas indispensáveis para sua empresa alcançar os melhores resultados.

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Diferenças entre B2C e B2B

Um empreendimento comercial pode ser B2B - "Business-to-Business", quando a comercialização de produtos e serviços de uma empresa é direcionada para outras empresas cuja finalidade é a revenda, ou B2C - "Business to Consumer" quando a operação comercial é efetuada diretamente entre a empresa e o consumidor final.

Em termos quantitativos, a clientela das empresas B2B é substancialmente menor que o público consumidor das B2C, porém as negociações efetuadas pelas B2B geralmente envolvem valores monetários mais elevados que o setor B2C.

Sendo assim, um comércio B2C tem que necessariamente conquistar uma grande quantidade de compradores para que a soma do ticket médio consiga atingir o faturamento projetado diferentemente das B2B que realizam muito menos negócios, porém com grandes faturamentos.

Outro diferencial é a conversão das ofertas em vendas.

O modelo B2B é mais difícil pela concorrência em termos de preços e qualidade dos produtos e serviços, sendo muito mais rígido em negociações entre empresas do que entre empresas e consumidores finais.

Diante desse cenário, as empresas B2C e B2B desenvolvem estratégias de marketing e venda específicas para o perfil de seus consumidores.

Objetivas, direcionadas e racionais para os negócios B2B e generalistas, amplas e emocionais para empreendimentos B2C.

Vantagens do modelo de negócios B2C

Vantagens de negócios B2C


Dados apresentados pela "Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo" indicam que as atividades comerciais direcionadas ao consumidor final impactam em 63,4% sobre o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, com crescimento de 6,8% em 2018 e forte tendência de crescimento.

O que é uma grande vantagem para quem busca oportunidade de trabalho e investimento.

Outra vantagem é o feedback instantâneo em negócios B2C a percepção e a identificação da experiência do cliente acontecem muito mais rapidamente que em um modelo B2B.

Essa rápida coleta da opinião e avaliação do consumidor sobre os produtos e serviços ofertados permite a tomada de ações ágeis para melhorar as ofertas e o atendimento e aumentar a satisfação dos consumidores.

Vendas B2C

As transações comerciais B2C têm por característica a venda de pequenas quantidades a baixos valores, exceto em negociação de bens mais valiosos, como joias, locação e venda de imóveis e vendas de veículos automotivos, por exemplo.

No comércio B2C os clientes adquirem cada produto ou serviço de uma loja virtual ou física para uso próprio e por assim ser, são motivadas pela necessidade e desejo de consumo, impulso de compra e outros fatores comportamentais e emocionais.

Além disso, fatores como preço, credibilidade da marca e da empresa vendedora.

As lojas físicas especializadas, os mercados, os prestadores de serviços, as lojas de rua e as lojas virtuais que são os principais negócios B2C oferecem as seguintes formas de pagamento:

  • À vista em dinheiro;
  • Cartão de crédito à vista ou parcelado;
  • Boleto bancário;
  • Débito em conta;
  • Pagamento online.

Estratégias B2C

A rentabilidade, o crescimento e o posicionamento à frente da concorrência de um negócio B2C dependem, em muito, da fidelização de sua clientela.

Para que isso aconteça, você que vai empreender precisa de uma estratégia para atrair seu público alvo, conquistar e transformar esses clientes potenciais em consumidores fiéis e constantes.

Como atrair, conquistar e transformar clientes potenciais em consumidores fiéis e constantes?

Sendo relevante em suas vidas por entregar produtos e serviços de qualidade que resolvem seus problemas de verdade pela oferta de soluções que realmente atendam suas necessidades e expectativas.

Um grande desafio realizável pelo emprego de sólidas, mas não impossíveis estratégias de marketing, vendas, atendimento e logística.

Para desenvolver uma boa estratégia B2C comece por identificar os interesses, os problemas, os sonhos e o comportamento dos seus reais consumidores.

A partir desse conhecimento, construa o perfil do seu consumidor por idade, sexo, escolaridade, classe social, profissão e demais atributos que os conectem com seu portfólio de produtos e serviços e transforme essas características em seus compradores ideais.

Outro componente estratégico essencial para identificar erros e novas oportunidades é a obtenção de feedbacks diretos e instantâneos.

Portanto, invista no suporte ao cliente mantendo um canal aberto, ágil e eficiente para prestar e receber informações, tirar dúvidas e solucionar rapidamente as reclamações que mal resolvidas geram perdas irreparáveis de clientes.

Cancelar resposta negativa a qualquer solicitação é um pilar essencial de uma estratégia B2C. Pense nisso quando da formação e treinamento dos colaboradores de seu canal de comunicação e atendimento aos consumidores.

Hoje e cada vez mais num futuro próximo, seu cliente é e será um usuário habitual das redes sociais o que exige uma estratégia de divulgação, venda e suporte digital.

Além disso, buscar trabalhar canais de divulgação comuns como publicidade paga, panfletos e o próprio ponto de venda de um B2C quando de uma empresa física, para não ser engolido pela concorrência.

O que não pode faltar em uma estratégia B2C?

O que não pode faltar em uma estratégia B2C?


Toda estratégia para ser bem sucedida, seja de um negócio B2C ou de qualquer outro formato, deve ser estabelecida por um plano estratégico de negócios com metas e prazos realizáveis.

Isso é importante para que possíveis erros, distorções e obstáculos que possam prejudicar o andamento do projeto sejam previamente previstos ou facilmente identificáveis.

Com isso, é possível realizar mudanças de rumo, conduta e de campanhas de marketing e vendas em tempo real.

Entretanto, para que esses redirecionamentos aconteçam é imprescindível à capacitação de todo o corpo funcional da empresa: Marketing, vendas, logística e atendimento.

Assim como, fornecer todo o ferramental necessário para o desenvolvimento e gestão de campanhas e resultados.

Uma boa estratégia do modelo B2C é aquela que atrai e fideliza clientes a partir de práticas assertivas de divulgação, promoção, venda e retenção.

Quais são essas práticas?

  • Conheça bem seu pessoal e seu negócio;
  • Insista no realismo;
  • Estabeleça metas e prioridades claras e as comunique;
  • Trabalhe para concluir o que foi planejado;
  • Recompense quem faz;
  • Amplie o leque de competências do time propondo desafios;
  • Conheça seus limites.

Prepare-se para criar e desenvolver um negócio B2C de sucesso

É isso mesmo!

Agora que você já sabe tudo sobre o modelo de negócio B2B prepare-se para criar e desenvolver seu negócio se o seu desejo empresarial é obter sucesso e conquistar a tão desejada estabilidade financeira.

Se jogar em um empreendimento comercial B2C ou de qualquer outro modelo sem estar preparado é invariavelmente um passo direto e sem volta para o fracasso.

Portanto, prepare-se para o sucesso!

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

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