O método DMAIC é uma das principais ferramentas do Lean Six Sigma e tem como principal objetivo estruturar a resolução de problemas com foco na melhoria contínua dos processos de uma determinada área da empresa.
Neste artigo, quero te apresentar o método DMAIC, aspecto chave para todo o sucesso da aplicação do Lean Seis Sigma. Em posts anteriores, já pude te explicar detalhadamente a essência da metodologia, como também alguns benefícios em se tornar Green Belt e Black Belt. Agora vamos aprender como executar?
Bom, ao implementar o Lean Seis Sigma, precisamos ter em mente seu grande objetivo: otimizar a forma como os processos acontecem. Para que o caminho seja convicto, temos um roteiro e é o método DMAIC que nos apontará o rumo certo.
Com nitidez, fica bem mais fácil entender como devemos conduzir nossos projetos, não é mesmo?
Para que você compreenda o funcionamento do DMAIC, neste artigo, vou te ensinar o conceito dessa metodologia e explicar detalhadamente os 5 passos necessários nos seguintes tópicos:
Vamos juntos?
O DMAIC é uma metodologia com passos bem definidos para a resolução estruturada de problemas com foco na melhoria contínua. Ela indica o que alcançar em cada etapa do projeto e como fazer isso por meio do uso de uma sequência típica de ferramentas gráficas, práticas e analíticas.
Então, a sequência se divide em 5 passos de execução: Definir, Medir, Analisar, Melhorar (Improve, em inglês) e Controlar. Das iniciais de cada etapa surge a nomenclatura DMAIC. A linha de raciocínio permite uma análise técnica e precisa de todo o problema. Isso evita conclusões precipitadas e permite a atuação direta na causa raiz.
Além do foco no resultado financeiro, o pulo do gato do método DMAIC é desdobrar a etapa do planejamento. A sacada é a percepção de que quanto maior a dedicação nesta fase, menor o tempo de implementação e a probabilidade de erros.
A importância desse momento de planejamento pode ser vista no fato desse método ser dividido em 5 etapas, sendo que 3 delas são voltadas para essa fase crucial do projeto.
Para ser bem claro, abaixo vou te explicar como acontece cada etapa. Além disso, separei também algumas perguntas que podem te guiar, assim como exemplos e conceitos das principais ferramentas utilizadas, fase por fase.
Voltando à nossa leitura…
Agora que você entendeu o que é o método DMAIC e conseguiu compreender a sua importância em projetos de melhoria contínua, vamos analisar detalhadamente cada uma de suas etapas.
O passo inicial não poderia ser outro: aqui, você define o que espera do projeto. Quando avaliamos o histórico do problema, é necessário estabelecer seus processos com clareza.
Uma dica importante é não deixar a ansiedade atrapalhar este momento, pois ao passar por cima deste ciclo, muitas frustrações podem aparecer no decorrer de seu desenvolvimento.
Rodar o método DMAIC pode levar alguns meses, pois é necessário passar por todas as etapas. Então, para garantir o comprometimento de todos os envolvidos durante o processo, e também para formalizar todas as informações definidas nessa etapa, é fundamental a elaboração do contrato do projeto, que é uma ferramenta que falaremos mais abaixo.
Nesse contrato irá conter onde o problema acontece, qual indicador você vai utilizar, quem será sua equipe de projeto, qual será o cronogramae qual vai ser a base de dados utilizada. Assim, toda sua equipe de projeto e seus patrocinadores vão estar por dentro do escopo.
Para que você encontre seus objetivos mais facilmente, algumas perguntas podem te nortear:
É hora de agir! As etapas contam com processos já estabelecidos, isto colabora para um trabalho eficiente. Existem algumas ferramentas que podem auxiliar suas tarefas.
Para facilitar, separei algumas dessas técnicas e suas definições para que você já se habitue com estes recursos. Confira:
Compreendida a fase de definição, avancemos para a fase de medição.
Na medição, conhecemos e observamos como andam as coisas no atual momento. Nesta etapa, você precisa levantar as causas potenciais do problema e analisar a base de dados.
Isso será feito seguindo dois caminhos: um caminho mais quantitativo e outro mais qualitativo.
No caminho quantitativo, vamos pegar a base de dados, selecionar um indicador e estudar seu comportamento por meio de algumas ferramentas estatísticas que serão citadas mais à frente.
Já no caminho qualitativo, iremos estudar mais a fundo o processo, descobrir onde o problema definido na etapa anterior ocorre. Vamos mapear as informações que são importantes e que vão nos auxiliar a identificar as causas potenciais do projeto.
Seu objetivo principal nessa etapa deve ser identificar as causas potenciais, filtrando as mais importantes, ou seja, aquelas que são prioritárias, que geram mais impacto nos resultados finais.
Mas atenção: escolha bem os números para análise, afinal, as metas já estão definidas, a ideia é estabelecer o tamanho do problema - de nada adianta analisar muitos dados se eles não te levam ao seu objetivo.
Essas perguntas podem te ajudar:
As principais ferramentas da qualidade que podem ser utilizadas na fase de MEDIÇÃO são:
Após a fase de medição, entraremos na fase de análise.
Aqui, analisamos os dados medidos para que nos permitam conhecer o comportamento atual.
Devemos identificar as causas raízes (também chamadas de X's vitais), que afetam o processo de forma significativa e geram variabilidade no resultado de interesse (também denominado variável Y). Assim, você pode comprová-las com fatos e dados, utilizando gráficos, análises estatísticas e ferramentas qualitativas.
Essa etapa é de extrema importância para o método DMAIC, pois é nela que você garante que a causa escolhida na etapa anterior, que você priorizou, de fato perturba o seu processo, comprometendo o resultado do seu indicador. Responda estas perguntas:
As principais ferramentas da fase de ANÁLISE são:
Ao fim da fase de análise, daremos início à fase de melhoria.
Nesta etapa, vamos propor, priorizar, testar e executar as soluções para o problema.
Para cada causa raiz estudada e comprovada na Fase de Análise, identificamos uma solução adequada que será implementada por meio de um Plano de Ação. Além disso, verificamos o impacto e os resultados obtidos com as melhorias implementadas.
Como você pode imaginar, um plano de ação não é executado do dia para a noite. Por isso, essa é provavelmente a etapa mais demorada do método DMAIC, levando de 30 a 40 dias de um projeto de Green Belt, ou de 40 a 60 dias num projeto de Black Belt.
Durante essa fase de melhoria, a equipe Seis Sigma deverá apresentar a nova versão do mapa de processo, procurando eliminar tudo aquilo que não agrega valor. Para chegar a conclusões de maneira mais fácil, responda as perguntas:
As principais ferramentas da fase de MELHORIA são:
Após a implementação de todas as ações de melhorias propostas na fase de improve, entraremos na última fase do método DMAIC: a fase de controle.
Controle é a última etapa do DMAIC. Neste momento, é importante monitorar os resultados alcançados após a implementação das melhorias e estabelecer controles que garantam a sustentabilidade dos resultados.
Para isto, existem desde as mais simples técnicas, como a elaboração de procedimentos e de checklists, como técnicas mais complexas, como o uso de dispositivos à provas de erros e controle estatístico de processos.
É muito importante frisar nessa etapa a questão da sustentabilidade do que foi conquistado. Muitas pessoas pensam só na demonstração e valorização dos resultados obtidos, e se esquecem de estabelecer meios para mantê-los.
Assim, é importante estabelecer um Plano de Controle, onde você vai pensar em formas de garantir que esses resultados obtidos não se percam.
Algumas escolhas eficazes são: efetuar treinamentos de padronização, de revisão de procedimentos e definir como vai ser feita a medição dos resultados a partir desse momento.
Para ver esses resultados mais claramente, a análise dos retornos e benefícios econômicos alcançados também deve ser realizada. Para perceber seus resultados, responda as perguntas:
As principais ferramentas da fase de CONTROLE são:
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Você irá aprender o método DMAIC - Definir, Medir, Analisar, Melhorar (Improve) e Controlar - por meio de teoria e cases e, assim, poderá trazer melhorias à sua área de trabalho.
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Engenheiro de Produção pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (escola IBS/FGV), certificação como MBTI Practicioner e certificação Master Black Belt Lean Seis Sigma desde 2008. Atua como consultor de melhoria contínua pelas consultorias Werkema e Voitto e como especialista em Sistema de Produção pela thyssenkrupp CSA, onde desenvolve trabalhos de gestão da rotina e coordena os programas Lean e Seis Sigma.
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