Quais são os principais tipos de esportes?
Quais os principais benefícios da prática de esportes?

Saiba quais são os principais benefícios do esporte para sua vida!

Você sabe quais os principais tipos de esportes e quais são os benefícios dessa prática na sua vida? Entenda mais aqui!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Saiba quais são os principais benefícios do esporte para sua vida!

Em geral, achamos que desenvolver nossas habilidades está inteiramente ligado ao estudo e ao conhecimento, porém, esquecemos de algo que pode ser muito útil para contribuir com esse desenvolvimento, a prática de esportes. Vamos conhecer mais sobre os benefícios do esporte?

Os benefícios da prática regular de atividade física podem ser percebidos em vários momentos de seu cotidiano, tanto no trabalho quanto na maior disposição em seu dia a dia.

A ideia deste artigo é apresentar para você alguns esportes para você praticar e também os benefícios que eles podem trazer para sua qualidade de vida. A leitura está divididas no seguintes tópicos:

  • Quais são os principais tipos de esportes?
  • Quais os principais benefícios da prática de esportes?

Quais são os principais tipos de esportes?

Vamos conhecer alguns esportes que você pode facilmente começar a praticar? Mas lembre-se, sempre procure a ajuda de um profissional.

Natação

A natação é um esporte que pode ser praticado por pessoas de todas as idades.  Por não ter impacto, a natação não prejudica as articulações e nem a musculatura, pelo contrário, ajuda no fortalecimento.

Além disso, o esporte melhora a flexibilidade, postura e o sistema cardiorrespiratório.

Corrida de rua

A corrida de rua é um esporte que já existe há séculos e é uma prática comum para a maioria das pessoas, principalmente devido ao seu baixo custo, sendo necessário apenas um tênis e roupas adequadas.

Um dos seus grandes benefícios é a melhora da saúde das articulações, condicionamento físico, ajuda na estabilidade e também no fortalecimento dos músculos inferiores.

Musculação

A musculação apesar de não ser uma modalidade esportiva, é um esporte que utiliza de pesos externos, também chamado de treino resistido, que possui o objetivo de ganho de força, hipertrofia muscular e ganho de potência.

Diversas empresas oferecem o Gympass como benefício, serviço no qual permite que os funcionários façam aulas de musculação em diversas academias do Brasil e do mundo.

E-sports

Os e-sports ou em portugues “esportes eletrônicos" vem se tornando cada vez mais populares e atraindo milhões de fãs no mundo todo.

Um dos principais benefícios dos e-sports é o aumento da capacidade de trabalhar em equipe, pois exige comunicação contínua com todo o time sobre as estratégias que serão utilizadas no jogo.

Além disso, este tipo de esporte também cria laços de amizades entre os jogadores e melhora os reflexos.

Artes marciais

As artes marciais buscam trabalhar o corpo e mente, ajuda a desenvolver a coordenação motora, maior flexibilidade, auto controle, fortalece os músculos e melhora a qualidade do sono.

Futebol

O esporte mais querido do povo brasileiro possui inúmeros benefícios para saúde, pois, acelera o metabolismo, ajuda no emagrecimento, auxilia no ganho de massa muscular e também melhora as funções cardíaca e pulmonar.

Além disso, este esporte é coletivo, no qual proporciona a melhora da interação social entre as pessoas, diminuindo o estresse e a ansiedade.

Sendo assim, esses esportes não fazem bem apenas para nosso físico, mas para o emocional também!

Está gostando do artigo até aqui? Esperamos que sim! Ficaremos muito felizes em te ajudar nessa jornada de Autoconhecimento e Autogerenciamento emocional. Por esse motivo, gostaríamos de saber, você realmente sabe os impactos de ter sua inteligência emocional desenvolvida? Se não, olha só o que temos para você!

No nosso Ebook sobre A importância da Inteligência Emocional, você será capaz de entender a importância e porque você deve desenvolver a Inteligência Emocional. Ainda, você desenvolverá melhor suas habilidades em se conhecer melhor, em se colocar no lugar do outro, em gerir melhor suas emoções e sentimentos e aprimorar sua capacidade com sociabilidade.

Baixe gratuitamente agora mesmo clicando no botão abaixo e veja como aplicar a IE no dia a dia impacta positivamente no seu comportamento pessoal e profissional!

Entenda a importância da inteligência emocional! Clique e baixe o ebook!

Quais os principais benefícios da prática de esportes?

Agora que você já conhece alguns tipos de esportes fáceis de iniciar a prática, vamos conhecer alguns dos principais benefícios que a maioria deles podem nos proporcionar.

Reduz o estresse e melhora o humor

Um dos grandes benefícios relacionados à prática saudável de esportes é a redução do estresse e melhora do humor. Isso porque, uma pessoa fisicamente ativa possui a mente afastada dos pensamentos negativos.

O principal responsável por isso é a endorfina, que é produzida durante a prática da atividade física e está relacionada com o relaxamento e também com a melhora do humor.

A prática regular de atividades físicas também é importante em seu trabalho, auxiliando seu humor e consequentemente obtendo uma melhora de suas soft skills, além disso, ajuda a combater e evitar problemas psicológicos, como a depressão.

Esportes melhoram a concentração

Com o passar do tempo, as habilidades mentais de pensamento crítico ou bom senso do ser humano tendem a diminuir, e, uma forma de se prevenir isso e preservar mais estas habilidades é através da prática regular de esportes físicos.

Pesquisas apontam que praticar esportes de três a cinco vezes por semana com duração de 30 minutos ajuda na melhora da concentração e da memória.

Estimula atividades cognitivas

Cada tipo de esporte apresentado acima, necessita que você tenha habilidades diferentes. Para desenvolvê-las, é preciso prática.

Portanto, a prática de exercícios irá estimular a capacidade cognitiva, através do exercício dos músculos e das funções mentais, como por exemplo, o raciocínio rápido, pensamento lógico, percepção, reflexos e etc.

Imagine que você precisa fazer um curso sobre gestão do tempo e produtividade. A prática de atividades físicas irá ajudar você a absorver melhor todo o conteúdo deste curso. E por falar nisso, existem alguns aplicativos para ajudar na sua gestão e otimização do tempo. Talvez eles possam ser muito úteis para você criar uma rotina de estudo, trabalho e prática de esporte.

Melhora o sono

As atividades físicas em geral contribuem para uma melhor qualidade de sono. Elas fazem com que você adormeça mais rápido e tenha um sono profundo melhor, onde esta é a principal fase do sono.

Nada melhor do que uma boa noite de sono, não é mesmo? Isso irá contribuir para uma melhor visão mental e também para um melhor humor.

Porém, vale ressaltar que praticar esportes momentos antes de dormir pode ocasionar um efeito contrário, devido a grande quantidade de energia que a pessoa fica.

Ajuda a manter o peso ideal

Os exercícios físicos também ajudam você a atingir o peso ideal para seu corpo. Além de fortalecer os músculos, também ajuda na queima de calorias.

Porém, é preciso entender que a alimentação também é muito importante para atingir o peso desejado. Uma boa alimentação juntamente com os exercícios o ajudará neste objetivo, além de reduzir a possibilidade de doenças como hipertensão, colesterol alto e diabetes.

Perfil de liderança

Alguns esportes coletivos, como é o caso do futebol e alguns esportes eletrônicos, conseguem desenvolver traços de liderança. Existem estudos que correlatam a prática de esportes junto com as qualidades de liderança.

E essa mentalidade de ser um time é levada para outros lugares além do campo de futebol, como por exemplo para um escritório de uma empresa.

Atualmente, os líderes precisam sobreviver a um ambiente volátil, incerto, complexo e ambíguo como o mercado. Isso porque as empresas necessitam de certas competências e habilidades organizacionais diferentes daquelas que traziam sucesso antigamente.

Tendo isso em mente, você se considera preparado para os desafios da liderança?

Caso sua resposta seja não, fique tranquilo porque preparamos uma super qualificação pra você! Sendo assim, o curso de Liderança para Gestores irá te preparar para conduzir equipes rumo ao alto desempenho através de uma cultura forte, alinhada a estratégia da organização, ao perfil dos membros e ao contexto de mercado, tudo isso embasado pelos principais best-sellers sobre liderança.

Imperdível, não é mesmo? Inscreva-se agora no nosso curso de Liderança para Gestorese se torne um líder de alta performance!

Liderança para Gestores

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e faça o download do ebook!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

5 Praticas Exemplares De Lideranca

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.