Já imaginou sua marca sendo lembrada da mesma forma que a Nike, Adidas, Coca cola e Heineken é lembrada? Todas essas empresas utilizam uma estratégia em comum para serem reconhecidas pelas pessoas, que é o Brand Awareness.
Ser reconhecido irá garantir um sentimento de qualidade a respeito de seu produto ou serviço, desta forma aumentando o número de vendas.
Ficou interessado em saber mais sobre Brand Awareness? Continue lendo este artigo! Separamos alguns tópicos para auxiliar você neste aprendizado, sendo eles:
Vamos à leitura?
O Brand Awareness é um conceito em que a sua tradução livre significa “reconhecimento de marca” e que representa a familiaridade de seus clientes com a sua empresa.
Ele também pode ser entendido como o quanto a sua marca está inserida na vida dos consumidores e com o quanto eles se sentem identificados com ela, levando em consideração sua missão, visão e valores.
Este termo se difere um pouco das outras estratégias de marketing, isso porque não conseguimos metrificar com precisão os indicadores que ele possui, diferente por exemplo do marketing digital.
Porém é muito importante fazer com que sua empresa seja reconhecida e que essa estratégia faça parte do seu planejamento.
No geral, este conceito irá apoiar sua empresa a atingir os seus objetivos, aumentar o alcance da marca dentro e fora da internet e consequentemente vender mais.
Ter sua marca reconhecida é fundamental caso queira ganhar valiosas vantagens em relação aos seus concorrentes.
Vamos ver a seguir o porquê implementar o Brand Awareness na sua empresa é tão importante.
É comum que um consumidor antes de tomar a decisão de compra, pense e pesquise sobre várias marcas que ofereçam produtos similares.
Fazer com que sua empresa seja lembrada pelo público é uma excelente vantagem competitiva, fazendo com que você saia na frente e o cliente decida por comprar de você.
Ser referência no mercado irá garantir mais confiança das pessoas em relação à qualidade daquele determinado produto. Além de que, na hora de pesquisar ofertas, o consumidor irá sempre optar pela marca que ele reconhece.
O principal objetivo do Brand Awareness é fazer com que sua marca seja reconhecida, como consequência disso, o alcance também deve aumentar.
É de extrema importância para a empresa, fazer com que sua marca seja reconhecida e esteja presente na vida de seu público.
E para aumentar o seu alcance, é necessário se expor em ambientes que o seu público alvo esteja presente, sendo de maneira online ou offline.
Quando você conhece a maneira pela qual sua marca é reconhecida pelo mercado, fica muito mais simples criar campanhas de marketing.
Ou seja, saber onde o reconhecimento da sua marca atua para o consumidor irá garantir uma maior assertividade e taxa de conversão das suas campanhas.
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O Marketing Digital possibilitou às empresas maior autonomia na criação e geração de conteúdos, possibilitando a divulgação através de plataformas e canais próprios.
Desta maneira, as marcas conseguem se aproximar mais do público, através de uma interação direta.
Sem dúvidas, a internet foi uma ótima forma de impulsionar as ações de marketing das empresas, devido a sua forma de distribuição, rápida e dinâmica.
As campanhas de Marketing realizadas na Internet também nos permitem mensurar os indicadores de maneira muito mais fácil. Existem diversas ferramentas que nos auxiliam, como é o caso do Google Analytics, SEMrush (muito utilizado para impulsionar o tráfego orgânico) etc.
Até mesmo as redes sociais nos permitem acompanhar os resultados.
Ok, mas onde o Brand Awareness entra nisso?
Fazer com que sua empresa seja lembrada pelo público irá garantir maior liberdade para a criação de conteúdo, se promover e transmitir sua mensagem.
Consequentemente, os indicadores de marketing da sua empresa irão crescer, provando assim o valor da marca.
Além disso, alguns indicadores auxiliam de maneira indireta a medir o Brand Awareness, que são:
Agora que já sabemos o que é o Brand Awareness e a sua importância. Vamos conhecer algumas formas de aumentar o alcance deste conceito!
Você realmente conhece seu cliente? Conhece seus interesses, particularidades, hábitos, idade, renda etc?
Se você ainda não conhece, uma ótima dica é construir uma persona.
É essencial conhecer o seu cliente, para que você possa oferecer sua solução para ele da melhor maneira possível, sabendo em quais canais contatá-lo, tipo de linguagem, estratégias etc.
Já percebeu que algumas marcas são facilmente reconhecidas através apenas de uma junção de cores ou formato do logo?
Por exemplo: se você ver um “m” amarelo com um fundo vermelho, você já vai saber de qual marca se trata, não é mesmo?
Pense agora o quão interessante seria fazer com que sua marca fosse reconhecida da mesma maneira que o McDonald's é!
Portanto, tenha um padrão bem definido de cores, fontes, imagens e símbolos.
O Marketing de Conteúdo é uma ótima maneira de trazer informações relevantes para seu público.
Com ele, o público passa a reconhecer mais o valor de sua marca, fazendo com que ele se lembre na hora de tomar a decisão de compra e você saia na frente perante a concorrência.
Portanto, tenha um blog, redes sociais e utilize estratégias de SEO para posicionar o site de sua empresa no topo da pesquisa do Google.
Eu tenho certeza que se você gosta de futebol, assim como eu, irá lembrar do patrocínio master estampado na camisa do seu time de coração.
Só isso, já responde o quão importante pode ser essa estratégia de marketing para aumentar o Brand Awareness de sua empresa.
Além disso, procure saber se estar presente em determinado evento ou projeto fará sentido e dará o match necessário com os seus consumidores.
Gostou do nosso artigo sobre Brand Awareness? Então aproveite essa oportunidade que preparamos para você!
Você sabia que podemos gerar os estímulos ideais em nossos clientes para que eles se tornem consumidores de nossas soluções?
Imagens e frases, se utilizadas no momento correto, podem rapidamente influenciar a decisão de compra de um cliente. Portanto é essencial que um vendedor tenha domínio destas técnicas!
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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