O que é Branded Content?
Como fazer um Branded Content?
Por que fazer um Branded Content?

O que é Branded Content? Aprenda como gerar valor e atrair o seu cliente.

Veja como usar essa estratégia que contribui para que os clientes sejam atraídos naturalmente até a sua empresa

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
O que é Branded Content? Aprenda como gerar valor e atrair o seu cliente.

Que a publicidade tradicional vem cada vez mais abrindo espaço para outras estratégias, todo mundo sabe. Agora, em meio a toda essa evolução, surge um conceito que possibilita muitas vezes que os próprios usuários vão atrás de mais conteúdo da sua marca, o Branded Content.

Isso mesmo! Ao invés de anúncios e propagandas que muitas vezes apenas desagradam o público, o Branded Content gera um sentimento de reciprocidade, tal que as pessoas acabam desejando mais entretenimento.

Pense um pouco sobre a sua própria experiência nas redes sociais. O que diferencia as páginas de empresas que você contrataria daquelas com anúncios que você nem sequer chegou a ler?

Assim, quer aprender mais sobre Branded Content e garantir uma relação melhor com a sua audiência? Então não deixe de acompanhar os tópicos abaixo até o final:

  • O que é Branded Content?
  • Como fazer um Branded Content?
  • Por que fazer um Branded Content?

O que é Branded Content?

Branded Content, em tradução literal do inglês, significa conteúdo de marca. Entretanto, nem toda produção de conteúdo por uma marca pode ser chamada assim.

Para um conteúdo ser considerado Branded Content, ele deve atrair e cativar o leitor, para que o mesmo se sinta naturalmente atraído pela sua marca, e eventualmente se tornar um cliente.

Assim, um Branded Content possui um objetivo claro, e comum a maioria das estratégias de marketing: conduzir o público-alvo até a empresa para que futuramente haja a compra do seu produto ou serviço.

Portanto, o que diferencia e define uma estratégia de Branded Content é o conteúdo que, ao invés de possuir foco na propaganda, busca agregar valor ao consumidor, trabalhando na construção da imagem da empresa para o público.

No entanto,vale salientar que Branded Content não é a mesma coisa que marketing de conteúdo, e essa diferenciação, ainda que possa parecer sutil, é essencial para não se acabar fazendo um Branded Content com o foco errado.

Desse modo, marketing de conteúdo é um conceito mais amplo que, embora possa tratar sobre o posicionamento da marca, não se limita a ele, podendo ser utilizado para gerar engajamento, leads, parcerias entre outras coisas.

Por isso que o marketing de conteúdo trabalha com o funil de vendas e estratégias de vendas mais diretas do que o Branded Content (que não deve se parecer com  uma oferta) como o Ibound Marketing e o foco em SEO.

Como fazer um Branded Content?

Uma vez entendido o que é Branded Content, você deve estar se perguntando sobre como fazê-lo. Para isso, é importante enfatizar que esse tipo de conteúdo não funciona como um anúncio publicitário, focado em vender.

Para construir um bom conteúdo de marca é preciso encontrar o balanço ideal entre aparecer como marca, mas sem exagero, e entreter o seu cliente, sempre com o cuidado necessário para não soar como uma propaganda.

Assim, confira abaixo as principais dicas que nós separamos para guiar a sua estratégia de Branded Content:

1. Tenha um objetivo claro (e coerente)

Se a criação de um bom Branded Content já não é uma tarefa simples, imagina trilhar um caminho sem saber onde quer chegar? Para obter um bom resultado, você precisa planejar exatamente o que pretende atingir.

Além disso, é preciso ser coerente. Os seus objetivos devem fazer sentido para o tipo de conteúdo, seja informativo, educacional, humorístico ou qualquer outro gênero, e alinhados com a filosofia por trás do Branded Content (não soar como propaganda).

2. Crie a sua persona

Se você já consumiu alguma categoria de Branded Content e ficou tocado, como se aquele conteúdo tivesse sido feito mirando em você, provavelmente ele realmente o foi.

Para que o seu Branded Content agregue valor para a audiência, é preciso que você entenda quem ela é, e uma das maneiras de descobrir isso é através da criação da sua persona.

3. Capriche no storytelling

Por fim, uma das melhores formas de alcançar o seu público, para causar impacto e de fato interessá-los, é através do storytelling.

Ao contar uma história, você pode deslocar o cliente da realidade, fazendo com que o mesmo se identifique, ou ainda se coloque em um lugar completamente diferente do que está habituado: surpreenda-o!

Os indicadores de marketing digital são os números que você deve acompanhar para comprovar se as estratégias adotadas estão funcionando corretamente. Porém, é preciso escolher bem cada um deles de acordo com os objetivos centrais do seu negócio.

Quer conhecer mais sobre os Indicadores de Marketing Digital? Faça o download agora da nossa planilha que esta sendo disponibilizada, de maneira totalmente editável, com ela você será capaz de gerenciar seus indicadores de forma simples e eficaz.


Clique aqui e faça o download!

Por que fazer um Branded Content?

Com todo esse trabalho em torno da criação de uma imagem, você pode se questionar se realmente vale a pena fazer um Branded Content.

Para responder a essa dúvida, confira abaixo os principais motivos pelo qual você deveria fazer um Branded Content:

Conquistar uma audiência

Para começar, um dos principais benefícios diretos de promover um Branded Content é a conquista de um novo tipo de audiência: uma que agora vem até você.

Através de um bom Branded Content o público começa a buscar organicamente sobre a sua empresa, e por isso, já chega naturalmente muito mais apto a comprar o seu produto ou serviço.

Aumentar a credibilidade da sua empresa

As pessoas tendem a confiar mais em uma empresa quando fica claro a geração de valor da mesma (ainda que em áreas diferentes do seu negócio).

Dessa forma, se você conseguir impactar a sua audiência de maneira positiva, a sua marca passa a dispor de mais credibilidade.

Potencial de viralizar 

Diferentemente de um anúncio tradicional, que está normalmente limitado ao seu nicho específico, e a sua veiculação depende de tráfego pago, um Branded Content pode viralizar naturalmente.

O Branded Content deve ser desenvolvido para que quem o leia ou assista sinta vontade de compartilhar com os amigos no final. Quando bem-sucedido, isso gera um “efeito bola de neve” em que todo mundo já viu ou precisou ver o seu conteúdo.

Para verificar isso na prática, reflita sobre as propagandas que até hoje você ainda consegue se lembrar. Muito provavelmente a maioria não são anúncios de venda, e sim peças icônicas como os “pôneis malditos” da Nissan (de 2011) ou a “Oral B Complete” com Rodrigo Faro (de 2012).

Muito interessante , não é mesmo? Então, agora é hora de colocar seus conhecimentos em prática para alavancar ainda mais o seu negócio.

Além disso, não deixe de continuar nos acompanhando aqui no Blog Voitto, para sempre ter acesso às informações mais relevantes.


A primeira competência que um empresário, empreendedor ou consultor deve possuir é a capacidade de pensar estrategicamente. Além de atenuar riscos e reduzir chances de insucesso, uma boa estratégia ajuda a definir objetivos e traduzi-los em ações para geração de resultados.

Neste curso de Gestão para Resultados, você aprenderá na prática a elaboração de um planejamento estratégico, além de como conduzir o processo de comunicação dessa estratégia para a equipe.

Você será capaz de analisar o ambiente empresarial de diferentes frentes a fim de se antecipar a dificuldades futuras, definindo onde se quer chegar e o que fazer para chegar lá!

Incrível, né? Então não perde tempo e garanta já a sua inscrição!

Gestão para Resultados, garanta sua inscrição!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e faça o download

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Indicadores De Marketing Digital

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.