CURSO GRATUITO

INSCRIÇÕES ATÉ

21/06

Inscreva-se agora

O que é psicologia positiva?
Qual a diferença entre a psicologia positiva e a psicologia tradicional?
A teoria da felicidade e o modelo PERMA
7 benefícios da psicologia positiva
Como aplicar a psicologia positiva no trabalho
A importância da psicologia positiva para a sua organização
Como atingir esses resultados? Seja um bom líder!

Entenda o que é a psicologia positiva e quais são os seus benefícios para a sua saúde mental

A psicologia positiva auxilia no desenvolvimento da inteligência emocional por meio de suas práticas e princípios. Conheça mais sobre ela.

Pâmela Souza
Por: Pâmela Souza
Entenda o que é a psicologia positiva e quais são os seus benefícios para a sua saúde mental

Quem não quer ser feliz nessa vida que atire a primeira pedra.

Muito se fala em felicidade, mas pouco se sabe sobre o que realmente fazer para ser feliz e alcançar um estágio de motivação e felicidade genuína.

A psicologia positiva pode ser uma grande aliada quando se trata de desenvolvimento pessoal, isso porque ela estuda como o pensamento e as emoções positivas podem interferir nos seus resultados, sejam eles pessoais ou profissionais.

Para que você possa conhecer um pouco sobre a psicologia positiva e como ela nos ajuda no desenvolvimento da inteligência emocional, durante esse artigo, vamos tratar sobre os seguintes assuntos:

  • O que é psicologia positiva?
  • Qual a diferença entre psicologia positiva para a psicologia tradicional?
  • A teoria da Felicidade e o Modelo PERMA
  • 7 benefícios da psicologia positiva
  • Como aplicar a psicologia positiva no trabalho.

Pronta(o) para essa jornada de conhecimento?

O que é psicologia positiva?

A psicologia positiva foi definida em 2000 por Martin Seligman e por Mihaly Csikszentmihalyi como o estudo dos traços positivos, das emoções positivas e das instituições positivas.

De forma mais clara, a psicologia positiva pode ser definida como o estudo da felicidade. Ela examina as pessoas por uma perspectiva mais humana e não apenas patológica, de modo a torná-las mais felizes e satisfeitas.

Cientificamente, ela estuda pensamentos, sentimentos e comportamentos humanos com foco nos pontos fortes do indivíduo, objetivando levá-lo a pensar e se comportar de modo mais positivo.

A psicologia positiva convida os psicólogos a estudar o lado positivo do ser humano, complementando os estudos sobre as patologias e os problemas neurológicos, abrangendo desde as suas virtudes até as suas fraquezas.

Um dos aspectos que a torna revolucionária é o fato dela defender e comprovar a ideia de que as nas tarefas cotidianas, no nosso crescimento pessoal, profissional e em nossos relacionamentos.

Em seu livro, Florescer: Uma nova compreensão sobre a natureza da felicidade e do bem-estar, podemos encontrar um trecho de Martin Seligman, presidente da Associação Americana de Psicologia, que resume o objetivo da psicologia positiva:

"O bem-estar não pode existir apenas na sua cabeça: ele é uma combinação de sentir-se bem e efetivamente ter sentido, bons relacionamentos e realização. O modo como escolhemos nossa trajetória de vida é maximizando todos esses cinco elementos".

Com o intuito de trabalhar como uma "ciência" preventiva, a psicologia positiva atua com foco na promoção da saúde mental, sugerindo comportamentos mais saudáveis.

Você sabe como está a saúde mental dos seus colaboradores? E o clima organizacional da sua empresa?

Para que você possa monitorar e melhorar o clima organizacional do seu ambiente de trabalho, separamos a nossa Planilha de Pesquisa de Clima Organizacional.

Clique no banner abaixo e baixe a sua GRATUITAMENTE!

Planilha de Pesquisa de Clima Organizacional. Baixe gratuitamente!

Agora que você já sabe como melhorar o clima organizacional da sua empresa vamos entender qual a diferença entre a psicologia positiva e a psicologia tradicional?

Qual a diferença entre a psicologia positiva e a psicologia tradicional?

A psicologia tradicional ou psicologia clínica tem o foco em tratamento de distúrbios psicológicos, como depressão e ansiedade. Ela partilha de um modelo médico de tratamento de doenças.

Já a psicologia positiva busca o desenvolvimento pessoal, levando o indivíduo a mudar a sua perspectiva em relação aos acontecimentos ao seu redor, mostrando a ele que é possível ter uma vida mais leve e plena.

A teoria da felicidade e o modelo PERMA

A psicologia positiva descobriu métodos capazes de aperfeiçoar o conhecimento das nossas emoções, levando-nos a lidar, de modo mais saudável, com todas as áreas de nossas vidas, aumentando a nossa satisfação e o nosso desempenho.

Segundo Seligman, existem formas de se alcançar mais satisfação e plenitude. Para isso, ele desenvolveu o modelo PERMA, que baseia e explica sua Teoria da Felicidade.

Para que possamos entender os cinco elementos centrais dessa teoria, vamos falar sobre cada um deles separadamente.

Positive Emotion (Emoção Positiva)

As emoções positivas nos permite sermos otimistas, o que nos leva a conquistar o bem-estar, a auto satisfação, o entusiasmo, a motivação e a felicidade.

Quando nos automotivamos um fenômeno biológico acontece em nosso corpo: há a liberação de hormônios como a dopamina, a serotonina, a endorfina e a ocitocina, que nos proporcionam bem estar.

Além de planejar e de organizar, é preciso acreditar verdadeiramente que o seu sonho é alcançável.

Nesse sentido, as emoções positivas são um combustível que nos ajuda a ter foco e a desempenhar nossas tarefas com qualidade. Ela também melhora os nossos relacionamentos, sejam eles, profissionais, familiares, sociais ou amorosos. Aumenta a nossa criatividade e nos ajuda a desenvolver flexibilidade cognitiva.

Assim, é importante refletirmos em como está o nosso pensamento agora. Você está pensando negativamente ou positivamente?

Dica: para que você possa cultivar a emoção positiva, crie o hábito de anotar todos os dias 3 coisas que você se sente grato. Podem ser coisas que você conseguiu fazer naquele dia ou coisas mais simples e que, à vezes, não nos lembramos de ser gratos.

Engagement (Engajamento)

Qual atividade que você desempenha que te leva alcançar o estado de flow?

Esse estado é alcançado quando fazemos algo que gostamos, que nos envolve de tal maneira que nem vemos o tempo passar.

Segundo a psicologia positiva, para alcançar maior engajamento, é preciso ter conhecimento dos nossos talentos, nossas forças e nossas virtudes, o que demanda autoconhecimento.

Quando fazemos o que gostamos nos dedicamos mais, o processo flui com maior naturalidade, somos mais produtivos do que quando fazemos algo por mera obrigação.

Dica: para auxiliar no conhecimento de atividades profissionais que podemos desempenhar com amor e com propósito, podemos nos utilizar do ikigai.

Relationship (Relacionamentos)

Nós somos seres que necessitamos de contato com outras pessoas. Assim, criar conexões com os outros é fundamental.

Mas não estamos falando de qualquer relacionamento e sim da construção de laços emocionais saudáveis. É preciso se cercar de pessoas que vão te proporcionar relações positivas e construtivas.

Para que possamos construir boas relações, é necessário dedicar o nosso de tempo e é preciso compromisso, respeito e colaboração de ambas as partes.

Além disso, estar em contato com pessoas diferentes nos ajuda a expandir a nossa visão de mundo, a sermos mais empáticos e mais compreensivos.

Dica: estreite laços com os seus familiares e amigos. Converse mais, tenha momentos prazerosos de lazer ao lado de quem você ama e quer conhecer melhor.

Meaning (Propósito)

O propósito, segundo Seligman, é o que dá sentido à nossa vida, o que nos conecta com algo maior e pode nos prevenir de distúrbios como a depressão, por exemplo.

Alguns casos de depressão estão relacionados com a falta de sentido de vida, de um propósito claro, pensando, assim, que suas vidas não são importantes. Mas são. Cada ser humano importa. Cada um possui um propósito e encontrar o seu faz toda a diferença.

Estudos mostram que pessoas que desenvolvem seu lado espiritual tem uma vida com mais significado.

Dica: descubra o que te motiva a levantar da cama todos os dias, isso vai ajudar você a tomar melhores decisões, a saber os caminhos que deve percorrer e ter mais controle sobre a sua vida.

Accomplishment (Realizações)

"A execução transforma sonhos em realidade"

Não basta somente sonhar, é preciso colocar a mão na massa e fazer com que os nossos sonhos se concretizem.

Quando realizamos algo, o nosso senso de realização é ativado e isso nos traz uma sensação prazerosa.

Para isso, é importante definir metas e objetivos alcançáveis e palpáveis.

Dica: SMART.

Vamos ver alguns benefícios da psicologia positiva.

7 benefícios da psicologia positiva

A psicologia positiva pode trazer inúmeros benefícios para o nosso dia a dia, fazendo com que possamos sentir maior satisfação e felicidade, o que nos motiva a alcançar os nossos objetivos.

Ela nos auxilia a ter maior qualidade de vida, a mudar o nosso mindset e a ter pensamentos positivos. Além disso, nos permite ver os aspectos positivos da vida e entender que momentos ruins fazem parte da nossa vida e que eles também são necessários.

Separamos 7 benefícios que a psicologia positiva pode nos proporcionar. Veja só:

  1. Felicidade autêntica
  2. Otimismo
  3. Autoconhecimento
  4. Empatia
  5. Comprometimento
  6. Saúde física e mental
  7. Controle emocional.

Já sabemos quais são os benefícios da psicologia positiva, mas como aplicá-la em nosso ambiente de trabalho?

Como aplicar a psicologia positiva no trabalho

No ambiente de trabalho, um conceito da psicologia positiva que pode trazer benefícios para todos é conhecido como tríade da felicidade.

Como o próprio nome já sugere, essa técnica se baseia em três pilares, sendo eles:

1. Vida prazerosa

Esse pilar se baseia na busca por estados emocionais positivos, que no ambiente de trabalho se traduz em um clima organizacional no qual prevaleçam sensações de bem-estar.

Assim, é preciso que práticas que aumentam a pressão, o estresse, o medo, a insegurança e o desânimo sejam abandonadas.

2. Vida engajada

Desempenhar atividades que nos levam a um estado de plenitude e concentração o que torna a nossa vida engajada.

3. Vida significativa

Quando sabemos o nosso propósito e alinhamos ele ao nosso trabalho, alcançamos uma vida significativa.

Assim, as atividades desempenhadas não são somente pelo salário ou para ocupar o tempo.

A importância da psicologia positiva para a sua organização

Organizações que aplicam conceitos da psicologia positiva constroem um ambiente propício à inovação, ao autodesenvolvimento e à retenção de talentos.

Visando esses benefícios, é necessário permitir que os colaboradores "pensem fora da caixa", abandonando regras engessadas e adotando novos métodos para a solução de problemas.

O sentimento de dono, incentivado pelas organizações, auxilia no autodesenvolvimento dos funcionários, levando cada indivíduo a ter responsabilidade a respeito das suas atitudes e resultados.

Quando a organização promove um ambiente saudável, ela evita que os seus colaboradores sofram por doenças psicológicas, que eles tenham quedas de produtividade e retrabalho. Assim, fazem com que os seus profissionais atinjam a alta performance e elevam o nível de desempenho em equipe e individualmente.

O resultado de tudo isso agrega economia de recursos para a organização, ou seja, todos ganham.

Como atingir esses resultados? Seja um bom líder!

A habilidade de saber identificar e lidar com emoções tem se tornado uma das mais procuradas em todo o mercado, uma vez que ela é responsável por aproximadamente 58% da nossa performance profissional. Aliado a isso, 90% dos profissionais com melhor desempenho em seus empregos possuem altos níveis de Inteligência Emocional.

Fica claro que o desenvolvimento desse conjunto de habilidades é fundamental tanto para ser um profissional que as empresas buscam quanto para potencializar o desempenho em suas tarefas.

Pensando nisso, desenvolvemos o curso Inteligência Emocional. Com ele, você será capaz de:

  • Entender suas próprias emoções e ter consciência de raciocinar perante elas para controlar suas ações.
  • Compreender como as pessoas ao seu redor se sentem.
  • Perceber as relações de comportamento de sua equipe de trabalho e entender o caminho de ações para melhorar as situações de convívio.
  • Influenciar Pessoas.
  • Se destacar e se tornar um líder inspirador capaz de motivar e potencializar o trabalho de toda uma equipe.

Ficou interessado em nosso treinamento? Então, clique na imagem abaixo e tenha maiores informações sobre o nosso curso Inteligência Emocional além de, com o cupom BLOG50, ter 50% de desconto no curso!

Clique e saiba mais!

Pâmela Souza

Pâmela Souza

Grad. em Engenharia Civil pela Universidade federal de Juiz de Fora. Participou de iniciação científica nas áreas de ambiente construído e transportes. Atua como voluntária no projeto de treinamento profissional no Núcleo de Estudos e Projetos em Educação e Tecnologia. Possui certificação em Inteligência Emocional, Formação Yellow Belt em Lean Seis Sigma, Fundamentos de Growth Hacking, Agile Scrum Foundation EXIN, Produção de Conteúdo Web, Marketing de Conteúdo e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Ebook - A importância da inteligência emocional! Baixe agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

A Importancia Da Inteligencia Emocional

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.