O que é Cadeia de Suprimentos?
Cadeia de suprimentos responsiva x eficiente
Planejando a Gestão da Cadeia de Suprimentos
Diferenças entre logística e Cadeia de Suprimentos
Cadeia de Suprimentos: 7 dicas para potencializar seu planejamento
Case de sucesso: Multilaser
Como ter a experiência com vendas comprovada?

Saiba o que é e qual a importância da Cadeia de Suprimentos para a linha de produção

Descubra o que é a Cadeia de Suprimentos e veja o passo a passo de como otimizar toda sua linha de produção para potencializar as suas vendas!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Saiba o que é e qual a importância da Cadeia de Suprimentos para a linha de produção

A cadeia de suprimentos, também conhecida em inglês como supply chain, é caracterizada resumidamente pela organização de recursos, capital humano e tarefas e está ligada a todas as operações referentes a um produto ou serviço.

Na indústria, cada etapa da produção precisa manter um fluxo em harmonia, para que o todo o processo esteja alinhado. É importante que essa harmonização aconteça desde a compra com os fornecedores até a entrega do produto final ao cliente.

Assim, em grandes ou pequenas empresas, o planejamento e controle de toda a linha de produção se torna essencial para o sucesso do negócio no mercado atual. Afinal, todo empreendimento precisa entender como minimizar os desperdícios para potencializar as entregas. É justamente sob essa perspectiva que surge a cadeia de suprimentos.

Então, se você deseja aprender mais sobre esse conceito, entender a diferença entre logística e cadeia de suprimentos e conferir algumas dicas para tornar o seu planejamento assertivo, continue a leitura deste artigo, pois abordaremos os seguintes tópicos:

  • O que é Cadeia de Suprimentos?
  • Cadeia de Suprimentos responsiva x eficiente;
  • Para que serve a Cadeia de Suprimentos?
  • Planejando a gestão da Cadeia de Suprimentos;
  • Diferenças entre logística e Cadeia de Suprimentos
  • Cadeia de Suprimentos: 7 dicas para potencializar seu planejamento;
  • Case de sucesso: Multilaser.

Vamos lá?

O que é Cadeia de Suprimentos?

A cadeia de suprimentos, também conhecida como Supply Chain Management (SCM), é o conjunto de atividades que envolvem a produção, armazenamento e transporte de produtos ou serviços. Isso inclui a compra de matérias-primas, controle de estoquee o transporte do produto até o cliente final.

Porém, é preciso que todas as atividades sejam muito bem planejadas e otimizadas para que possam gerar resultados positivos. Além disso, o planejamento precisa ser feito integrando todos os setores que influenciam na produção.

O que é Cadeia de Suprimentos

Cadeia de suprimentos responsiva x eficiente

Existem duas classificações para a cadeia de suprimentos, confira:

A cadeia de suprimentos responsiva é caracterizada pelo foco no cliente. Portanto, ela visa atender a demanda no momento em que ela é efetuada. No entanto, esse tipo de cadeia de suprimentos requer um estoque maior e possui um alto custo.

Já a cadeia de suprimentos eficiente tem foco no valor, o que significa que ela procura resolver a demanda com um menor custo e de forma mais enxuta.


Para que serve a Cadeia de Suprimentos?

A Cadeia de Suprimentos serve para  gerar a satisfação do cliente, atendendo a todos os seus requisitos no menor tempo possível, com foco na redução de custos e aumento na qualidade do produto.

Isso faz com que a cadeia de suprimentos seja extremamente utilizada dentro da metodologia Lean Manufacturing, pois essa filosofia também visa aumentar o valor agregado aos olhos do cliente, eliminando ao máximo, os desperdícios existentes no processo.

Isso quer dizer que a cadeia de suprimentos é feita para que haja uma troca de todas as informações necessárias entre os setores, e assim eles possam trabalhar de forma estruturada. Isso diminui o número de falhas e as descontinuidades na produção.

Planejando a Gestão da Cadeia de Suprimentos

Para planejar a gestão da cadeia de suprimentos é necessário entender que cada empresa produz diferentes produtos de variadas formas, e por isso as tomadas de decisão precisam ir ao encontro do seu processo produtivo, especificamente. Sendo assim, o primeiro passo é realizar uma análise geral da empresa.

Essa análise é fundamental para encontrar os pontos de fragilidade dentro do processo, assim como todos os dados importantes de cada etapa. Além disso, ela deve conter informações sobre os fornecedorese, principalmente, sobre os clientes.

Sendo assim, a gestão de cadeia de suprimentos será interna e externa, abrangendo todos os pontos que atuam direta ou indiretamente na produção.

Logo, deve ser feito um estudo para conhecer mais sobre cada parte do processo, assim como uma pesquisa sobre as empresas que são referência nos índices de produção (tempo, qualidade e preço).

Ah! E não basta apenas realizar um bom planejamento, os produtos acabados no final da produção precisam atender aos requisitos do cliente. Para isso, o contato e a fidelidade entre produtor e consumidor são essenciais.

Então vamos ver em quais pontos você deve focar sua atenção na hora elaborar esse planejamento?

Contato com fornecedores

O contato com os fornecedores deve ser recorrente, além de sempre mantê-lo informado sobre mudanças na sua produção. E para isso, a escolha da matéria-prima é parte fundamental no processo de produção. Assim, os prazos e quantidades estarão sempre acompanhando sua produtividade, evitando atrasos ou acúmulo no estoque.

Estoque

Um dos principais pontos do planejamento é o uso do estoque. O local de armazenagem e o tempo de permanência do produto devem ser levados em consideração na sua elaboração, principalmente se tratando de produtos perecíveis.

O ideal é usar o método Just in Time e ferramentas como o Kanban, para que não haja falta nem excesso de materiais no estoque, gerando ainda mais custo.

Marketing e equipe de vendas

Para efetuar anúncios e fechar vendas em uma empresa, é necessário que toda a equipe esteja por dentro do andamento da produção. Assim, ela pode fazer cumprir os prazos e solicitações dos clientes, dentro das condições de produção.

Manutenção

Os intervalos efetuados para manutenção das máquinas afetam diretamente a produção, e precisam constar no planejamento. Nesse caso, é usada a manutenção preditiva para gerar maior qualidade do processo.

Transporte

Além de planejar todo o processo de logística dentro da empresa, é preciso tomar cuidado com o que acontece fora dela. É necessária uma equipe de transporte de total confiança, sendo terceirizada ou não, para que os prazos sejam respeitados.

Fatores externos

O planejamento também deve conter saídas para alguns tipos de imprevistos mais comuns, como fatores econômicos e ambientais. Essas medidas podem ser para cortes de gastos em tempos de crise, sem que afete a qualidade do produto, e ainda contatos de outros fornecedores, caso o atual tenha sido afetado.

Diferenças entre logística e Cadeia de Suprimentos

Vamos direto ao ponto: a cadeia de suprimentos pode ser definida como o processo que é responsável por todas as operações ligadas ao produto ou serviço, desde a aquisição da matéria-prima, planejamento de fornecimento, estoque, fabricação, entrega ao cliente, entre outros.

Já as soluções logísticas se resumem ao transporte dos produtos visando o prazo de entrega ao consumidor e estão inseridas na cadeia de suprimentos.

Em outras palavras, a logística é uma parte da cadeia de suprimentos. Afinal, nas operações do produto também está incluso o transporte dele.

Cadeia de Suprimentos: 7 dicas para potencializar seu planejamento

Agora vamos as 7 dicas para estruturar o planejamento da cadeia de suprimento e torná-lo mais eficiente:

  • 1. Softwares de Integração: o uso de um software de ERP fará de forma rápida e organizada a ligação de todos os setores da empresa. Apesar do investimento elevado, os ERPs trazem maior segurança e resultados melhores.
  • 2. Prepare sua equipe: feito o planejamento completo, toda a equipe (de todos os níveis de operação) deve tomar conhecimento das etapas e de como será feito o processo. Apenas com uma equipe preparada e capacitada o planejamento será eficaz.
  • 3. Equilibre os fluxos: é preciso encontrar os gargalos da produção. Os fluxos de cada etapa dentro da produção precisam estar alinhados para que um não atrapalhe o outro.
  • 4. SAC: todas empresas precisam de um bom sistema de serviço de atendimento ao consumidor, onde não apenas recebam as reclamações e sugestões dos consumidores, como também respondam e resolvam o problema rapidamente.
  • 5. Antecipe problemas: caso algumas partes da cadeia produtiva sejam serviços terceirizados, é importante frisar com as empresas os prazos e contratos, e ter sempre um plano B caso alguma delas deixe de cumprir os compromissos. Além disso, outros contatos de fornecedores são essenciais para emergências.
  • 6. Não se esqueça da qualidade: mesmo conseguindo uma produção enxuta e interligada, não se pode esquecer da qualidade do produto final. Algumas ferramentas podem ajudar a manter o nível do produto.
  • 7. Controle sua produção: o planejamento da cadeia de suprimentos pode ficar ultrapassado depois de certo tempo, por isso é essencial manter o controle da produção. O uso do Seis Sigma é uma maneira eficiente de acompanhar o andamento do processo, e se os resultados ainda são positivos.

Case de sucesso: Multilaser

A Multi, mais conhecida como Multilaser, é uma empresa brasileira fundada em 1987 pelo empresário polonês Israel Ostrowiecki. Com o legado familiar presente na organização, atualmente ela é gerida pelo CEO Alexandre Ostrowiecki.

Referência no mercado B2B (Business-to-Business), o seu destaque e potencial competitivo ocorre devido à excelente gestão de mercadorias graças à aplicação da cadeia de suprimentos.

Como ter a experiência com vendas comprovada?

Os indicadores de marketing digital são os números que você deve acompanhar para comprovar se as estratégias adotadas estão funcionando corretamente. Porém, é preciso escolher bem cada um deles de acordo com os objetivos centrais do seu negócio.

Quer conhecer mais sobre os Indicadores de Marketing Digital? Faça o download agora da nossa planilha que esta sendo disponibilizada, de maneira totalmente editável, com ela você será capaz de gerenciar seus indicadores de forma simples e eficaz.


Clique aqui e faça o download!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e acesse a nossa planilha!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Acompanhamento De Pedidos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.