Você já ouviu falar sobre cadeia de valor? Quando nós decompomos uma organização em suas atividades estratégicas, torna-se possível analisar e diferenciar cada atividade com base em seu valor.
Essa análise é fundamental para a análise do planejamento e controle da produção de uma indústria e você vai entender o porquê através dos seguintes tópicos que esse artigo vai abordar:
Vamos lá?
A cadeia de valor, criada por Michael Porter, autor de diversos livros de estratégia e competitividade, abrange todos os processos de uma organização, desde a extração de matéria-prima até a distribuição do produto, se diferenciando da cadeia produtiva pelo conceito de valor atribuído por cada etapa. Ou seja, na cadeia de Valor de Porter, o que é evidenciado em cada processo são as atividades que a organização realiza para gerar valor aos clientes.
Dessa forma, a maneira como as atividades são realizadas determina os custos e afeta os lucros da empresa, fazendo com que a organizaçãotenha uma vantagem competitiva e, consequentemente, um crescimento econômico. Portanto, a cadeia de valor permite a compreensão e análise do fluxo de valor agregado a cada etapa e ao consumidor final. Essa ferramenta é amplamente utilizada por profissionais do Lean Seis Sigma, especialistas em otimizar processos e impulsionar o faturamento de empresas.
Como você viu, a cadeia de valor auxilia uma organização a analisar quais são as suas fontes de valor. A ferramenta é dividida em atividades primárias e atividades de apoio realizadas pela organização, como você vai ver a seguir.
Como você já viu, é por meio da cadeia de valor que um gestor consegue visualizar os custos e lucros de uma organização, o que pode ser muito benéfico para a estratégia de uma empresa. Mas não é só esse benefício que a análise da cadeia de valor traz, como você vai ver a seguir.
A partir da análise da cadeia de valor, é possível visualizar todos os processos, incluindo os que não estão agregando valor à cadeia. Dessa forma, o gestor conseguirá reestruturar os processos, ou seja, rearranjar as atividades para que sejam realizadas de maneira ideal e a empresa conseguir gerar valor. Se os processos não gerarem o valor necessário para trazer lucros para a organização, não é viável continuar com eles.
Da mesma forma que a cadeia de valor permite a identificação de processos que não geram valor, ela também permite a identificação dos que mais geram. A partir disso, é possível traçar planos e estratégias para potencializar essas atividades. Essas estratégias podem incluir tecnologias e inovações nos processos produtivos, para que a empresa tenha lucros e consiga ter a vantagem competitiva.
A cadeia de valor é uma ferramenta essencial para o auxílio da construção e manutenção do planejamento estratégico da empresa. Isso porque, ter a ciência de processos que precisam ser reformulados e processos que precisam ser potencializados, facilita a elaboração de um plano futuro da empresa.
Como nós sabemos, a cadeia de suprimentos se concentra no abastecimento e compra de matérias-primas, desde a produção até a distribuição do produto final. Além disso, seu principal objetivo é gerar a satisfação do cliente, atendendo a todos os seus requisitos.
Já a cadeia de valor se concentra em atividades de adição de valor nas atividades para alcançar o máximo valor para seus clientes.
Portanto, a principal diferença entre as duas cadeias é que a cadeia de suprimentos foca no acompanhamento do produto, em toda a linha de produção até o cliente e a cadeia de valor foca, a partir dos requisitos do cliente, em que os processos podem ser alterados para atenderem a ele.
Toda empresa necessita gerenciar bem os seus processos de produção e recursos com um planejamento que gere redução dos custos da organização, melhoria na qualidade dos produtos, velocidade e confiabilidade das entregas, bem como a flexibilidade do processo produtivo.
Portanto, o domínio das práticas de PCP é essencial a qualquer profissional, independente do negócio ou produto que esteja realizando. Pensando nisso, desenvolvemos o curso Fundamentos de Planejamento e Controle da Produção que te capacitará a:
Grad. em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui certificação em Produção de Conteúdo para Web, Revisão de Conteúdo para Web, Copywriting e Fundamentos de Growth Hacking. Trabalhou de 2018 a 2019 na Mais Consultoria Jr como Consultora e Gerente de Projetos, onde obteve experiências nas áreas Financeira, Estratégica e de Qualidade. Aprofundou seus conhecimentos sobre gestão de negócios realizando um intercâmbio em San Diego na Califórnia, onde cursou Business Management na Stafford House International. É especialista em Marketing de Conteúdo. Está sempre em busca de novos conhecimentos e desafios. Especialista na produção de conteúdo do Grupo Voitto.
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