O que é Supply Chain Management (SCM)?
Como funciona o SCM?
Como funciona o SCM na gestão logística?
O que o SCM traz de novo para as empresas?
Componentes do SCM e sua importância
7 passos para implementar o SCM
Torne-se um especialista em Lean!

Entenda o que é Gestão da Cadeia de Suprimentos (SCM) e qual a sua importância

A Gestão da Cadeia de Suprimentos (SCM) é um fator de diferenciação competitiva no mercado. Conheça seus componentes e aprenda como implementá-los.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Entenda o que é Gestão da Cadeia de Suprimentos (SCM) e qual a sua importância

O Supply Chain Management (SCM), ou Gestão da Cadeia de Suprimentos é a área que integra o fluxo de recursos, sejam eles materiais ou imateriais.

Esta área está sendo muito implementada nas empresas pelo diferencial competitivo que proporciona nas organizações. Sua principal função é agregar mais valor ao consumidor final.

Para atingir este objetivo, é importante que toda a cadeia de produção esteja integrada de forma harmoniosa. Assim, pensar na satisfação do cliente em cada etapa das tarefas realizadas é vital.

E para você ficar por dentro do assunto deste artigo e entender como fazer uma boa gestão de supply chain, separamos os seguintes tópicos para você:

  • O que é Supply Chain Management (SCM)?
  • Como funciona o SCM?
  • Como funciona o SCM na gestão logística?
  • O que o SCM traz de novo para as empresas?
  • Componentes do SCM e sua importância;
  • 7 passos para implementar o SCM.

Vamos começar?

O que é Supply Chain Management (SCM)?  

O SCM, sigla para Supply Chain Management, diz respeito a área da empresa que integra o fluxo de recursos, sejam eles materiais ou imateriais, como produtos, serviços, tecnologias e dados financeiros.

Ou seja, sua função é realizar todos os processos envolvidos na cadeia de suprimentos.

A gestão da cadeia de suprimentos cuida do processo que se inicia desde o pedido realizado pelo cliente até o momento da entrega do produto, incluindo o Lead Time, tempo gasto nesse processo.

Tendo uma função similar a dos processos logísticos da organização, mas com essa preocupação que relaciona desde a produção de um valor para o cliente até a sua entrega.

Além disso, cada empresa possui seus métodos de decidir o que fazer durante as etapas de entrega do produto até o cliente, ou seja, definir como será sua gestão da cadeia de suprimentos.

Porém, para dar conta de todo o trabalho a ser realizado, o SCM necessita de uma boa gestão de projetos.

Como funciona o SCM?

Como mencionamos anteriormente, o produto passa por várias etapas até chegar ao seu cliente final.

O primeiro passo é a fidelização dos clientes através do valor que seu produto agrega para eles. O segundo passo é a idealização do seu produto, sendo seguido pelo terceiro passo que são os fornecedores.

Com esses três primeiros passos definidos, podemos, então, ir para o quarto passo que é a produção. Quando a produção é concluída, passamos para o quinto passo que é a distribuição, seguido pelo transporte desse produto, até o sétimo e último passo, o consumidor final.

Como funciona o SCM na gestão logística?

Muitas pessoas confundem o conceito de logísitca com o de Supply Chain Management e essa confusão é compreensível, uma vez que ambos os conceitos estão conectados entre si.

Para explicar a diferença entre eles, precisamos entender que a logística faz parte da cadeia de suprimentos, sendo a parte responsável pelo transporte do produto até o seu cliente final.

Já a SCM, como explicamos anteriormente, engloba muito mais processos, indo desde a concepção do produto até a satisfação do cliente com aquele produto.

O que o SCM traz de novo para as empresas?

Quando olhamos o modelo de negócios antes do Supply Chain Management, temos um sistema apenas visando vendas e lucros, que foi então substituída por uma visão voltada para um melhor desempenho nos processos da cadeia de produção.

Assim, a proposta do SCM veio para ajudar a igualar, em termos de prioridade, todas as partes da empresa. Como tudo funciona de modo integrado, não existe maior ou menor atenção em determinados setores da empresa.

Dessa forma, ao invés de um processo direto, ocorreu o entendimento de eventos cíclicos dentro da empresa. Isso permitiu uma maior qualificação de seus colaboradores, além de mais investimentos.

Um dos fatores que tem ajudado muito na aceitação do SCM é a tecnologia da informação. Assim, quanto mais evoluímos em termos de comunicação, mais integrada a empresa fica, tornando mais fácil um trabalho conjunto.

Componentes do SCM e sua importância

Vamos conhecer agora quais são os principais componentes do Supply Chain Management, que devem estar trabalhando de forma harmônica para obter bons resultados na entrega final dos produtos, e a importância deles em todo o processo da cadeia.

Planejamento

O planejamento estratégico é muito importante para o SCM, porém é necessário que inclua tudo o que for necessário para a cadeia de suprimentos. Além disso, conseguir prever o quanto de cada material será necessário também faz parte das boas práticas do SCM.

Devem fazer parte do planejamento as seguintes áreas:

  • Canais de distribuição;
  • O processo de distribuição;
  • Estoque de materiais e produtos;
  • Planejamento de demanda;
  • Previsão de vendas;
  • Promoções;
  • Transporte dos produtos.

E, seguindo a linha de integração proposta pela gestão da cadeia de suprimentos, é essencial que esse planejamento seja feito visando conciliar todas as áreas citadas acima.

Compras

O processo de compras foi um dos mais afetados pelo Supply Chain Management. As atribuições para essa área costumavam ser simples, mas a responsabilidade do processo de compras acabou por sofrer um upgrade. Atualmente ela é vista como uma área estratégica da empresa, fazendo parte de sua função cuidar do:

  • Custo dos materiais;
  • Qualidade do fornecedor;
  • Tempo de entrega.

A capacidade de entregar matéria-prima para o bom andamento do processo de produção é um dos mais delicados dentre todas as demais áreas. Além de ser uma etapa importante para a redução de custos do processo como um todo.

Produção

O ato de transformar matéria-prima em produtos é o processo mais afetado pelo SCM. Além disso, essa área é fundamental na cadeia de suprimentos.

Uma estratégia interessante adotada por várias empresas é regular a produção dos produtos para evitar desperdícios e ainda contar com um estoque satisfatório. O que pode ser realizado utilizando um modelo de produção puxada ao invés da produção empurrada, visando diminuir o estoque e as possíveis perdas de produtos.

E, como o Supply Chain Management é utilizado para melhorar o desempenho dos processos envolvidos na cadeia de suprimentos, a utilização de estoque zero para alguns tipos de produção pode ser uma solução.

Distribuição

A área de distribuição é uma das mais importantes devido às responsabilidades atribuídas a ela. Por estar no fim do processo da cadeia de suprimentos, ela garante a entrega dos produtos e serviços de forma adequada até o ponto de consumo.

Ela inclui as seguintes atividades para garantir a qualidade do fluxo de mercadorias:

  • Localizações;
  • Redes de distribuição;
  • Armazenamento de produtos;
  • Controle de estoques;
  • Manuseio dos materiais e produtos;
  • Processamento de pedidos;
  • Transporte dos pedidos.

Uma preocupação que afeta diretamente essa área é quanto ao retorno dos produtos e descarte dos mesmos, fatores que devem ser levados em consideração na etapa de planejamento.

7 passos para implementar o SCM

Para implementar de forma eficaz uma boa Gestão da Cadeia de Suprimentos (SCM), vamos mostrar 7 passos para que você possa guiar esse processo dentro da empresa. Vamos conhecer os passos?

1. Aumente a agilidade na linha de produção

Entender o funcionamento da empresa é importante para que métodos e processos sejam realizados de forma mais eficiente. Além disso, garantir uma linha de produção mais ágil vai ajudar na diminuição do tempo para o produto chegar até as mãos do cliente.

2. Monitore o desempenho dos fornecedores

Devemos entender que a falha de um dos processos da cadeia produtiva pode trazer consequências desastrosas para a empresa. Dessa forma, procure ter uma boa relação com seus fornecedores. Isso ajudará na hora de cumprir acordos e prazos estipulados.

3. Escolha fornecedores eficientes

Ter fornecedores por si só não garante uma boa cadeia produtiva. Na verdade, o mais importante é que os prazos sejam respeitados pelos fornecedores. Assim não haverá queda na produtividade de sua empresa.

4. Faça previsões de demanda

Entender sua demanda é um fator importante para implementar o Supply Chain Management. Dessa forma, procure realizar análises da demanda que sua empresa tem tido ao longo do tempo. Isso pode te ajudar muito na hora de prever a demanda que está por vir.

5. Faça a integração das equipes da cadeia logística

Devemos ter em mente que o SCM deve integrar todos os processos da cadeia produtiva da empresa. Assim é muito importante que haja uma boa comunicação entre todas as partes.

Para isso, procure realizar reuniões periódicas para discutir sobre o que deve ser melhorado no sistema de gestão, além de estar alinhado com o setor de recursos humanos da organização.

6. Mantenha os fornecedores informados

Os fornecedores também fazem parte do sistema SCM e devem ser informados sobre os próximos passos da empresa. Além disso, uma boa comunicação entre sua empresa e seus fornecedores irá ajudar no cumprimento de prazos, sendo um dos requisitos para o próprio Supply Chain Management.

7. Utilize softwares para gerenciar os processos

Os softwares ERP, por exemplo, são boas ferramentas para integrar os processos de uma organização. Por meio deles as atividades desenvolvidas ficam expostas de maneira mais clara, aumentando a capacidade de tomadas de decisão mais eficazes.

Torne-se um especialista em Lean!

Tornar-se um especialista em Lean fará com que você aprenda a reduzir desperdícios em sua empresa, aumentar a produtividade e a qualidade dos produtos ou serviços ofertados e com certeza te tornará um profissional cobiçado pelo mercado de trabalho!

Com o Programa de Formação Especialista Lean, desenvolvido pela Voitto, você irá aprender sobre:

  • Fundamentos Lean;
  • Implantação do Programa 5S;
  • Manutenção Produtiva Total;
  • Líderes Kaizen;
  • Formação em Aplicações Práticas de Value Stream Mapping.

Além de tudo que foi citado acima, você também terá capacitações completas voltadas para aplicação do Lean Healthcare, Office, Logistics e Construction. Incrível, não é mesmo?

Não perca tempo, comece sua jornada de conhecimento hoje mesmo, é só clicar na imagem abaixo!

Banner da Formação Especialista Lean.

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Lean Manufacturing De A A Z

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.